Semana de 9/10 a 22/11 - Eletiva - Professor: Fabio Oliveira

Duração: 4 aulas

Tema: Evolução da tecnologia: Passado- presente- futuro.

Como entregar: O aluno deverá fotografar as atividades respondidas e enviar para o e-mail: fabim10mat@gmail.com ou por whatsapp: pelo grupo da sala. (Entregar até o dia 22/11/20)

Como tirar suas dúvidas: e-mail: fabim10mat@gmail.com ou whatsapp pelo grupo da sala.

Aulas: Centro de mídias SP, Base das Atividades (por data ou link). Acompanhar as aulas no Centro de mídias SP: CMSP

https://www.youtube.com/watch?v=iHv7lGByUHc

Rede 5G

O 5G é a evolução da atual rede de celulares de quarta geração. Trata-se de uma rede mais potente e veloz que, além de ser “inteligente”, causa menos impacto ao meio ambiente.

A rede 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de um grande salto evolutivo em relação à rede que é empregada atualmente, chamada 4G. A rede 5G vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados mundialmente.

O que é 5G?

O 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Sua missão é elevar, e muito, as potencialidades da rede atual, conhecida como 4G, alçando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.

Em resumo, as redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.

As redes da 4ª geração, utilizadas atualmente em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de, aproximadamente, 33 Mbps. Estima-se que o 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.

O que será possível com as redes 5G?

Em 2014, foram estabelecidos alguns critérios pelo GSMA, uma organização internacional formada por mais de 1200 operadoras de rádio, internet e telefonia móvel, para guiar o processo de implantação das redes 5G. Entre esses critérios, podemos destacar:

· As redes 5G devem consumir até 90% menos energia que as redes 4G atuais;

· Os tempos de conexão entre aparelhos móveis devem ser inferiores a 5 ms (milissegundos), face à latência de 30 ms das redes 4G;

· O número de aparelhos conectados por área devem ser 50 a 100 vezes maior que o atual;

· Devem ser realizados aumentos drásticos na duração da bateria de dispositivos rádio receptores.

Após a instalação da infraestrutura das redes 5G, a redução do consumo de energia poderá diminuir os custos futuros, além de torná-la mais ecológica. O tempo de latência reduzido, por sua vez, possibilitará a comunicação entre veículos autônomos, permitirá o desenvolvimento de sistemas de segurança que evitem acidentes automobilísticos, além de possibilitar a realização de cirurgias remotas por meio de robôs.

O aumento do número de aparelhos conectados por área possibilitará uma enorme ampliação da tendência mundial da “internet das coisas”. Sistemas de iluminação pública e residencial, smartphones, smartwatches, eletrodomésticos, dispositivos de monitoramento, sensores de presença, frequencímetros cardíacos, centrais de segurança, guichês de supermercados ou estacionamentos, caixas de supermercados, sensores meteorológicos e muitos outros dispositivos poderão conectar-se mutuamente por meio do uso da quinta geração das redes móveis. Com isso, haverá inúmeras possibilidades, cada vez mais inteligentes e conectadas, para residências, ruas, hospitais, comércios e indústrias.

Sua geladeira, por exemplo, poderá ser programada para avisar quando algum produto estiver acabando, já que sua conexão com a internet das coisas tornará possível programá-la para que ela compre remotamente o produto em falta, se assim você desejar.

O pequeno tempo de latência possibilitado pelas redes 5G permitirá que o sistema de freios de um veículo comunique-se rapidamente aos smartphones ou smartwatchs dos pedestres, evitando acidentes quando, por exemplo, houver grandes aproximações entre eles.

Quando poderemos usar a rede 5G?

O início da implantação das redes de quinta geração está previsto para 2020, no entanto, espera-se que seu pleno funcionamento ocorra por volta de 2025, pelo menos nas principais metrópoles do mundo.

Como funciona a rede 5G?

As redes 5G funcionam por meio de ondas de rádio, assim como as redes móveis das gerações anteriores. No entanto, o espectro coberto pela quinta geração da banda larga móvel é expressivamente maior que os anteriores, espalhando-se entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 GHz.

As antenas da rede 5G serão acopladas às antenas já existentes, que serão adaptadas para funcionar em paralelo com a nova infraestrutura de conexões. Além disso, antenas menores com alcance de poucos metros, como as domésticas, poderão ser instaladas para repetirem o sinal dos dispositivos locais, que será, então, redirecionado para uma estação central. Já as antenas replicadoras, instaladas em postes ou em prédios altos, serão capazes de cobrir distâncias de até 250 m.

