Sued Nunes é destaque na FLICoité, que une gerações na celebração da música e da cultura
Sued Nunes é destaque na FLICoité, que une gerações na celebração da música e da cultura
Diretamente do Grammy Latino para o Sertão dos Tocós, a cantora e compositora baiana Sued Nunes será uma das principais atrações da programação artística da FLICoité – Festa Literária de Conceição do Coité, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro, na Praça Theogenes Antônio Calixto, Centro Administrativo de Conceição do Coité (BA).
Reconhecida pela potência da voz e pela força da ancestralidade em suas composições, Sued Nunes promete emocionar o público no Palco João Banha, espaço dedicado à música e à celebração das tradições culturais. Com uma sonoridade que mistura ritmos afrodiaspóricos e referências da música popular brasileira, a artista chega à FLICoité após uma trajetória de ascensão que culminou com sua indicação ao Grammy Latino 2025.
“Eu tive essa necessidade de começar a escrever sobre a minha ancestralidade, sobre as coisas que vivia lá no interior. Tenho vivido esse lugar de sonhar narrativas do meu lugar, narrativas do meu corpo e colocar nessas canções”, afirmou Sued Nunes no podcast Mulher com a Palavra, do iBahia.
Além de Sued, a programação artística reúne Paula Ana, Psicordélicos (Irará), Grupo de Samba Herança de João, Reisado de Cabaceiras, Reisado de Moça de Almas e Filhos de Quelé. Já a presença dos repentistas Miudinho e Passarinho Filho, e de Paraíba da Viola, reafirma a força da tradição oral e da poesia improvisada do sertão.
A festa também contará com o espetáculo Pé de Ouvido, da trupe Canastra Real (Salvador), que mistura contação de histórias e música ao vivo em uma celebração dos encantados e dos seres das águas. O público infantil terá um espaço especial na FLICoitézinha, com apresentações de Léa Rios e Paulo Rios, o espetáculo literário O fantástico mundo das histórias, a animadora Tia Liu Marques, e a contadora Vilane Azevedo, que leva o público ao universo encantado das narrativas orais nordestinas.
A curadoria destaca a importância de valorizar expressões culturais que atravessam gerações e formam o patrimônio imaterial das comunidades. Os reisados e sambas de roda, por exemplo, trazem à cena a força das tradições que resistem e se reinventam no território do sisal. No palco da FLICoité, esses saberes dialogam com novas linguagens e sonoridades, reafirmando a vitalidade da cultura popular e o protagonismo de artistas de diferentes gerações.
O Grupo de Samba Herança de João, com mais de 40 anos de atuação no Território do Sisal, é um dos símbolos dessa continuidade. Nascido na comunidade de Nova América, em Conceição do Coité, o grupo mantém viva a tradição do samba de roda e do bumba meu boi, levando suas apresentações a festas, escolas, encontros culturais e festivais.
“Levar o samba, o grupo de samba, a herança de João para um palco como esse é motivo de muito orgulho. É gratidão e alegria ver diferentes gerações da nossa família levando à frente aquilo que ele amava e movimentava a comunidade. A herança que nosso pai deixou foi essa: a cultura que a gente segue compartilhando com amor”, conta Marineuza da Silva Oliveira, integrante do grupo.
Para Ruthila Almeida, cantora, historiadora, produtora cultural e uma das idealizadoras da FLICoité, a programação artística reafirma o propósito da festa de fortalecer o pertencimento e reconhecer o sertão como território de criação, memória e conexão.
“A Festa nasce do desejo de celebrar o encontro entre o que somos e o que projetamos como futuro. Quando o público vê Sued Nunes no mesmo palco em que se apresentam grupos de samba e reisado, o que se revela é a continuidade da história e o diálogo entre tradições e novas expressões.”
A FLICoité – Festa Literária de Conceição do Coité é uma realização contemplada pelo Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. Conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) – Rádio Educadora FM e TVE Bahia – e parcerias da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Organização Comunitária Revolution Reggae e da Prefeitura de Conceição do Coité.
SERVIÇO
FLICoité – Festa Literária de Conceição do Coité
14 e 15 de novembro de 2025
Praça Theogenes Antônio Calixto, Centro Administrativo, Conceição do Coité – BA
Programação completa: @flicoite
Contato: flicoitecomunicacao@gmail.com