2A-ART-3BIM


ATIVIDADES DO DIA01 a 14/10

Professora-Lucélia

entregar pelo e-mail lf.lelis@gmail.com , llelis@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo classrrom ripyn3r

duração-4 aulas

Origem do Teatro Grego

O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas, sobretudo, para o Deus Dionísio.

Essa era uma divindade da mitologia grega relacionada às festas, fertilidade e vinho.

Nas celebrações Dionisíacas, que duravam cerca de uma semana, as pessoas bebiam, cantavam e dançavam.

Com o passar do tempo, as festividades foram evoluindo em termos de organização e elaboração, até chegar ao que hoje conhecemos como o teatro com enredo, atores, plateia, encenações, etc.

Inúmeros festivais de teatro fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam vários dias.

Arquitetura do teatro grego


A arquitetura dos teatros gregos possuía como característica marcante as construções ao ar livre, chamados de teatros de arena.

Em forma de meia lua, visando uma melhor acústica, eles possuíam uma grande arquibancada para a plateia.

Na época clássica, diversos teatros foram construídos na Grécia. Merecem destaque o Teatro de Delfos e o Teatro de Dionísio.

Gêneros do teatro na Grécia Antiga

Na Grécia Antiga, o teatro era classificado em dois tipos, a saber:

Tragédia Grega

Do grego, o termo tragédia (tragoedia) é formado pelas palavras, “tragos” (bode) e “oidé”, (canção).

Seu significado é “canção ao bode”, uma vez que nas celebrações a Dionísio (Canto ao Bode), um bode era sacrificado para oferenda e, além disso, os homens se vestiam de sátiros.

Trata-se do gênero teatral mais antigo de todos, o qual estava baseado nas histórias trágicas e mitológicas, como o medo, a morte, o terror.

Ou seja, a tragédia é um gênero artístico que representa uma peça teatral (ou poema) com um final infeliz.

As tragédias gregas eram compostas geralmente por cinco atos. Uma das importantes características que a diferem da comédia eram os personagens.

Assim, na tragédia os personagens eram deuses, reis e heróis, enquanto na comédia eram homens comuns.

Os mais importantes dramaturgos gregos desse gênero foram: Ésquilo, Sófocles e Eurípides.

Vale lembrar que, diferentemente dos jurados nas Comédias, os júris das tragédias eram formado por cinco pessoas importantes da aristocracia.

Comédia Grega

Do Grego, o termo comédia (komoidia), significava um “espetáculo divertido”.

Trata-se, portanto, de um gênero teatral crítico baseado em sátiras, e que abordava diversos aspectos da sociedade grega de maneira cômica.

Vale lembrar que ela era considerada pelos clássicos como um gênero menor em relação à tragédia.

Os júris da comédia não eram aristocratas, como na tragédia. Dessa forma, eles eram formados por três pessoas da plateia.

Para o filósofo grego Aristóteles, a tragédia era um gênero maior visto que representava os homens "superiores". Já a comédia representava os fatos cotidianos e, por isso, era representada por homens "inferiores", ou seja, os cidadãos da Pólis.

Dos dramaturgos desse gênero, destaca-se Aristófanes.

Questões

1-Quem foi Dionísio e qual sua influência no teatro grego?

2-Até hoje existem os teatros de arena ,e sua arquitetura é marcante porquê?

3-são dois tipos de peças teatrais na Grécia antiga, explique cada um.

4-Procure imagens do teatro grego e acrescente nessa atividade.

ATIVIDADES DO DIA 16 A 30/9

Professora-Lucélia

entregar pelo e-mail lf.lelis@gmail.com , llelis@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo classrrom ripyn3r

duração-4 aulas

MODERNISMO NO BRASIL

O modernismo no Brasil teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922, momento marcado pela efervescência de novas ideias e modelos.

Lembre-se que o modernismo foi um movimento cultural, artístico e literário da primeira metade do século XX.

Ele situa-se entre o Simbolismo e o Pós-Modernismo - a partir dos anos 50 - havendo, ainda, estudiosos que considerem o Pré-Modernismo uma escola literária.

Contexto histórico do Modernismo

O Modernismo surge num momento de insatisfação política no Brasil. Isso, em decorrência do aumento da inflação que fazia aumentar a crise e propulsionava greves e protestos.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) também trouxe reflexos para a sociedade brasileira.

Assim, numa tentativa de reestruturar o país politicamente, também o campo das artes - estimulado pelas Vanguardas Europeias - encontra-se a motivação para romper com o tradicionalismo.

Foi a “Semana de arte moderna” que marca a essa tentativa de mudança artística.

Características do Modernismo

  • Libertação estética;

  • Ruptura com o tradicionalismo;

  • Experimentações artísticas;

  • Liberdade formal (versos livres, abandono das formas fixas, ausência de pontuação);

  • Linguagem com humor;

  • Valorização do cotidiano.

As 3 fases do Modernismo no Brasil

1. Primeira Fase do Modernismo (1922-1930)

Nesta fase, conhecida como a "Fase Heroica", os artistas buscam a renovação estética inspirada nas vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo).

Portanto, este período caracterizou-se por ser o mais radical e também, pela publicação de revistas e de manifestos, bem como pela formação de grupos modernistas.

Revistas

Klaxon (1922), Estética (1924), A Revista (1925), Terra Roxa e Outras Terras (1927) e Revista de Antropofagia (1928).

