Os sintomas do estresse podem ser inúmeros, às vezes é bem complicado relacioná-los. Portanto, faça como atividade um auto monitoramento diário por escrito do seu humor para assim detectá-lo.
Na terapia cognitivo comportamental podemos disponibilizar está ferramenta específica para você e dentre outras também.
O “controle” do estresse, primeiramente deve ser tomado sem ansiedades com real e profundo desejo pelo autocuidado e amor por sua vida. Se você tiver inicialmente este olhar mais profundo e amoroso conseguirá superar e se transformar muitíssimo!
Quais são suas crenças sobre o estresse, o que você sabe sobre os seus sintomas?
Alguns pensam que é devido somente estar vivendo de modo automático e frenético, mas claro, vai muito mais além do que isso, como tudo nesta vida. Deve-se levar em conta o apego exagerado pelas coisas deste mundo e pelas rotinas, ambições que levam ao desespero interior e as ditas comparações desnecessárias.
Escolha todos os dias trazer para si a paz de Deus, e claro, selecionar com atenção quais “batalhas” que realmente são necessárias você enfrentar diariamente, assim como rever suas consequências. NÃO PERMITA criar tantas expectativas sobre nada, apenas faça sua parte, coordenando seus pensamentos, sentimentos e comportamentos frente as devidas “batalhas diárias”.
O estresse traz consigo agitação interior, confusão mental e diversos sintomas relacionados a ansiedade, que podem futuramente levar a depressão. Mantenha-se alerta quanto aos sintomas com muito amor e paciência para consigo mesmo!
Lembrar como a respiração é essencial e importante para manter o foco, diminuir o estresse e trazer de volta a paz interior em conexão cada vez mais profunda com o nosso Deus maravilhoso e eterno, assim como nós somos eternos!
Cada relacionamento que temos com os outros geram expectativas únicas, aprenda a coordená-las também. Sempre após cada convivência social, preste atenção de como ficaram seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Revise-os com amor, brevemente, e reconheça o que é seu e o que é do outro. Muitos dos sintomas relacionados ao sofrimento psicológico são devido à falta de organização interior sobre este aspecto. Como no caso da esquizofrenia, não existe separação real sobre o que é do outro e do indivíduo em sofrimento.
A pessoa que não consegue lapidar o autodomino e organização interior pode estar se deixando levar, ás vezes, inconscientemente para o caminho da total confusão mental. Respire, volte para teu centro, olhe para nosso Criador, olhe para o céu e volte novamente para sua mente tentando focar no que realmente é real fazendo as devidas organizações amorosas dentro de si!
Encontre um momento do seu dia para desconectar um pouco das árduas rotinas, priorize-se e ame-se muito para não se perder em meio a tantas demandas externas. O seu interno sempre será muito mais importante, seu relacionamento íntimo com a paz Divina que excede todo o entendimento, também e sempre!
Autoria: Fabiane Nicolau Bresssan
Psi.Fabiane