TEORIA DA ATIVIDADE

Alexei Nikolaevich Leontiev (1904-1979)

Toda a vida de Alexei Leontiev esteve ligada à Universidade Estadual Lomonosov de Moscou (MGU). Em 1921, começou seus estudos na Faculdade de História e Filologia da Universidade. A Faculdade de História e Filologia incluía, na época, um Departamento de filosofia no qual G. I. Chelpanov ensinava psicologia, e Leontiev estudou psicologia com ele. Em 1924, Leontiev graduou-se onde depois veio a ser a Faculdade de Ciências Sociais.

De 1924 a 1930, Leontiev trabalhou junto com L.S.Vigotski. Em 1931, foi indicado para uma das instituições de psicologia em Kharkov, mas continuou sua colaboração com Vigotski. Em 1950, Leontiev tornou-se o chefe do Departamento de psicologia na Faculdade de filosofia de MGU. Foi em função de seu trabalho e de seus esforços árduos que esse departamento se tornou uma Faculdade independente em 1966.

Leontiev estudou a memória e a atenção deliberadas, e desenvolveu sua própria teoria da atividade que ligava o contexto social com o desenvolvimento. A teoria da atividade de Leontiev foi a base de muita pesquisa na Rússia, particularmente nas áreas da brincadeira e da aprendizagem. 

Leontiev continuou sendo reitor da Faculdade e chefe do Departamento de psicologia Geral até sua morte, de um ataque do coração, em 1979.  

Texto disponível em: https://www.marxists.org/portugues/dicionario/verbetes/l/leontiev_alexei.htm 

Textos

Vídeos

Teoria da Atividade - Parte 1

Palestra do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (USP)

Teoria da Atividade - Parte 2

Palestra do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (USP)