Protocolos
Para manter a interoperabilidade do sistema há diversos protocolos a usar pela internet.
No “Headend” os conteúdos, depois de codificados, são transmitidos por multicast (figura 4) para os fornecedores do serviço.
Os consumidores têm uma largura de banda limitada, tal como a STB tem memória e capacidade de processamento limitados, logo não se transmitem todos os conteúdos existentes até ao consumidor, apenas o que ele pede. Para isso usa-se o protocolo IGMP (Internet Group Management Protocol), em que o consumidor envia um pacote deste protocolo a solicitar ao fornecedor entrada num grupo (correspondente ao canal desejado), assim o fornecedor transmite apenas esse canal para os membros que pertencem a esse grupo, assegurando assim maior qualidade e velocidade. isto é, maior qualidade de experiência.
Figura 4: Esquemas usuais de transmissão entre nós, em redes.
Quanto ao tráfego na internet, há alguma liberdade em relação aos protocolos usados, no entanto há dois protocolos predominantes na transmissão em tempo real, RTP (Real-Time Trasnport Protocol), usado para streaming de vídeo e voz (VoIP) e RTSP (Real Time Streaming Protocol) que assentam principalmente sobre o protocolo de rede UDP (User Datagram Protocol). O protocolo RTSP é especialmente usado no campo do video-on-demand, em que o utilizador estabelece uma stream unicast com o fornecedor para a transmissão do conteúdo desejado e este protocolo permite um controlo (tipo DVD) sobre esse conteúdo como pausa e retoma da emissão.
Os fornecedores também podem recolher estatísticas através do protocolo IGMP (designado IGMP snooping) em que são “ouvidas” as mudanças de ligação (de canais) entre o consumidor e o fornecedor permitindo assim uma melhor noção das tendências dos utilizadores.
Segurança
Ao nível da segurança, para além dos mecanismos normais de segurança na internet (encriptação, autenticação, etc.) há que encriptar o conteúdo de forma a que apenas os subscritores que pagam pelo serviço (isto é, têm a chave de desencriptação) possam desfrutar do serviço.