Gastronomia de Ovar

Pão-de-ló de Ovar

O Pão-de-ló de Ovar é um doce, com uma marca, com certificação de identificação geográfica protegida, produzido na cidade vareira e suas freguesias, do distrito de Aveiro, confecionado à base de gemas de ovo, com um aspeto disforme, que esconde um sabor delicioso, granjeando ao longo do tempo grande fama e sendo atualmente um dos maiores ex-libris da região, sendo muito procurado no Natal, Páscoa, festas de final do ano e pelos turistas que visitam a cidade 

Caldeirada de enguias 

É uma preparação que envolve enguias (um tipo de peixe alongado e serpentiforme), bem como uma variedade de vegetais e temperos.

A base da caldeirada consiste geralmente em cebola, alho, tomate, pimentão e batatas, cortados em pedaços. Os ingredientes são refogados em azeite até ficarem macios e perfumados. Em seguida, as enguias são adicionadas à panela e cozidas junto com os vegetais

Rosca de ovos

Particularmente popular durante a época da Páscoa, embora também seja apreciado em outras ocasiões especiais. É um doce feito principalmente com ovos, açúcar e água, resultando em uma textura macia e saborosa. 

A preparação da rosca de ovos envolve bater gemas de ovos com açúcar até obter uma mistura cremosa e espessa. Em seguida, é adicionada água e a mistura é cozida em fogo baixo, mexendo constantemente, até que engrosse o suficiente para formar uma rosca macia.