Gastronomia de Lisboa

Pastel de Belém

Os Pastéis de Belém são geralmente polvilhados com canela e açúcar em pó antes de serem servidos, adicionando um toque final de sabor e aroma. São frequentemente apreciados como sobremesa ou lanche, acompanhados de uma chávena de café ou chá. 

O prato é preparado começando por refogar cebolas em fatias finas até ficarem douradas, depois adiciona-se o bacalhau desfiado e mistura-se bem. Em seguida, adicionam-se batatas em fatias finas à frigideira e fritam-se até ficarem cozidas e ligeiramente crocantes. Por fim, são adicionados ovos batidos à mistura e mexe-se até estarem completamente cozidos e mexidos.

O Bacalhau à Brás é geralmente temperado com sal, pimenta e por vezes alho, dependendo da preferência pessoal. Geralmente é guarnecido com salsa fresca e servido quente. É um prato reconfortante e saboroso que mostra os ricos sabores da culinária portuguesa.

Amêijoas à Bulhão Pato é um prato tradicional português, nomeado em homenagem ao poeta e gastrônomo português Raimundo António de Bulhão Pato. Este prato é feito com amêijoas (também conhecidas como berbigão ou vôngole), azeite, alho, coentro, limão e sal.

A preparação envolve refogar alho picado em azeite até dourar levemente, seguido pela adição das amêijoas. As amêijoas são cozidas até que abram e liberem seus sucos. Neste ponto, são adicionados coentros frescos picados e suco de limão para realçar os sabores. Geralmente, não é necessário adicionar sal, pois as amêijoas já têm um sabor salgado natural.