1H-HIS-4BIM

Roteiro 1

Escola Estadual Professora Amélia dos Santos Musa – 4º Bimestre 19/10/2020 a 03/11/2020

Professora: Marlene Martimiano

Conteúdos: Arte bizantina e medieval; Pré-História: conceitos e características.

Habilidades: Reconhecer a dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico; reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais e analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos das várias áreas do saber; Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, à partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história.

Quantidades de aulas: 04 aulas

Como entregar a atividade: Por fotografias, peloe-mail marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, pelo Messenger do Facebook (Marlene Martimiano. Solicite amizade) ou no grupo do Facebook de sua turma.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 14/10 (15h30), 21/10 (15h30), 28/10 (15h30).

Data de entrega: 03/11/2020

1) O que foi a Questão Iconoclasta (726-843) no Império Bizantino?

2) Analise a arte medieval e identifique nas imagens a lógica descrita na frase do bispo Adalberon de Laon: "Na sociedade feudal alguns rezam, outros guerreiam e outros trabalham".



3) Como surgiram as cidades medievais?

4) Esta imagem foi produzida entre 40 e 30 mil anos atrás. Ela nos comunica algo? Se sim, o que ela nos diz sobre a vida dos hominídeos naquele período?

Gruban. CC BY-SA 2.0. Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Algerien_5_0049.jpg Acesso em: 14 out. 2020.


Roteiro 2

04/11/2020 a 17/11/2020

Conteúdos: O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades; Civilizações do Oriente próximo – Mesopotâmia; Civilizações do Oriente próximo – Egito; Democracia e escravidão no mundo antigo e no mundo contemporâneo.

Habilidades: Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história; analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais; Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e as civilizações ao longo da história.

Quantidades de aulas: 04.

Como entregar a atividade: Por fotografias, enviando no e-mail marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (para mim, Marlene Martimiano. Procure esse nome no Facebook e solicite amizade) ou no grupo do Facebook que montei para sua turma; Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 28/10 (15h30); 04/11 (15h30); 11/11 (15h30).

1) Analise o trecho do Código de Hamurábi:

Art. 25 §227 – “Se um construtor edificou uma casa para um Awilum*, mas não reforçou seu trabalho e a casa que construiu caiu e causou a morte do dono da casa, esse construtor será morto.”

*Awilum: homem livre; proprietário de terra independente.

A Lei de Talião estabelecia critérios de igualdade para a aplicação da justiça? Justifique sua resposta.

2) De acordo com representação abaixo, contida no Livro dos Mortos, quais eram as principais atividades econômicas dos egípcios?

Davies, N. G.; Davies, N. Domínio Público. Wikimedia Commons. Disponível em: https:// commons.wikimedia.org/wiki/File

3) Leia o fragmento sobre a escravidão na Grécia Antiga e observe a pintura referente a escravidão no Brasil, do século XIX. Depois responda ao questionamento.

A escravidão na Grécia Antiga era parte do sistema político. A grande maioria dos escritores desse período tratavam a escravidão não somente como algo natural, mas principalmente como necessário. Escravos eram indivíduos de ordem privada, isto é, considerados propriedade de alguém, privados de sua liberdade e forçados à vontade de seu dono. O filósofo Aristóteles, por exemplo, afirmava: “Alguns pretendem que o poder do senhor é contra a natureza, que se é um escravo, e o outro livre, é porque a lei o quer, que pela natureza não há diferença entre eles e que a servidão é obra não da justiça, mas da violência (...) [o escravo] é uma propriedade, parte integrante da família, pois sem os objetos da necessidade é impossível viver e viver bem. Não se saberia, pois conceber lar sem certos instrumentos”. Em sua grande maioria, tornavam-se escravos os povos que eram subjugados na guerra ou, em alguns períodos, por dívidas. Não haviam “profissões” somente de escravos, muitos deles poderiam ser homens letrados ou especializados em funções técnicas. Havia também o escravo no serviço doméstico, trabalhando como administradores públicos, pedagogos, tecelões, etc. Na Grécia Antiga, o fato de ser escravo se relacionava a ausência de direitos políticos. Os escravos não eram cidadãos, não participavam das decisões sobre a cidade, e eram considerados ferramentas de trabalho - manual ou intelectual. ARISTÓTELES. A Política. (Tradução livre). Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bk000426.pdf > Acesso em 05 dez. 2019.

Após ler o fragmento de Aristóteles sobre a escravidão grega antiga, podemos compreender a sua justificava a partir de determinações raciais? A escravidão na Grécia era determinada pela raça dos escravos ou por demandas territoriais? Explique.

Entrega: 17/11/2020

Roteiro 3

Conteúdos: Escravidão – da Antiguidade à atualidade; Política e sociedade na Grécia antiga; O reino dos Francos e o Império Carolíngio; O Feudalismo; O Renascimento Comercial e Urbano.

Habilidades: Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e as civilizações ao longo da história; analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais; Identificar as principais causas e características dos movimentos de migração que caracterizam o processo histórico de ocupação territorial;

Quantidades de aulas: 06.

Como entregar a atividade: Por fotografias, enviando no e-mail marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (para mim, Marlene Martimiano. Procure esse nome no Facebook e solicite amizade) ou no grupo do Facebook que montei para sua turma.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 18/11 (15h30); 11/11 (15h30); 25/11 (15h30); 02/12 (15h30).

1) O que foi a Revolta de Espártaco? Por que ela aconteceu, quem a liderou e como ela terminou?

2) No Brasil existem leis para a proteção da democracia? Se sim, cite uma delas.

3) O que é comitatus e como ele contribuiu para estabelecer as relações entre suserano e vassalos?

4) Como reis, rainhas e a burguesia passaram a se relacionar, possibilitando o nascimento das monarquias nacionais europeias?

Entrega: 04/12/2020