No dia 30 de setembro de 2023 o projeto CiMa participou da 2a edição Ada Lovelace Day, idealizado pela Facultad de Ciencias Exactas y Naturales da Universidad de Buenos Aires (FCEyN-UBA), Facultad de Ingeniería Química da Universidad Nacional del Litoral (FIQ-UNL) e Facultad de Ciencias Exactas, Ingeniería y Agrimensura da Universidad Nacional de Rosario (UNR).
O evento teve como objetivo principal promover um ambiente inclusivo e encorajador, despertando o interesse de meninas com idade entre 10 e 12 anos de idade, para os campos das exatas, além de perceber a importância das mulheres para a Ciência, com ênfase na pioneira da computação, Ada Lovelace.
A iniciativa contou com a participação de instituições de países da América Latina e Caribe: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai. Ao todo, cerca de 1400 meninas se reuniram neste dia, para desenvolver atividades de jogos lúdicos e conhecer um pouco mais sobre Ada Lovelace.
As atividades consistiam de jogos lúdicos com dinâmicas em grupo o que promoveu trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. Além disso, o evento contou com um momento síncrono onde todas as sedes envolvidas dos seis países se conectaram simultaneamente permitindo às meninas se sentirem com parte de um projeto maior e poderem se identificar com outras meninas em outros países.
A realização deste evento, só foi possível, com o apoio de diversas pessoas: de alunos voluntários do curso de Licenciatura em Matemática: Andriw Christian da Silva Rosa, Camila Trevisan, Emilly Giovana Torquato, Joao Victor Silva de Sousa, Luiz Fernando Theolem Martins, Maria Eduarda de Lara, Ruan Pablo Ronson Luqueti, Victor Luis Barros Ulloa e Wiliana Alves Rosa.
Com o apoio de professores do Colégio Estadual Cívico Militar Jayme Canet: João Pedro Santos Brito Micheletti, Igor César Calegari e Joyce Lourenço, do projeto Meninas e Mulheres na Ciência (MMC) da UFPR, coordenado pela professora Camila Silveira. A UTFPR-CT nos forneceu todo apoio de infra estrutura e contamos ainda com o apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) para fornecimento dos lanches das meninas.