Além disso, um mecanismo inteligente das antenas 5G será responsável por focalizar o sinal de rádio em vez de emiti-lo para todas as direções. A direção do foco, por sua vez, será determinada pela demanda de dispositivos que requisitarem conexão com a rede, otimizando, assim, a capacidade de cada antena.

Quais dispositivos utilizarão a rede 5G?

Como toda tecnologia nova, os receptores do sinal 5G serão lançados com preços pouco acessíveis e, com o passar do tempo, ficarão mais baratos. Espera-se que os primeiros dispositivos que usarão de forma plena as redes 5G serão os smarthphones.

Futuramente, espera-se que, à medida que o custo de fabricação diminua, outros dispositivos, como eletrodomésticos e wearables (pulseiras e relógios inteligentes, por exemplo), possam conectar-se à rede. A tendência é que o 5G possa, em um futuro próximo, substituir até mesmo as redes residenciais de Wi-Fi.

Qual é a velocidade máxima da rede 5G?

Estima-se que alguns dispositivos com acesso à rede 5G possam atingir taxas de até 10 GBps de download, um enorme aumento em comparação com a rede 4G.

Quanto custará o acesso à rede 5G?

Toda a infraestrutura para a utilização da rede 5G não sairá barata, no entanto, não se sabe ao certo de quanto deverá ser o investimento para os usuários finais. Estima-se que, na Europa, os custos de instalação da nova infraestrutura de antenas somarão entre 300 e 500 bilhões de euros, um investimento muito grande para potencialidades ainda maiores.

Publicado por: Rafael Helerbrock

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/informatica/rede-5g.htm

Questões.

1. O que é 5G?

2. O que será possível com a rede 5G?

3. Quando poderemos usar a rede 5G/

4. Como funciona a rede 5G?

5. Quais dispositivos utilizarão a rede 5G?

6. Qual a velocidade máxima da rede 5G?

Semana de 19/10 a 01/11 - Eletiva - Professor: Fabio Oliveira

Duração: 4 aulas

Tema: Evolução da tecnologia: Passado- presente- futuro.

Como entregar: O aluno deverá fotografar as atividades respondidas e enviar para o e-mail: fabim10mat@gmail.com ou por whatsapp: pelo grupo da sala. (Entregar até o dia 01/11/20)

Como tirar suas dúvidas: e-mail: fabim10mat@gmail.com ou whatsapp pelo grupo da sala.

Aulas: Centro de mídias SP, Base das Atividades (por data ou link). Acompanhar as aulas no Centro de mídias SP: CMSP

https://www.youtube.com/watch?v=iHv7lGByUHc

Novas tecnologias e o futuro do ser humano.

TRENS ULTRA RÁPIDOS

Empresa apoiada por Elon Musk, o Hyperloop é um sistema de transporte subterrâneo de alta velocidade que está sendo construído e testado atualmente nos Estados Unidos.

Odeia viajar? Imagine seu vagão de trem atravessando um túnel na mesma velocidade que um avião comercial a jato.

O sistema Hyperloop leva passageiros de "trem" viajando

a até 1223,1 km / h através de um tubo de vácuo, impulsionado por ar comprimido

e motores de indução.

A primeira rota planejada irá de Los Angeles a São Francisco. Outra rota está planejando ir de Nova York a Washington D.C. em 29 minutos, em vez das 2 horas e 56 minutos necessários no momento. Os trens ultrarrápidos que passam no subsolo e debaixo d'água podem revolucionar não apenas o transporte público, mas também as viagens internacionais. Imagine poder acelerar de um país para outro no mesmo tempo que atualmente leva para viajar entre cidades.

IMPRESSÃO 3D

Não estamos em um mundo onde existem replicadores de Star Trek em que podemos criar o que quisermos do nada. Mas a tecnologia de impressão 3D está surgindo rapidamente e as empresas já estão experimentando imprimir alimentos!

A impressão 3D também está decolando em outras áreas. Desde a criação de peças de avião e veículo, juntas de substituição para quadris ou peças para um jogo de tabuleiro, ela ainda tem um enorme potencial para mudar nossas vidas nos próximos anos.

Os materiais usados para imprimir também estão evoluindo e agora incluem grafeno "mais leve que o ar", mas 10 vezes mais forte que o aço.

