2C-ART-4BIM

Alunos não enviarei atividade em novembro ,deixando espaço para voces realizarem as APPS, darei pontos para quem as fizer ok

PROFESSORA LUCELIA

ARTE

QUARTO BIMESTRE

ATIVIDADE DO DIA 1 a 15/12

HABILIDADE-DESENVOLVER POTENCIAL CRIATIVO


CRIAR UMA COMPOSIÇÃO PLASTICA ,DESENHO,ESCULTURA OU TRABALHO MANUAL SOBRE O TEMA DE NATAL

PROF. LUCELIA

ARTE- QUARTO BIMESTRE

DO DIA 3 A 19/11

Teatro de sombras

O teatro de sombras é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.

O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo. Consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco.

Este projeto tem como objetivo, incentivar em cada criança, o lado artístico, desenvolver a linguagem oral, o afetivo, cognitivo e psico-social do aluno. ... O teatro por sua vez tem a função de socializar ideias e acima de tudo desenvolver a aprendizagem.

Além de oferecer novas percepções às crianças, o trabalho com luzes e sombras possibilita que elas pensem acerca de fenômenos da ótica, como os reflexos.

Questões

Como é feito o teatro de sombras?

Qual é o objetivo do teatro de sombras?

Qual era o processo do jogo de sombras?

Porque trabalhar com sombras na educação infantil?

PROFESSORA LUCELIA

ARTE- QUARTO BIMESTRE

DO DIA 19 A 30/10

Nacionalização do teatro


Com a chegada da família real, em 1808, o teatro que antes era apenas encenado em momentos específicos, passa a ganhar mais importância. Dom João VI, por meio de um decreto, estabeleceu que as peças teatrais fossem reformuladas, gerando a melhoria da categoria artística no país. Entretanto, naquela época, o teatro ainda não refletia a realidade do povo brasileiro.

A história do teatro no Brasil mudou por conta da independência, em 1822. A partir disso, D.Pedro I elaborou medidas para criação do primeiro elenco de teatro brasileiro, em 1833 bem como a primeira regulamentação teatral. Logo, o teatro no Brasil deu um salto, em 1838, com peças como O Poeta e a Inquisição, representadas por Antônio José.

As peças foram escritas por Gonçalves de Magalhães e encenadas por artistas em março de 1838. Além disso, as apresentações tiveram sob o comando de João Caetano (1808 – 1863). O período foi impulsionado pela chegada do Romantismo (1838 – 1870), quando os artistas iniciaram apresentações focadas no nacionalismo.


A partir disso, o teatro assumiu forma e se diversificava entre vários gêneros. Dentre eles estava a comédia, o drama, a tragédia, sendo Gonçalves Alves um dos principais nomes do teatro nacional. Além do mais, todas as técnicas teatrais estavam eram voltadas para a nacionalização, deixando os aspectos portugueses de lado. Um dos atores mais importantes do período foi João Caetano.

Em seguida, já em 1850, mais autores foram surgindo, como José de Alencar e Joaquim Manual de Macedo. Os autores românticos escreviam peças teatrais e disputavam lugar com a escrita portuguesa que, cada vez mais, ia perdendo força no país. Os escritos brasileiros possuíam características nacionais e a estética conquistava o espírito brasileiro.

Evolução do Teatro no Brasil

Em síntese, até 1900, a história do teatro no Brasil havia sofrido fortes crises por conta da política. Contudo, os ideais populistas e o teatro de revista se fortificaram dando à história do teatro a liberdade e a oficialização do teatro brasileiro. Entre os anos de 1937 e 1945, as primeiras companhias de teatro brasileiras começam a surgir e a se consolidar no país.

Dentre os principais nomes, responsáveis pela oficialização do teatro no Brasil, estão Eva Tudor, Odilson Azevedo, Procópio Ferreira, Jaime Costa, Dulcina Moraes, entre vários outros. Nesse sentido, as peças teatrais começam a ganhar novos formatos com os escritos de Oswald de Andrade. Nesse sentido, o escritor brasileiro escreveu peças, como O Rei da Vela (1933), O Homem e o Cavalo (1934) e A Morta (1937) no período da ditadura de Getúlio Vargas.

Em seguida, em 1938, a encenação moderna se inicia no país. Dentre os responsáveis pela evolução teatral estava Paschoal Carlos Magno. Isso porque, Paschoal foi o mentor da fundação do Teatro do Estudante. A partir disso, diversas companhias de teatro se fortificam, mostrando, cada vez mais, aspectos no nacionalismo. Logo, em 1948, Franco Zampari funda o teatro brasileiro de comédia, conhecido como TBC.

Após alguns anos, em 1957, o Teatro de Arena de São Paulo foi inaugurado. Com isso, a inauguração do Teatro de Arena foi a porta de entrada para que diversos artistas amadores pudessem iniciar a carreira no teatro profissional. Contudo, todas as evoluções adquiridas até então, sofreram forte repressão com o golpe militar de 64.

Muitos artistas e diretores de teatro tiveram que buscar exílio em outros países por conta da censura. Dessa forma, o teatro no Brasil só sobreviveu por conta das gerações que sucederam os artistas que deram início à teatralização brasileira.

QUESTÕES

1-Quem elaborou medidas para a melhoria do teatro nacional e quando?

2-O primeiro teatro de arena surgiu onde?

3-quais gêneros o teatro adotou e o que foi mais importante nesse período?

4-site os primeiros artistas de teatro no Brasil.


ROFESSORA LUCELIA

ARTE

QUARTO BIMESTRE

ATIVIDADE DO DIA 1 a 15/12

HABILIDADE-DESENVOLVER POTENCIAL CRIATIVO


CRIAR UMA COMPOSIÇÃO PLASTICA ,DESENHO,ESCULTURA OU TRABALHO MANUAL SOBRE O TEMA DE NATAL