Como evidenciado ao longo do artigo, a situação da IPTV a nível mundial encontra-se em crescimento. Sem dúvida que este crescimento se deve em grande parte ao aumento da utilização da fibra ótica, que por sua vez, garante maiores larguras de banda. Mas também não se pode esquecer que a tecnologia IPTV revolucionou o modo como se vê televisão, com serviços como VOD (vídeo a pedido), e a possibilidade de se poder parar uma emissão em direto.
Pretende-se no futuro da IPTV, adicionar contas a cada Set Top Box (STB), garantindo assim a diferenciação entre os diferentes utilizadores da mesma televisão. Isto para que seja possível, baseando-se nas visualizações do utilizador, apresentar sugestões de conteúdos ou publicidade. Será permitido ainda a existência de uma interface de utilização personalizada para cada uma das contas de cada utilizador, proporcionando uma melhor experiência aos consumidores.
Uma possibilidade futura para IPTV poderá passar pela ligação entre as aplicações das redes sociais (Facebook, LinkedIn e Twitter são alguns exemplos), com o objetivo de aliciar novos clientes a aderirem a este serviço.
A IPTV deve também seguir as tendências, nomeadamente no que diz respeito aos conteúdos 3D e vídeos 4K, disponibilizando conteúdos com estas características, bem como conteúdos exclusivos, para competir com as OTT, como a Netflix e a Amazon Vídeo. Pois o futuro da IPTV passa por controlar e acompanhar a sua concorrência, sendo que um dos sectores fundamentais é a qualidade do serviço e isso está em constante evolução com o aumento dos ritmos de transmissão de dados e a diminuição do consumo de energia do sistema global da IPTV.
Video 8: O futuro do IPTV