Então podemos esperar um mundo em que possamos imprimir quase qualquer coisa de casa!

Como seria o supermercado por exemplo? Ao invés de comprar a carne no mercado, você irá comprar o código da empresa que vende carne, bastará executar o código na sua máquina e pronto. Muito futurista?

Estamos falando de praticamente todas as indústrias do mundo

passando pela disrupção causada pela indústria da impressão 3D aliada com a

nanotecnologia, desde alimentos até a construção civil.

NANOTECNOLOGIA

A tecnologia no nível nano, ou nanotecnologia, permite uma precisão inacreditável e uma maneira de copiar o trabalho da natureza em seu funcionamento mais básico, mas quão pequeno é um nano?

De acordo com a Iniciativa Nacional de Nanotecnologia, uma folha de papel tem 100.000 nanômetros de espessura e existem 25,4 milhões de nanos em 1 polegada. Um nanômetro é um bilionésimo de metro! Como isso afeta a tecnologia e o futuro?

Em quase todos os campos, a nanotecnologia está sendo usada para inovações em engenharia, dispositivos médicos, imagem, computação e muito mais.

A nanomedicina é uma área que experimenta um crescimento rápido e dramático. Como muitas doenças e distúrbios no corpo ocorrem no nível celular e crescem conforme regido pela formação da composição genética, a nanotecnologia tem a capacidade de tratar na própria raiz da doença, e não depois que ela se espalha por todo o corpo.

Pode ser preventivo e curativo, porque o tratamento atinge os centros de controle mais estreitos e mais minúsculos. Neurocirurgia e terapia gênica são apenas duas áreas dentro dos nanomedicina que são particularmente adequadas à este campo.

Então, será que vai chegar um dia em que o ser humano possa simplesmente viver para sempre? Com robôs microscópicos reconstruindo as suas células, eu não duvidaria.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

E para fechar com chave de ouro, a Inteligência Artificial(IA).

A IA está à nossa volta. Está em máquinas, robôs e até em nossos smartphones. Você encontrará assistentes de voz como Siri, Alexa e Google Assistant já no seu telefone e eles já estão tentando provar até que ponto a IA já chegou. A IA poderia, eventualmente, encontrar seu caminho em coisas como servidores robóticos, escrevendo nossas notícias ou até substituindo representantes de atendimento ao cliente.

Praticamente todas as indústrias do mundo vão ser impactadas com

essa inovação, os transportes com caminhões e carros autônomos, o varejo, a

logística, etc. Vamos apenas esperar que eles não dominem o mundo!

Questões

1. Quais benefícios essas tecnologias podem trazer?

2. Explique sobre os trens balas

3. Explique impressão 3D

4. Explique inteligência artificial

5. Como a nanotecnologia afeta a tecnologia do futuro?

6. Explique nanomedicina.

Semana de 28/09 a 11/10 - Eletiva - Professor: Fabio Oliveira

Duração: 4 aulas

Tema: Evolução da tecnologia: Passado- presente- futuro.

Como entregar: O aluno deverá fotografar as atividades respondidas e enviar para o e-mail: fabim10mat@gmail.com ou por whatsapp: pelo grupo da sala. (Entregar até o dia 11/10/20)

Como tirar suas dúvidas: e-mail: fabim10mat@gmail.com ou whatsapp pelo grupo da sala.

Aulas: Centro de mídias SP, Base das Atividades (por data ou link). Acompanhar as aulas no Centro de mídias SP: CMSP

https://www.youtube.com/watch?v=bORrhdvHxDQ&t=766s

5 tecnologias do futuro que estão ao seu alcance

Com o passar dos anos, “tecnologias do futuro” estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e acessíveis ao consumidor. Os avanços da tecnologia trazem conforto e comodidade para o lar, além da oportunidade de controlar eletrodomésticos e outros aparelhos com o seu smartphone. Hoje falaremos sobre 5 aparelhos futurísticos que estão ao nosso alcance e que podem incrementar a sua qualidade de vida:

Fechadura eletrônica

Talvez o item mais comum dentre os citados aqui hoje, a fechadura eletrônica já faz parte da vida de muitas pessoas. Substituindo as nossas chaves por senhas ou até mesmo impressões digitais, essa fechadura traz uma praticidade sem igual para as residências. Com ela, a preocupação de carregar ou perder o seu molho de chaves é inexistente. Além da comodidade, vale ressaltar que a sua segurança é garantida e até maior que as fechaduras convencionais! É possível encontrar modelos que custam cerca de R$500,00 até R$2.000,00, ou seja, é um investimento consideravelmente acessível.

