10 ANOS DO GRUPO DE PESQUISA EM SOCIOGEOLINGUÍSTICA – GPS
10 ANOS DO GRUPO DE PESQUISA EM SOCIOGEOLINGUÍSTICA – GPS
Em março de 2012, as professoras Adriana Cristina Cristianini, da Universidade Federal de Uberlândia, e Irenilde Pereira dos Santos, da Universidade de São Paulo, reuniram-se e fundaram o Grupo de Pesquisas em Sociogeolinguística – GPS/UFU, da Universidade Federal de Uberlândia. Cadastrado no CNPq, o recém-fundado grupo tinha como proposta o fomento, a discussão e a pesquisa de temas relativos à Dialetologia, à Geolinguística e à Sociogeolinguística, bem como o desenvolvimento de estudos relacionados, principalmente, à interface entre o léxico, a variação e o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.
Essa proposta inicial foi se corporificando quer pela participação dos membros do grupo em congressos nacionais e internacionais; quer pelo contato com pesquisadores renomados, brasileiros e estrangeiros, em congressos científicos e estágios de pós-doutorado; quer pela organização de eventos acadêmicos; quer pela publicação do livro Sociogeolinguística em questão: reflexões e análises e, agora, do Diálogo linguístico: o Ocidente e o Oriente. Atualmente, pode-se dizer que o GPS, ao lado do Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Geolinguística – GPDG, de que se origina, têm tido uma atuação destacada em sua área de atuação.
10 ANOS DO GRUPO DE PESQUISA EM SOCIOGEOLINGUÍSTICA – GPS
Em março de 2022, o GPS completou 10 anos. A data não poderia passar despercebida dada a importância de que se reveste um grupo de pesquisa, dentre as quais destacamos aqui a discussão de aspectos teórico-metodológicos de uma área do conhecimento e o desenvolvimento acadêmico de seus membros.
Para celebrar a data, ao longo de 2022, o GPS organizou várias atividades acadêmicas relativas a essa comemoração, em geral em conjunto com o GPDG. Em 27 de abril, promoveu-se o lançamento do livro Diálogo linguístico: Ocidente e Oriente, publicado pela Universidade Federal de Brasília e organizado por Alice Joko, Rita de Cássia da Silva Soares, Vera Lúcia Dias dos Santos Augusto e Yuko Takano.
A seguir, desenvolveu-se um programa, constituído por uma série de eventos acadêmicos, denominado Dialogando com o professor da Educação básica: reflexões sobre a teoria e prática relacionadas a aulas de Língua Portuguesa. Uma vez por mês, de maio a novembro, realizaram-se os seguintes eventos:
MAIO/2022
VARIAÇÃO LEXICAL E ENSINO: ANSEIOS E POSSIBILIDADES
30/05/2022, às 19h (horário de Brasília)
JUNHO/2022
VARIAÇÃO LEXICAL E INTERNETÊS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA ADEQUAÇÃO NA ESCRITA
29 e 30/06/2022, das 9h às 11h (horário de Brasília)
JULHO/2022
O TRABALHO COM ESTRANGEIRISMO EM SALA DE AULA: VARIAÇÃO E ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA
28/07/2022, das 8h30min às 11h30min (horário de Brasília)
AGOSTO/2022
POR MAIS EMPATIA E RESPEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
24/08/2022, às19h (horário de Brasília)
SETEMBRO/2022
O RPG NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA O ENSINO DE VARIAÇÃO REGIONAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
26/09/2022, das 19h às 22h (horário de Brasília)
OUTUBRO/2022
GRAMÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA: VARIAÇÃO E NORMA
17/10/2022, das 19h às 22h (horário de Brasília)
NOVEMBRO/2022
VARIEDADE LINGUÍSTICA E EFEITOS DE SENTIDO NO TEXTO LITERÁRIO
16/11/2022, às 19h (horário de Brasília)
Como se pode observar, ao longo do ano, visou-se ao desenvolvimento da integração acadêmica entre os membros do GPS/GPDG e os professores da Educação Básica. Buscou-se, principalmente, apresentar a estes propostas e estudos sobre a temática dos dois grupos de modo a promover a discussão e o debate.