8º ANO B

ENSINO FUNDAMENTAL 2

Alunos do 8º ano do CTPM Divinópolis. Professora Orientadora: Kamilla Franklin e Alves

MODELOS MATEMÁTICOS/ESTATÍSTICOS: COMO A MATEMÁTICA AJUDA A SOLUCIONAR PROBLEMAS

INTRODUÇÃO

Para a turma do 8º ano B, o tema proposto para a Feira de Ciências do CTPM Divinópolis foi “MODELOS MATEMÁTICOS/ESTATÍSTICOS: COMO A MATEMÁTICA AJUDA A SOLUCIONAR PROBLEMAS.”

Com o intuito de aguçar a curiosidade dos alunos acerca da temática proposta, no final do primeiro trimestre, foi ensinado o conteúdo de Porcentagem e Matemática Financeira seguindo o Planejamento Semanal do Sistema Positivo. Entretanto, os estudantes não manifestaram interesse em trabalhar com o referido assunto como norte para o trabalho.

Optou-se então por continuar ministrando as aulas e ensinar Estatística, seguindo novamente o Planejamento Semanal do Sistema Positivo. Contudo, mesmo com o conteúdo ainda em processo de ensino e aprendizagem, percebeu-se um enorme interesse por parte dos alunos acerca das aulas. Então, ficou decido que o Estatística seria o subtema norteador do projeto.

Os estudantes propuseram conhecer os colegas do CTPM Divinópolis. Gostariam de saber de suas preferências, características físicas e como a pandemia afetou as suas vidas.

OBJETIVOS

  • Proporcionar ao aluno a vivência da aplicabilidade da Estatística em situações cotidianas.

  • Construir tabelas e gráficos a partir de dados recolhidos por meio de pesquisa.

  • Traçar um perfil dos alunos do turno matutino do CTPM Divinópolis.

MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais e métodos utilizados no trabalho são descritos a seguir:

Figura 1 – Sequência Metodológica Aplicada

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Posteriormente aos estudos feitos acerca de Estatística, criou-se uma pesquisa online a partir do Google Formulário. Foram distribuídos 212 questionários aos estudantes do CTPM Divinópolis do turno matutino e 193 alunos devolveram as suas respostas. Por meio das respostas obtidas no questionário, optou-se por confeccionar alguns tipos de gráficos. Os gráficos apresentados são: Setores, Barras Horizontais, Colunas (ou Barras Verticais), Linha e Dispersão. Com isso, pode-se observar algumas preferências, comportamentos e conclusões. Alguns gráficos podem ser contemplados a seguir:

Gráfico 1 – Ano Escolar dos Respondentes
Gráfico 2 – Ano Escolar dos Respondentes
Gráfico 3 – Postura Acadêmica dos Respondentes
Gráfico 4 – Matéria Favorita dos Respondentes
Gráfico 5 – Redes Sociais dos Respondentes
Gráfico 6 – Cor Favorita dos Respondentes
Gráfico 7 – Horas de Sono Diária dos Respondentes
Gráfico 8 – Idade dos Respondentes
Gráfico 9 – Número de Irmãos dos Respondentes
Gráfico 10 – Estação do Ano Favorita dos Respondentes
Gráfico 11 – Métodos de Ensino Preferido dos Respondentes
Gráfico 12 – Profissão almejada pelos Respondentes
Gráfico 13 – Comportamento os Respondentes
Gráfico 14 – Ajuda Profissional para os Respondentes

CONCLUSÃO

A partir da confecção dos gráficos, pôde-se fazer várias inferências sobre os alunos do turno matutino do CTPM de Divinópolis. Com isso, os objetivos inicialmente traçados foram atingidos: os alunos do 8º ano puderam vivenciar a Estatística e suas aplicações em situações cotidianas, aprenderam a construir tabelas e gráficos por meio dos dados recolhidos na pesquisa e puderam conhecer um pouco do perfil dos seus colegas de escola.

Sugere-se como pesquisa futura, que os alunos possam utilizar as medidas de tendência central para fazerem um estudo mais detalhado das variáveis quantitativas analisadas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MOURA, Márcia da Fonseca. Sistema Positivo de Ensino: ensino fundamental: 8º ano: matemática. Volume 2. Curitiba: Positivo Soluções Didáticas, 2021.

APRESENTAÇÃO

ANEXOS

Banner - Feira de Ciências - 11802.pptx.pdf
Plano de Pesquisa - Feira de Ciências.pdf