Chromecast: qualquer TV pode ser Smart

Televisões conectadas na internet já não é algo novo, porém a grande maioria das televisões presentes nas residências ainda não possuem esse recurso. E para solucionar esse problema o Chromecast foi lançado pela google. Essa tecnologia do futuro permite a conexão entre o celular ou notebook e a televisão, utilizando apenas a internet e uma entrada HDMI da sua TV. Ele permite fazer streamings de filmes, vídeos, jogos e muito mais. Ou seja, cumpre muito bem o papel de substituto para televisões smart. Em lojas online é possível encontrar esse aparelho por R$200,00.

Geladeiras conectadas à internet

Imagine você poder controlar a temperatura ideal para sua bebida do seu trabalho, para quando chegar em casa estar perfeita para o consumo utilizando apenas o seu celular. Essas geladeiras de última geração nos permitem isso. O que era visto somente em exposições de tecnologia, hoje já está disponível para o consumidor. Controle de temperatura a distância, compartimentos independentes, vitrine de alimentos e até mesmo a visualização da previsão do tempo são algumas das características dessas novas geladeiras. Além da comodidade, os fabricantes garantem que a conservação dos alimentos foi otimizada ao máximo por um sistema inteligente. O preço ainda varia bastante, porém podem ser encontradas na faixa de R$2500,00.

Forno inteligente: June

Acompanhar o cozimento de algum alimento pela tela do celular é uma grande novidade. June traz a proposta de ser um forno inteligente: conexão com internet, aprender sobre o gosto das pessoas que estão o utilizando, avisar o ponto de cozimento com perfeição, entre outras funções. Na porta de vidro se encontra a interface do usuário, um painel que é muito próximo a um tablet onde é possível controlar as principais funções do forno e até mesmo ver a previsão do tempo. É um equipamento que nos deixa muito próximos do futuro e seus idealizadores apresentam uma grande preocupação com a experiência do usuário. Infelizmente, June ainda não é tão acessível a maioria das pessoas. Uma unidade pode chegar a custar mais de R$10.000,00! Porém, vale o reconhecimento da preocupação com a inovação no cotidiano das pessoas, deixando tarefas domésticas mais fáceis e prazerosas.

Cafeteira programável

O café faz parte da vida do brasileiro e isso não é novidade alguma. Porém, a maneira que o consumimos tende a sofrer algumas alterações. Hoje no mercado já é possível encontrarmos modelos de cafeteiras automáticas e que se conectam com o seu celular por exemplo. E essas inovações vieram para ficar: programar horários, controlar o aparelho a distância, definir parâmetros para o seu café e muito mais. E o mais legal disso tudo, é que cada vez mais surgem aparelhos com essas características, democratizando o acesso a essas tecnologias futurísticas. O preço desses aparelhos varia muito: desde a faixa de R$400,00 até a faixa de R$3.000,00.

Questões.

1) Essas cinco tecnologias do futuro estão realmente ao alcance de todos?

2) Essas tecnologias são acessíveis?

3) Essas tecnologias têm impactos positivos ou negativos no cotidiano dos seres humanos?

4) Sobre o celular pesquise e comente sobre as tecnologias mais atuais!

5) Seria possível tantas evoluções sem o uso dos celulares?

6) Comente e explique sobre o Chromecast.


Semana de 14 a 27/09 - Eletiva - Professor Fabio Oliveira

Duração 4 aulas

Tema Evolução da tecnologia: Passado- presente- futuro.

Como entregar: O aluno deverá fotografar as atividades respondidas e enviar para o e-mail: fabim10mat@gmail.com ou por whatsapp: pelo grupo da sala. (Entregar até o dia 27/09/20)

Como tirar suas dúvidas E-mail: fabim10mat@gmail.com ou whatsapp pelo grupo da sala.


