Para Celebrar o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES NA MATEMÁTICA, comemorado em 12/05, o projeto Elas vão para CIMA divulgou em 12/05/2020 uma exposição virtual sobre dez (10) proeminentes matemáticas brasileiras. Confira aqui no site (abaixo) ou no Instagram do Projeto.
O Dia Internacional das Mulheres na Matemática é comemorado em 12/05 como homenagem a data de nascimento da proeminente matemática iraniana Maryam Mirzakhani (foto ao lado), que foi a primeira mulher ganhadora da medalha Fields (2014).
- Obteve seu Bacharelado em Matemática em 1941 e em 1942 concluiu a Licenciatura, ambos na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), atual UFRJ.
- Em 24 de setembro de 1949, obteve o título de Doutora em Ciência Matemática, sendo uma das primeiras mulheres a se doutorar em Matemática no Brasil.
- Em 1951, participa da criação do Conselho Nacional de Pesquisa, atual CNPq.
- Foi ainda a primeira brasileira a entrar como membro associado na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no início da década de 50.
- Em 1952 participa do grupo que propos a criação do IMPA.
- Em 1969 foi aposentada compulsoriamente da UFRJ.
- Foi exilada nos EUA.
- Segue para a França onde inicia seu trabalho em Didática Matemática,
no Institute de Recherche en Enseignement de Mathematiques (IREM).
- Em 1974 retorna ao Brasil onde se torna uma das referências em Educação Matemática.
- Em 1943 inicia seus estudos Escola Politécnica da Universidade do Brasil (atual UFRJ). - Começou a assistir, concomitantemente, com seus estudos na Escola Nacional de Engenharia, aulas de matemática na Faculdade Nacional de Filosofia.
- Desenvolveu trabalhos importantes em Equações Diferenciais.
- Juntamente com Maurício Peixoto dirigiu o Gabinete de Mecânica da Escola Politécnica da Universidade do Brasil. - Em 12 de junho de 1951, foi eleita como membro associado da Academia Brasileira de Ciências, sendo a primeira mulher brasileira a ingressar nos quadros desta instituição.
- Publicou, em 1951, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro um livro sobre Cálculo Vetorial.
- Em 1944 bacharelou-se em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP).
- Ao bacharelar-se, foi convidada a ser assistente do prof. Omar Catunda, do Departamento de Matemática. Fez, então, mais um ano de matemática e iniciou sua carreira de professora e pesquisadora.
- Foi a primeira brasileira a doutorar-se em matemática numa instituição brasileira. Sua tese foi defendida em 27 de novembro de 1950.
- Na pesquisa trabalhou em Análise Matemática até a década de 60.
- Trabalhou na USP de 1945 até sua aposentadoria compulsória em 1995.
- Elza considera que sua maior contribuição para a matemática brasileira foi, por um lado, o estímulo que deu a vários estudantes e, por outro, sua participação no Fórum das Licenciaturas, organizado pela USP em 1990.
- Participou ativamente do planejamento do primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática em 1957.
- A partir de sua eleição para a chefia do departamento de matemática em 1968, em pleno regime militar, passou a atuar mais nas questões ligadas ao ensino.
- Ela é uma das inspiradoras do Grupo Elza da Unicamp.
- Bacharelou-se em matemática em 1958 e concluiu a sua licenciatura em 1959, ambas na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica do Paraná.
- Em 1966, obteve o título de doutora e livre-docente, sob a orientação do Professor Newton C. A. da Costa, na Universidade Federal do Paraná.
- Em 1960, iniciou na Universidade Federal do Paraná a sua carreira acadêmica como professora contratada de Análise Matemática e Superior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
- Em 1968, transferiu-se para Campinas, no estado de São Paulo para assumir como professora titular da área de lógica e fundamentos da matemática, no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
- Por iniciativa da Profa. Ayda tiveram início a organização e realização dos Encontros Brasileiros de Lógica, em 1976, o 3rd Latin American Symposium on Mathematical Logic (III SLALM), realizado no IMECC/Unicamp.
- Em 16 de abril de 1980, assumiu a direção do IMECC permanecendo no cargo até seu falecimento no dia 13 de outubro de 1983.
- No ano de 1985, a Unicamp organizou o VII Simpósio Latino-Americano de Lógica Matemática dedicado à memória de Ayda I.
