Antonio José Lopes Bigode
Doutor em DIDÁTICA DA MATEMÁTICA pela Universidade Autônoma de Barcelona - UAB; Licenciado em MATEMÁTICA pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - IME-USP. Pós-doutor (UNICSUL). Professor-pesquisador do Centro de Educação Matemática (CEM). Jornalista especializado em Educação e Divulgação Científica; Autor da coleção Matemática do Cotidiano (prêmio Jabuti) e de várias coleções didáticas para o ensino fundamental de 1º a 9º anos; autor de livros para formação inicial e continuada de professores. Autor e apresentador da série "Matemática em Toda Parte" de divulgação científica e popularização da Matemática da TV Escola MEC/UNESCO. Consultor na área de Educação Matemática do MEC (PNAIC, PCN, etc.), de SEEs, SMEs, Fundações, Institutos, ONGs e outras instituições educacionais e científicas. Áreas de interesse, produção e investigação em: Didática da Matemática, Educação Matemática Realística, O Fazer Matemático num Ambiente de Inspiração Lakatosiana, Matemática Recreativa, Resolução de Problemas, Análise de Erros, Escrita no Ensino-Aprendizagem da Matemática, Currículo e Avaliação em Matemática, Ensino de Geometria e de Álgebra na Educação Básica (EF1, EF2 e EM).
Maria Célia Leme da Silva
Bacharel e Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Nova de Lisboa (2006) e na Université Paris 11 (2015). É pesquisadora do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil desde 2005. Professora Associada da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Sócia da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática e membro do GT 15 - História da Educação Matemática. Editora Adjunta da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática desde 2015. Atuou como Avaliadora do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático. Investiga na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática, formação de professores, ensino dos anos inicias e ensino de geometria.
Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa
Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec) e professora associada 2 da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Centro de Educação. Possui doutorado em Educação (2009), mestrado em Educação (2000) e graduação em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM).Tem experiência na área de Educação com formação de professores e nos níveis Infantil, Fundamental e Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: educação financeira, geometria na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, raciocínio combinatório, problemas multiplicativos, resolução de problemas, estratégias de resolução de problemas, problemas aditivos, livro didático, formação do professor e produção de textos matemáticos.
Gilberto Januário
Doutor e Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Especialista em Formação de Professores (IFSP) e em Educação Matemática (UnG). Licenciado em Matemática (UnG). Professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (DEEMA-UFOP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGE/Unimontes). Trabalha com formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Fez parte da Diretoria da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, triênio 2019-2021. É líder do Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM), no qual se estuda e desenvolve investigações sobre currículos de Matemática, materiais de apoio ao desenvolvimento curricular e a relação professor-currículo.
Marilena Bittar
Professora Titular Sênior do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, do qual foi coordenadora de 2007 a 2011 e de 2013 a 2016; Pesquisadora Produtividade Pesquisa do CNPq. Graduada em Matemática- Licenciatura Plena pela UFMS (1984), mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (1987), doutora em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier / Grenoble I , França (1998) e pós doutora em Educação Matemática pela Universidade Grenoble-Alpes. É membro do GT 14 (SBEM) - Didática da Matemática, do qual foi líder fundadora,e coordenou de 20014 a 2018; é líder do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática e participa do GEPEDEMI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva. É membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES-DRI. Desenvolve e orienta pesquisas em Didática da Matemática desde 1999, com foco, nos últimos 10 anos, principalmente na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e na Teoria Antropológica do Didático (TAD). Um dos seus centros de interesse é a análise de livros didáticos de matemática, para a qual desenvolveu um modelo baseado na TAD. Além disso, tem investigado , junto com orientandos e participantes do DDMat, escolhas de professores em suas aulas de matemática. Tem desenvolvido parceria com pesquisadores franceses desde o inicio da década de 2000 e mais recentemente com pesquisadores espanhóis.
Ana Paula Jahn
Possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestrado em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier (Grenoble 1), França (1998). Atualmente é professora do IME/USP ? Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes temáticas: didática da Matemática, formação de professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), integração de novas tecnologias e recursos digitais no ensino de Matemática (em particular, sistemas de Geometria Dinâmica) e Educação a Distância.
Maria Cristina Bonomi
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Professor Dr do Instituto de Matemática e Estatística da USP da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cálculo, conhecimento significativo no cálculo, computador no ensino de cálculo, ensino-aprendizagem em matemática e ensino de funções. Atualmente, presta assessoria na área de Ensino de Matemática, nos diferentes níveis.
Júlio César Augusto do Valle
Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), universidade onde se graduou em Licenciatura em Matemática, além de Mestre (2015) e Doutor (2019) em Educação. É especialista em Políticas Públicas para a Igualdade Social na América Latina pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Durante os dois últimos anos da graduação participou do primeiro grupo de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID) na Universidade de São Paulo, campus da Capital na Escola de Aplicação. Em 2014, atuou como coautor do caderno de Grandezas e Medidas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) desde 2012, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Em Janeiro de 2017, aceitou o convite para se tornar Secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba, tornando-se, em 2019, Secretário Municipal de Educação, após a reorganização administrativa das áreas, cargo que exerceu até março de 2020.
Katia Lima
Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Doutora em Educação Matemática (PUC/SP), Mestre em Educação Matemática (PUC/SP). Especialista em Educação Matemática (FACSUL). Licenciada em Matemática (UESC). Atuou como formadora de professores e elaboradora de Materiais Curriculares na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, atuou como professora da Educação básica em redes municipais e estaduais da Bahia e São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática; Currículo de Matemática e Material curricular; Formação de professores.