Aulas: Centro de mídias SP, Base das Atividades (por data ou link). Acompanhar as aulas no Centro de mídias SP: CMSP


O impacto das novas tecnologias na sociedade

O mundo está mudando cada vez mais rápido como consequência de um desenvolvimento tecnológico acelerado. Diariamente empresas do mundo inteiro investem pesado em inovação com o objetivo de criar respostas para as necessidades presentes no mercado. As novas tecnologias fazem parte desse processo, mas é importante ressaltar que, mais do que abrir diferentes oportunidades de negócios, elas proporcionam uma verdadeira revolução na sociedade, possibilitando ações antes inimagináveis e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Para ter provas desse fenômeno basta observar o comportamento social, os instrumentos de trabalho, os meios de comunicação e de aprendizado. Todos são diferentes do que eram há alguns anos e parte disso é resultado desse desenvolvimento tecnológico. Com o advento e a popularização da internet, por exemplo, o acesso a uma infinidade de conteúdos sobre os mais diversos temas foi facilitado, proporcionando maior independência na busca por informações.

A importância das novas tecnologias para as pessoas

Os benefícios que as novas tecnologias geram são inúmeros e se estendem a cada um dos setores sociais, desde a área empresarial até a da saúde. Para ilustrar melhor, pense nas competições paraolímpicas. Atletas com diferentes deficiências conseguem ter uma vida normal, praticar esportes e participar de grandes competições, conquistando, inclusive, resultados comparados aos de um atleta sem necessidades especiais.

Este é o caso do alemão Markus Rehm, cuja perna foi amputada na adolescência após um acidente de barco. Em 2015, ele conseguiu a marca de 8,40 m no salto à distância utilizando uma prótese de fibra de carbono. A boa notícia é que essa tecnologia não fica restrita apenas aos esportistas, pois existem tipos de próteses adaptados ao estilo de vida de cada pessoa. Assim, ela pode andar, pular e correr normalmente, realizando movimentos cada vez mais precisos. E o mais importante: participa novamente das atividades sociais.

Em relação à educação, podemos retomar a importância da internet para o acesso ao conhecimento. Quando se pensa nas salas de aulas, ela pode ser uma boa aliada. Deste modo, educadores estão cada vez mais desenvolvendo estratégias de ensino com aplicativos ou softwares para atividades extracurriculares, tornando a aprendizagem mais dinâmica e divertida. Tablets e smartphones são aparelhos que também facilitaram o ensino a distância por meio do e-Learning, quebrando as antigas barreiras geográficas para o acesso à educação.

Um dos grandes destaques atuais são as tecnologias de comunicação. Elas têm revolucionado a troca de informação entre as pessoas, impactando diretamente no comportamento delas em aspectos pessoais e profissionais O contato está mais rápido, fácil e acessível, de modo que fazer reuniões com os participantes que estão em cidades diferentes, por exemplo, não é mais um problema. Tudo pode ser realizado instantaneamente e em poucos cliques.

Além disso, focando mais nos ramos dos negócios, a gestão empresarial está cada vez mais simplificada e de fácil compreensão. O desenvolvimento de softwares hospedados em nuvem, por exemplo, permite armazenar e administrar dados importantes, ajudando os gestores a ter um maior controle do que acontece em seu empreendimento.

Inovar é a resposta para desenvolver novas tecnologias

Estes são apenas alguns exemplos de como as novas tecnologias ajudam na qualidade de vida das pessoas. Mas você sabe o que deve ser feito para desenvolvê-las? A resposta para essa pergunta é: investir em inovação. É por isso que as empresas estão trabalhando na busca por soluções criativas a fim de aprimorar seus produtos e serviços ou mesmo perceber novas possibilidades para suprir as carências ainda não atendidas no mercado.

Inovar significa dar uma utilização prática às novas ideias e viabilizá-las para o uso comercial. É no meio desse processo que as novas tecnologias surgem e, como consequência, as dificuldades e os problemas típicos de determinado momento são superados com um recurso revolucionário. Assim, a criatividade é o combustível para gerar novas ideias. E o resultado disso? A inovação.

E lembre-se: é importante que sua empresa conheça bem seu contexto interno (sua própria realidade) e externo (a sociedade na qual está inserida). Esse conhecimento é obtido a partir de estudos e pesquisas realizados por profissionais especializados e dá a bagagem necessária para desenvolver as soluções corretas e apresentá-las ao mercado, impactando positivamente na sociedade.

Atividades

1. Comente sobre o título do texto” O impacto das novas tecnologias na sociedade”.

2. Qual a importância das novas tecnologias para as pessoas?

3. Qual a importância das novas tecnologias para o ramo dos negócios?

4. Qual a importância das novas tecnologias para a educação?

5. Comente sobre as tecnologias de comunicação.

6. Para a tecnologia é importante inovar?

7. A tecnologia ajuda na qualidade e vida das pessoas? Explique.