- Passou em segundo lugar no vestibular de Matemática da UFBA e colou grau como bacharel e licenciada em Matemática em 1967.
- Durante toda a graduação atuou como professora primária em Salvador.
- Fez mestrado e doutorado na França na Universidade de Montepellier. Durante o mestrado obteve bolsa pela UNESCO e no doutorado do Governo Francês.
- É considerada a primeira doutora negra em Matemática do Brasil.
- Defendeu doutorado em 1977 pesquisando acerca de álgebras não associativas.
- Atuou como professora no Programa de Pós-graduação em Matemática nos anos 80, no Instituto de Matemática (IME) e Estatística da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
- Foi membro do Colegiado da pós-graduação e foi Vice-Diretora do IME- UFBA de 1984 a 1988.
- É uma das 5 mulheres titulares da ABC na área de Ciências Matemáticas, dentre um total de 64 membros.
- Licenciou-se em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (hoje UNESP/Araraquara) em 1970.
- No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP obteve seu mestrado no ano de 1974 e seu doutorado em 1983. - É professora da Universidade de São Paulo desde 1981 (na lattes 81, na ABC 1982).
- Atua nas áreas de Teoria das Singularidades e Teoria das Catástrofes.
- É Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Matemática.
- É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2008.
- Em 2010 foi distinguida com a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe de Comendador.
- Sob sua liderança, o grupo brasileiro de singularidades organiza a cada dois anos, desde 1990, o Workshop on Real and Complex Singularities, reunião reconhecida pela comunidade científica internacional como o principal evento periódico da área.
- É uma das 5 mulheres titulares da ABC na área de Ciências Matemáticas, dentre um total de 64 membros.
- Graduou-se em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) em 1972. Na mesma instituição, concluiu o mestrado em Matemática Aplicada no ano de 1977. - Em 1986, doutorou-se em Matemática Aplicada pela Universitat Augusburg, na Alemanha.
- Atua na USP desde 1975.
- Em 2010 foi admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador.
- Desde 2019 é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
- Responsável pela organização do "São Paulo School of Advanced Science on Algorithms, Combinatorics and Optimization" (2 semanas de cursos em julho de 2016, com a participação de 150 alunos de diversos países), evento apoiado pela FAPESP.
- É uma das 5 mulheres titulares da ABC na área de Ciências Matemáticas, dentre um total de 64 membros.
- No ano de 1973 obteve seu grau de licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
- No ano de 1976 conclui Mestrado Em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e na mesma instituição doutorou-se no ano de 1980.
- Atuou na Universidade Federal Fluminense (UFF) no início da década de 80.
- É professora, desde 1982, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
- Na pesquisa, atua principalmente na área de Sistemas Dinâmicos.
- É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2005.
- Recebeu a Medalha Nacional de Mérito Científico, categoria Comendador, em 2007.
- Membro da Academia de Ciências dos Paises em Desenvolvimento, TWAS, desde 2007.
- É uma das 5 mulheres titulares da ABC na área de Ciências Matemáticas, dentre um total de 64 membros.
- Graduou-se em Matemática Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) no ano de 1984. Na mesma instituição e na mesma área, obteve seu mestrado em 1986.
- Em 1991, obteve seu grau de Doutora em Matematica pela University of California, Berkeley.
- Foi docente da UNICAMP de 1992 a 2012.
- É professora titular junto ao Depto. de Matemática da UFRJ desde 2012.
- Atua, principalemente, na área de Dinâmica dos Fluídos.
- Foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico em 2010.
- Foi eleita Fellow da Society for Industrial and Applied Mathematics em 2016
- Eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciencias em 2019.
- Foi Conferencista Convidada na Seção de Equações Diferenciais Parciais do International Congress of Mathematicians (ICM) 2018.
- É a única brasileira professora titular do IMPA na atualidade.
- Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 1998
- No ano de 2004, doutorou-e em Matemática por Princeton University, 2004.
- Desde 2006 é pesquisadora do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA.
- Atua, principalmente, na área de Geometria Algébrica Complexa.
- Em 2008 recebeu o prêmio do Programa Mulheres na Ciência do Programa L’Oréal-Unesco.
- Membro afiliado na ABC entre 2010 e 2014.
- Foi palestrante convidada do International Congress of Mathematicians (ICM) em 2018.
- É vice-presidente do Committee for Women in Mathematics da IMU - International Mathematical Union.