Mapas escolares

“Em alguns mapas escolares de 1898 a 1902, foram encontrados conceitos que eram atribuídos pelos professores aos alunos pelas suas atividades escolares. Esses conceitos (Regular / Bom / Medíocre / Optimo) também referiam-se a conduta dos alunos, o que permite pressupor que a disciplina era um valor presente no processo educativo, não apenas como condição de trabalho mas como valor inerente à formação do aluno.”¹

Os Mapas Escolares constituem os documentos textuais mais antigos do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, relacionados ao período 1898-1941, referentes à Educação.

Esses registros eram preenchidos à mão pelo professor, apresentando a relação mensal dos alunos matriculados e sua frequência. A maioria dos Mapas Escolares, no cabeçalho, aponta “Aula Pública Municipal”, denominação anterior à Escola Municipal, o mês, o nome do professor e a localidade (sede e distritos).

O modelo das aulas caracterizava-se pela unidocência.

Registros das frequências dos alunos e da professora Vicentina Torres nas Aulas Municipais do período 1898-1899. Apresentam a relação mensal dos alunos matriculados e que frequentaram as aulas ministradas no 1º Distrito de Caxias, mais precisamente na Oitava Légua.
Registros das frequências dos alunos e do professor Orestes Libardoni nas Aulas Municipais do período 1900-1901. Apresentam a relação mensal dos alunos matriculados e que frequentaram as aulas ministradas na Quarta Légua de Caxias.
Página 35 do "Álbum Fotográfico do Ensino Municipal de Caxias do Sul: 1948-1951".
Foto 112: Alunos da Escola Isolada Catulo da Paixão Cearense, situada em Caxias do Sul, no Bairro Panazollo, realizando dramatização vestidos de marinheiros.Data: 1950. Autoria não identificada.
Foto 113: Alunos da dramatização na Escola Isolada Joaquim Nabuco, situada em Nossa Sra. do Caravaggio, no Travessão José Bonifácio.Data e autoria não identificados.
Foto 114: Duas pessoas não identificadas da Escola Isolada José Bonifácio, situada em Nossa Senhora do Pedancino, caracterizadas para dramatização.Data e autoria não identificados.
Página 17 do "Álbum fotográfico do Ensino Municipal de Caxias do Sul: 1948-1951". Foto 50: Alunas da Escola Sete de Setembro, situada em São Luíz, 6ª Légua, realizando jogos infantis. Local: Caxias do Sul. Data: 1949.Autoria não identificada.
Registros das frequências dos alunos e da professora Alice Gasperin nas Aulas Municipais do período 1920-1921. Apresentam a relação mensal dos alunos matriculados e que frequentaram as aulas ministradas na Colônia Sertorina - Nova Vicenza, 3º Distrito de Caxias.
Registros das frequências dos alunos e da professora Ester Corso Troian nas Aulas Municipais do período 1938-1939. Apresentam a relação mensal dos alunos matriculados e que frequentaram as aulas ministradas em Ana Rech, Distrito de Caxias.
Esther_Benvenutti_Trecho_01.wav
Esther_Benvenutti_Trecho_03.wav
Esther_Benvenutti_Trecho_03.wav
Trechos de entrevista concedida por Ester Corso Troian Benvenutti.

Referências

  • 1 DALLA VECCHIA, Marisa V.; HERÉDIA, Vânia B.M.; RAMOS, Felisbela. Retratos de um saber – 100 anos de história da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Porto Alegre: EST, 1998, p. 107-108.

Foto de capa: Prédio da escola pública, que foi sede da Junta Governativa Municipal, localizado na rua Silveira Martins, atual Avenida Júlio de Castilhos, esquina com a rua Marechal Floriano. Local: Colônia Caxias. Data: [1885-1895]. Autoria não identificada.