Manifestos

Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924), Manifesto Antropófago (1928), Manifesto Regionalista (1926) e Manifesto Nhenguaçu Verde-Amarelo (1929).

Grupos


. Segunda Fase do Modernismo (1930-1945)

Chamada de "Fase de Consolidação", este momento é caracterizado por temáticas nacionalistas e regionalistas com predomínio da prosa de ficção.

É um momento de amadurecimento. Na década de 30 a poesia brasileira se consolida, o que significa o maior êxito para os modernistas.

Leia também:

3. Terceira Fase do Modernismo (1945-1980)

Conhecida como fase "Pós Modernista", não há um consenso a respeito de seu término.

Isso porque muitos estudiosos afirmam que essa fase termina em 1960, enquanto outros, definem o fim dessa fase nos anos 80.

Há ainda os que consideram que a terceira fase modernista prolonga-se até os dias atuais.

Nesse momento, tem-se um predomínio e diversidade da prosa com a prosa urbana, a prosa intimista e a prosa regionalista.

Além disso, surge um grupo de escritores denominado “Geração de 45”, muitas vezes chamados de neoparnasianos, pois eles buscavam uma poesia


ATIVIDADE

Faça uma pesquisa sobre a "semana de de arte moderna de 1922"


Professora-Lucélia Bignardi

Disciplina-Arte

CONTEÚDO-Artes visuais

Duração-4 aulas

Habilidades-conhecer e entender as artes visuais ,

FOLCLORE BRASILEIRO

Entregar através do e mail ou classrrom

Atividade do dia 1 A 15/9

FOLCLORE BRASILEIRO

Por folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore. As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc. O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação. A palavra folclore tem origem no inglês e é oriunda do termo folklore. Esse termo, por sua vez, foi originário da expressão folk-lore, criada por um escritor chamado William John Thoms, em 1846. Em 22 de agosto de 1846, uma carta de Thoms enviada à revista The Atheneum foi publicada. O termo de Thoms baseava-se em duas palavras: Folk, que significa povo; Lore, que significa conhecimento, saber. Assim, a junção das duas palavras, conforme o próprio Thoms, significa saber tradicional de um povo. A palavra proposta de Thoms não foi adotada logo de imediato e só se popularizou quando surgiu a Sociedade do Folclore em Londres, no final do século XIX. Dentro do folclore poderia incluir-se: 1. Narrativas tradicionais: contos, mitos e lendas populares; 2. Costumes tradicionais: costumes como as festas populares; 3. Crenças e superstições: saberes relacionados à magia, bruxaria etc; 4. Linguagem popular: dialetos falados e os jargões populares. Aqui no Brasil, alguns nomes, como Luís Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Florestan Fernandes, destacaram-se no estudo do folclore. O primeiro congresso realizado no Brasil sobre folclore deuse somente em 1951, sendo realizado no Rio de Janeiro. Um dos debates mais importantes que ocorreram nesse evento foi sobre as características para definir-se o que é folclore, algo que até hoje gera muita discussão entre os especialistas. Características do folclore Origem anônima: Muitos definiram que um elemento para ser considerado folclórico tem de ter origem anônima, mas essa característica tem sido bastante questionada pelos estudiosos; Transmissão oral: O saber que faz parte do folclore de um povo tem de ser transmitido oralmente; Popularização coletiva: Tem que se popularizar na cultura de um povo; Surgimento espontâneo: Os elementos da cultura que formam o folclore surgem de maneira espontânea. ATIVIDADES FAÇA UMA SINTESE DO QUE VOCÊ ENTENDEU POR FOLCLORE. PESQUISE AS DANÇAS FOLCLÓRICAS DE CADA REGIÃO DO BRASIL. FAÇA UM DESENHO FOLCLORICO

Professora-Lucélia Bignardi

Disciplina-Arte

CONTEÚDO-Artes visuais

Duração-4 aulas

Habilidades-conhecer e entender as artes visuais

Entregar através do e mail ou classrrom ripyn3r

Atividade do dia 4 a 17/8

Pintores famosos

FRIDA KAHLO Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana que criou muitos ... Morte: 13 de julho de 1954 (47 anos); Coyoac... Nascimento: 6 de julho de 1907; Coyoacán, Di... Nome completo: Magdalena Carmen Frida Ka... Nacionalidade: mexicana Vicent van gogh Vincent Willem van Gogh (holandês: [ˈvɪnsɛnt ˈʋɪləm vɑn ˈɣɔx] ( Ltspkr.png ouça); Zundert, 30 de março de 1853 – Auvers-sur-Oise, 29 de julho de 1890) ... Morte: 29 de julho de 1890 (37 anos); Auvers-... Nascimento: 30 de março de 1853; Zundert, Br... Nome completo: Vincent Willem van Gogh Movimento estético: Pós-impressionism

atividades

01) Dê um título a cada uma das releituras, respectivamente:


02) Diga de que pintor(a) famoso(a) se trata e como o(a) reconheceu:


03) Pesquise sobre as principais obras de cada um desses pintores a fim de tentar identificar quais foram contempladas nas imagens:


04) O que o olhar de cada um deles demonstra, revela? Que onomatopeia utilizaria para cada um?


05) O que todos eles têm em comum? O que você pensa a respeito disso?


06) Que conselho cada um deles poderia dar, cada qual no seu estilo?


07) De qual dessas imagens você mais gostou? Por quê?