Mateus 1.18-25
Ciclo do Natal
P. William Felipe Zacarias
Amados irmãos, amadas irmãs,
Qual foi a decisão mais difícil que você já precisou tomar na vida? Qual foi a sua melhor escolha de todas? E onde hoje você consegue reconhecer que escolheu errado? Que critérios você usa pra tomar decisões? Que valores você usa pra fazer escolhas? Como você equilibra a balança e decide o caminho a seguir? Em momentos de crise, que decisões você precisou tomar? Quais foram as consequências das decisões?
Bem, no momento mais difícil da sua vida, José provou ser um homem de caráter, fiel e obediente à Palavra de Deus. Sua história é a prova de que ser fiel à Palavra de Deus faz diferença em momentos de crise.
1 A INTELIGÊNCIA E A CORAGEM DE JOSÉ
Diante da gravidez inesperada de Maria, José precisa tomar uma decisão – uma decisão que pode mudar o curso da história da humanidade. Ele ama Maria. Embora tenha dúvidas sobre a gravidez de Maria, ele sabe que a vida dela e do bebê estão agora em suas mãos. O que fazer? Que decisão tomar? Se José denunciar Maria com a suspeita de adultério, ela seria apedrejada – e José se revelaria como um homem cruel; de outro lado, se José se omitir na situação, poderia ser acusado de cumplicidade por não fazer a denúncia. E agora, José?
Então ele toma uma ação: José libertou Maria do seu compromisso com ele – para que, seja lá o que tivesse acontecido, sua vida e a vida do bebê fossem preservadas. José deixou Maria em secreto não porque era um covarde, mas porque essa era a única forma de protegê-la – e isso pede coragem! Coragem para proteger e cuidar a pessoa amada, ainda que isso signifique precisar se afastar dela.
José, além de corajoso, demonstrou ser um homem sábio e inteligente. Ele não agiu por impulso, mas com paciência e sabedoria. Após pensar, José tomou a decisão que acreditou ser a mais sábia e correta para proteger a mulher que ele ama, Maria. São pensamentos e atitudes que só o amor verdadeiro pode gerar.
É por isso que Deus colocou José na vida de Maria. Ela precisa desse homem forte, corajoso, inteligente, justo e temente a Deus para lhe dar apoio nas fragilidades. Imaginemos como seria difícil para Maria perambular sozinha por Belém, ter Jesus sozinha na estrebaria, fugir sozinha para o Egito. Deus colocou José ao lado de Maria para que ela tivesse consigo um homem forte que a protegesse do perigo. José não é um “banana”. Ele é um homem de sabedoria, comprometimento e atitude – características que parecem faltar em muitos homens hoje (e as mulheres estão percebendo isso). Por ter a Palavra de Deus como um valor em sua vida, José não está sozinho quando a crise chegou e ele precisou tomar decisões!
2 NO SONHO DE JOSÉ, DEUS REVELOU O EMANUEL
Ser fiel à Palavra de Deus faz diferença em momentos de crise. Distante de Maria (e talvez após se virar de um lado para o outro da cama diversas vezes), José finalmente dormiu. Mesmo diante das incertezas, José não teve um pesadelo, mas um sonho providenciado pelo próprio Deus. Enquanto outros precisaram estar despertos para a aparição dos anjos, José era tão fiel que o Senhor sabia que somente em sonho já seria o suficiente.
O anjo lhe diz: “José, filho de Davi” (Mateus 1.20). O Senhor sabe quem ele é. A identidade de José é conhecida pelo Senhor. Filho de Davi é um lembrete de que Deus está para cumprir as promessas que havia feito outrora. A frase “não tenha medo” quer dizer “não tenha dúvidas. Volte para a sua amada. Vocês serão protegidos e não vão sofrer nenhum dano.” Então, a luz da sabedoria divina ilumina a sabedoria de José para ele pensar naquilo que ele não tinha pensado antes: Maria e José estão nas mãos de Deus.
É preciso confiar no Senhor, mesmo em meio às adversidades. Deus está agindo. É a história da Salvação que está acontecendo com eles. O agir salvador de Deus está com eles. Portanto, mesmo na crise, Maria e José podem ficar seguros na paz do Senhor. A fidelidade de José à Palavra de Deus lhe garantiu sabedoria, discernimento e segurança no momento mais difícil da sua vida.
Deus está cumprindo o que prometeu! Deus não age pelo acaso ou pela aleatoriedade; Deus age com propósito! E seu agir é sempre perfeito. O anjo não apenas diz que o nome do menino deverá ser Jesus que significa Salvador. O anjo traz à memória de José a profecia de Isaías 7.14 onde está guardada a promessa do Emanuel que significa Deus conosco.
Emanuel significa que Deus decidiu participar completamente da natureza humana, exceto o pecado. Jesus é o Deus que veio como um ser humano que sofre tudo o que o ser humano pode sofrer. Jesus é o Deus que decidiu participar completamente da nossa condição tão humana: sofrimentos, tentações, cruz e morte! Por isso, Emanuel significa que Deus é empático aos nossos sofrimentos, crises e dúvidas. Por participar totalmente da condição humana, ele sabe exatamente o que é ser humano, mas sem deixar de ser Deus! Por isso, nós evangélicos de confissão luterana também confessamos que Maria é mãe de Deus (Theotokos) – e que isso diz mais sobre quem é Jesus do que sobre quem era Maria.
3 A OBEDIÊNCIA DE JOSÉ
Ser fiel à Palavra de Deus faz diferença em momentos de crise. A mensagem do mensageiro/anjo levou embora toda e qualquer dúvida que ainda restava em José. O Senhor está no controle – isso basta! Em momentos de crise, basta ouvir a voz de Deus na sua Palavra e confiar com firmeza que ele é o Senhor das nossas vidas. E quando vier a vontade de Deus, é preciso obedecê-la a partir de um único critério: Jesus que nos deu o duplo mandamento do amor. José foi obediente e colocou no menino o nome de Jesus, como o anjo havia anunciado. E que bênção que Maria pôde ter a companhia desse homem fiel a Deus, corajoso, forte e sábio ao seu lado em tudo o que ela precisou enfrentar na sequência da história.
Amados irmãos, amadas irmãs,
No momento mais difícil da sua vida, José provou ser um homem de caráter, fiel e obediente à Palavra de Deus. Sua história é a prova de que ser fiel à Palavra de Deus faz diferença em momentos de crise.
Não conheço as suas crises. Não conheço as suas dúvidas. Não conheço os seus dilemas. Mas que a Palavra de Deus te dê orientação para tomar decisões sábias e escolhas certas a partir do principal critério: Jesus. José não agiu por impulso, mas com sabedoria por conhecer a Palavra de Deus. Que da mesma forma a Palavra de Deus te oriente neste Advento nas decisões que você precisa tomar e nas crises que você está enfrentando. Não há outro caminho senão aquele que passa com tempo, dedicação e obediência à Palavra de Deus. Atalhos podem resolver crises momentaneamente, mas só Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
A resposta que o Espírito Santo quer de você hoje é: se na correria do ano foi difícil ter um contato mais íntimo e próximo com a Palavra de Deus, as férias são o tempo único e oportuno onde todas as desculpas da falta de tempo caem por terra! E que a proximidade com a fonte da vida te oriente em tuas crises, decisões e escolhas. Aqui (mostrar a Bíblia) está a fonte da sabedoria – mas é um tesouro muitas vezes guardado e cheio de pó!
A história de José é a prova de que ser fiel à Palavra de Deus faz diferença em momentos de crise. Busque essa fidelidade e no tempo certo você colherá os frutos. Amém.