3º Bimestre

Olá alunos do 2° ano A, segue em anexo as questões que compõem a lista de recuperação, somente para os alunos que não participaram ativamente dos trabalhos e dinâmicas no decorrer desse período letivo.

A garantia de um bom aprendizado depende da transformação das informações repassadas no aperfeiçoamento da prática, logo esperamos que vocês alunos façam o esforço necessário para aperfeiçoá-la.

Bons Estudos!!

E. E. PROF. AMÉLIA DOS SANTOS MUSA.

Roteiro de estudos dirigidos durante o período de restrição das atividades presenciais devido à pandemia COVID-19

Professor: Pedro da Silva Farias

Componente curricular: Eletiva: projeto estudo do desenvolvimento urbano

desordenado da cidade de ribeirão Preto.

Turma: 2° ano A

Ensino: Médio.

Data para entrega: 25/09/2020 e-mail: psilvafarias@prof.educacao.sp.gov.br

RECUPERAÇÃO.

As questões que compõem essa lista de atividade, representa um apanhado geral do trabalho desenvolvido durante os três bimestre do período letivo, em nenhum momento ela substitui o planejamento e a dinâmica desenvolvida no decorrer dessa trajetória, para os alunos que participaram ativamente, porém proporá de forma resumida uma nova oportunidade aos estudantes, que por inúmeros motivos estiveram ausentes desse processo pedagógico.

A garantia de um bom aprendizado depende da transformação das informações repassadas no aperfeiçoamento da prática, logo esperamos que vocês alunos façam o esforço necessário para aperfeiçoá-la.

Sustentabilidade e crescimento urbano.

Após a visualização do vídeo do IBGE ( link anexado abaixo), Responda:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=am2WOYu4iFc

1. O que são cidades sustentáveis?

2. Qual a relação do capital privado na otimização da aplicabilidade de medidas sustentáveis?

3. Que políticas públicas devem ser adotadas para a gestão de resíduos sólidos? Pesquise.

4. Em relação a mobilidade, deve-se aumentar os corredores verdes e as ciclovias, sem atrapalhar o fluxo de automóveis, na sua opinião, o Brasil tem recursos para serem aplicados?

Cidades inteligentes.

5. Identifiquem as principais características das cidades inteligentes

6. Quais as melhorias trazem para os ambientes urbanos?

7. Apenas o desenvolvimento tecnológico basta, para que essas cidades se tornem inteligentes?

vídeo acessado pelo link http://www.futuraplay.org/video/cidades-inteligentes-i/519305/

Mobilidade urbana sustentável.

8. As calçadas do seu bairro são acessíveis a mobilidade urbana? Elas são adaptadas a cadeirantes e deficientes visuais?

9. Pelo último censo do IBGE a cidade de Ribeirão Preto apresenta 703 mil habitantes, o transporte urbano da cidade é adaptado para atender essa população? Que melhorias deveria apresentar na sua opinião?

10. Que outros transportes poderiam ser adaptados a cidades brasileiras para um bom desempenho, já que nossas vias de acesso foram adaptadas apenas ao transporte rodoviário?

11. Investimentos em ciclovias, malhas ferroviárias, Trens de levitação (VLT) entre outras melhorias, alterariam a atual situação de degaste do sistema de mobilidade das principais metrópoles Brasileiras, que medidas poderiam ser adaptas, para que a situação caótica do transporte urbano pudesse ser amenizada?

Corredores Verdes. (análise do artigo 94 “Identificação das áreas verdes no distrito da barra funda, para a proposta do parque linear Brás-lapa e sua contribuição para uma infraestrutura verde na cidade de São Paulo” da revista USP mobilidade)

12. Quais as vantagens de implantação de corredores verdes na cidade? Explique.

13. A cidade de Ribeirão Preto tem projetos para implantação de corredores verdes, os chamados parques lineares, discorra sobre eles.

14. Segundo o artigo, a principal melhoria para a área Brás-Lapa é a conexão que os corredores verdes podem fazer, integrando praças e parques para facilitar a circulação de pedestres e bicicletas, uma leitura mais atenta, pode se identificar quais os empecilhos para a implantação do projeto?

15. Qual a diferença entre corredores verdes e corredores ecológicos?

Lixo urbano.

16. Qual o mecanismo de funcionamento do sistema inteligente da coleta de lixo? Explique.

17. A cidade de Ribeirão Preto possui coleta seletiva de lixo? A cidade apresenta algum modelo semelhante ao sistema inteligente de coleta?

18. A atividade trás em seu roteiro dados alarmantes sobre a quantidade de lixo produzidos para os anos de 2010 e 2011 sendo que quase a metade desses resíduos (42,44% e 41,94% respectivamente) tiveram destinações inadequadas. Comente sobre os lixões a céu abertos e sobre os aterros sanitário, quais as principais problemáticas para o meio ambiente e particularmente para a principal via de capitação de água de Ribeirão preto, o AQUIFERO GUARANI?

19. O vídeo ratifica a necessidade de automatização da coleta de lixo, para evitar entre outros, os impactos ambientais, através da modernização de seus caminhões coletores e da própria lixeira encaixada no subsolo, essa entre outras funções tem a capacidade de compactar o lixo seletivizado antes de serem recolhidos, qual o propósito dessa etapa?

Link de acesso ao vídeo: https://www.dw.com/pt-br/sistema-inteligente-otimiza-coleta-de-lixo-na-holanda/av-42831807