GeoCosteira - Unidade de Estudos Costeiros, Universidade Federal Fluminense
Os processos litorâneos são os processos naturais que ocorrem na zona costeira, envolvendo interações entre o oceano, a atmosfera e o ambiente terrestre. Estes processos são influenciados por fatores como a energia das ondas, as correntes marítimas, as marés, o clima e a topografia do litoral.
Para estudar os processos litorâneos, são utilizadas diversas técnicas e métodos, incluindo observações de campo, medições in situ e em laboratório, modelagem matemática, sensoriamento remoto e análises de imagens de satélite.
Os estudos dos processos litorâneos têm uma importância fundamental para o planejamento e gestão costeira, a fim de minimizar os impactos das atividades humanas na zona costeira e prevenir desastres naturais, como a erosão costeira, o aumento do nível do mar e a intrusão salina nas águas subterrâneas. Além disso, os processos litorâneos são de grande importância para a economia, uma vez que muitas atividades humanas, como o turismo, a pesca e a exploração de petróleo e gás, são desenvolvidas na zona costeira.