iptv

Durante muitos anos a televisão foi difundida por sinal analógico, este serviço tinha alguma qualidade, no entanto era difícil fazer processamento sobre o conteúdo, guardar ou interagir. Com a internet de alta velocidade e as técnicas de codificação de vídeo, é possível transmitir conteúdos televisivos de boa qualidade sob a forma digital, isto é, em pacotes. Com estes pacotes todo o conteúdo tem o mesmo formato, tudo é bits, que são fáceis de manipular e analisar. Isto torna a ideia de transmitir televisão sob a forma de bits, usando o protocolo IP mais apelativa face à difusão clássica.


Figura 1: Analog vs Digital

O que é a IPTV?

A IPTV consiste numa oferta de conteúdos sobre uma rede dedicada e privada a esse serviço e que se rege pelo protocolo da internet. Desta forma existe um maior controlo sobre o conteúdo recebido, havendo a possibilidade de transmissão em direto tal como a funcionalidade de video on demand e visualização de conteúdos depois da sua transmissão (time-shifted IPTV). O conteúdo chega ao destino por meio de uma conexão normal à internet, no entanto é necessária uma Set-Top Box, isto é, um dispositivo que traduza o sinal recebido pela internet para ser exibido na televisão.

Para fornecer este tipo de serviço é necessária uma infraestrutura capaz de transmitir e conduzir os conteúdos, o que para as grandes operadoras de telecomunicações não constitui grande problema, já que é possível reutilizar (por exemplo) a rede telefónica.

Conceitos semelhantes OTT TV, Web TV

É importante também fazer a distinção entre outro serviço baseado no protocolo da internet, televisão over-the-top (OTT). Enquanto IPTV circula sob as regras da internet, a ligação e o tráfego entre o fornecedor e o consumidor é privada e controlada pelo fornecedor, isto é, não há outros conteúdos a partilhar as mesmas ligações ou routers. OTT assente na internet pública, isto é, a infraestrutura é assegurada pelas operadoras de telecomunicações, mas o tráfego não é controlado. OTT TV associa-se ao tipo de serviço em video-on-demand, e é normalmente paga (ex. Netflix). Também a Web TV está assente na internet pública, no entanto o seu conteúdo é produzido diretamente pelos utilizadores das respetivas plataformas com o intuito de ser difundido pela internet, normalmente grátis (ex. Youtube) .

Resumo

O vídeo 1 consiste num pequeno resumo acerca do trabalho aqui apresentado.

Vídeo 1: Resumo acerca da IPTV