ÁREA DO PARTICIPANTE
I Congresso Internacional do ELLAE
Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens
SEGUEM AS NORMAS
Organizadores:
Prof. Dr. Amilton José Freire de Queiroz – Universidade Federal do Acre/ Brasil
Profa. Dra. Grassinete C. de Albuquerque Oliveira - – Universidade Federal do Acre/ Brasil
Prof. Dr. André Effgen de Aguiar – Instituto Federal do Espírito Santo/Brasil
Profa. Dra. Fernanda Righi – Roger Williams University/Bristol, Rhode Island/USA
Profa. Dra. Profa. Dra. Jafte Dilean Robles Lomeli - Universidad de Sonora, México
Este dossiê temático tem como ponto de partida as discussões oriundas do I Congresso Internacional do ELLAE, em andamento, o qual busca estabelecer, pelo diálogo responsivo bakhtiniano e pelas produções das gretas de Walsh (2013), discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem de línguas-literaturas-e-linguagens como práxis decolonial, IN-disciplinar (MOITA LOPES, 2006) transgressiva (PENNYCOOK, 2006) e solidária (ABDALA JUNIOR, 2012). Para tanto, o dossiê busca debater e produzir ações crítico-colaborativas centradas na (re)construção de saber cujas complexidades perpassam o horizonte de produção, recepção e circulação das memórias, dos discursos e das RE-Existências (WALSH, 2013), ao adotar uma compressão heterogênea do fazer pedagógico, intelectual e humano da vida acadêmica-escolar. Ao propormos o dossiê temático com o tema na ecologia das línguas-literaturas-e-linguagens, consideramos o lugar da pesquisa como cena investigativa a qual aponta para outros remapeamentos das epistemologias e praxiologias da docência e da discência, assentados nas dinâmicas das (RE) leituras, escritas e interpraoetações do da emergência de outras ecologias de línguas-literaturas-e-linguagens inseridas nos múltiplos diálogos que dinamizam e provocam o agir-fazer decolonial. Com esta perspectiva, convidamos os participantes do I Congresso Internacional do ELLAE, assim como demais pesquisadores que se encontram envolvidos em questões de línguas-literaturas-e-linguagens, para submeterem artigos que discutam alguma das temáticas desenvolvidas pelo Congresso, a saber: 1) Literatura, Ecologia e Decolonialidade: rumo ao fazer transgressivo, 2) Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: relatos e lutas decoloniais, 3) Silêncios (não) negociados: educação no cárcere privado, 4) Decolonizar a educação: rumo aos saberes transgressivos, 5) Multiletramentos, Multimodalidade e Gêneros Discursivos/Textuais no ensino de línguas, 6) Estudos do Letramento e Práticas Cidadãs na formação de professores, 7) Literatura, experiência e ensino, 8) Experiências de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: formando os cidadãos do século XXI, 9) Do Direito à Educação Inclusiva: Políticas de Acesso, Permanência e Qualidade Social, 10) Formação de Professores com vistas para uma educação inclusiva: implicações na educação de surdos e, 11) Territorialidades: olhares, vivências e saberes do sul na/para a plurinacionalidade. Com estes horizontes de reflexão, esperamos, portanto, contribuir para ampliar os caminhos da investigação sobre uma educação linguística e literária, de fato, transgressiva, humana e decolonial na vida vivida hoje.
Prazos:
Submissões: 01 de agosto a 30 de novembro de 2023.
Publicação agendada para 10 de fevereiro de 2024.
OBS.1.: Pode haver mais de um volume do dossiê temático.
OBS.2.: Textos em português, inglês e espanhol serão aceitos.
Instruções para autores estão disponíveis em DIRETRIZES PARA AUTORES: revistas.pucsp.br/index.php/esp/about/submissions
OBS.3.: Somente serão aceitos para avaliação os textos que estiverem totalmente dentro das normas da Revista, inclusive no template. Link para baixar o template: docs.google.com/document/d/1Wqwx77LpKBhG-1qUYHWWpj-paLT87f-Q/edit?usp=sharing&ouid=103228806643335823793&rtpof=true&sd=true
Os trabalhos apresentados para avaliação devem ser enviados on-line, depois de realizado o Cadastro na Revista.
Ao submeter o texto, indique a SEÇÃO a qual o artigo é destinado, ou seja, ao Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens.
OBS.4.: OS AUTORES E COAUTORES QUE PARTICIPARAM DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DO ELLAE PRECISAM SUBMETER SEUS TEXTOS JUNTO COM UM DOUTOR, CONFORME NORMAS DA REVISTA THE ESPECIALIST.
OBS.5.: LEIAM CUIDADOSAMENTE TODAS AS DIRETRIZES DA REVISTA PARA QUE NÃO TENHAM O TEXTO REJEITADO.
Sobre a Revista The ESPecialist
The ESPecialist (ISSN 2318-7115), Qualis-Capes A3, é uma publicação semestral com volumes publicados em jan-jul (nº1) e ago-dez (nº2), aberta a colaboradores de todas as partes do país e do exterior interessados em questões relativas a diferentes áreas das linguagens em Linguística Aplicada. Inclui em suas áreas de interesse: abordagens teóricas e aplicadas ao ensino-aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras; formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas; análise do discurso; interação em sala de aula; análise de gêneros linguísticos; linguística de corpus; educação a distância; tecnologia digital e ensino-aprendizagem de línguas; línguas para fins específicos; relatos de experiência docente sistematizada. Publica, também, debates e cartas dos leitores, reservando-se o direito de encerrar um debate, quando julgar oportuno. As línguas aceitas para publicação são: inglês, português, francês e espanhol. Todos os trabalhos devem ter resumos em português e em inglês. Aceita somente contribuições inéditas, que não estejam sendo submetidas ao mesmo tempo para outra publicação. As resenhas serão normalmente encomendadas, a partir de sugestões dos conselhos consultivo e editorial.