1H-HIS-3BIM

Roteiro 1

Conteúdos: Grécia antiga: Atenas e a democracia; O Império de Alexandre e a fusão cultural do Oriente com o Ocidente.

Habilidades: Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais; Confrontar formas de interações culturais, sociais e econômicas em diferentes contextos históricos.

Quantidades de aulas: 04

Como entregar a atividade: Por fotografias, enviando no email marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (para mim, Marlene Martimiano. Procure esse nome no Facebook e solicite amizade) ou no grupo do Facebook que montei para sua turma.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 22/07 (15h30); 05/08 (14h).

O que o aluno deve fazer:

1) Sobre as reformas de Sólon, pesquise e responda:

a) Qual grupo social foi atendido e privilegiado por elas?

b) Qual reivindicação dos camponeses não foi atendida?

2) Uma democracia imperfeita

Chama-se democracia, porque não são os poucos mas os muitos que governam. Se consultarmos nossas leis, elas prescrevem uma justiça igual para todos a despeito de suas diferenças individuais”.

A expressão “diferenças individuais”, no texto atribuído a Péricles, refere-se a:

a) Gênero

b) Condição social e material

c) Origem familiar

d) Origem local

3) Qual estratégia Alexandre Magno (ou Alexandre, “O Grande”) utilizou com os povos conquistados?

Entrega: até dia 10/08/2020



Roteiro 2

Conteúdos: A Civilização Romana: origens e república romana.

Habilidade: Reconhecer a dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico;

Quantidades de aulas: 02

Como entregar a atividade: Por fotografias, pelo email marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (Marlene Martimiano. No Facebook, solicite amizade) ou no grupo do Facebook de sua turma.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 12/08 (15h30).

O que o aluno deve fazer:

Sobre a sociedade da Roma antiga, pesquise como eram eleitos e as funções políticas de cada um dos grupos sociais abaixo naquela época:

1) Cônsul:

2) Magistrado:

3) Senador:

4) Ditador:

5) Censor:

6) Tribuno da Plebe:

Entrega: até dia 21/08/2020


Roteiro 3

Conteúdos: Política e sociedade na República Romana.

Habilidade: Reconhecer a dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico;

Quantidades de aulas: 08 aulas.

Como entregar a atividade: Por fotografias, pelo email marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (Marlene Martimiano. No Facebook, solicite amizade) ou no grupo do Facebook de sua turma.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 02/09 (15h30).

O que o aluno deve fazer:

Leia o fragmento abaixo para realizar a atividade proposta:

A questão da distribuição agrária é um problema bastante complexo, não apenas na atualidade. Durante o período republicano de Roma, o tribuno da plebe Tibério Graco propôs em 133 a.E.C. uma lei regulamentando o uso das terras públicas que, segundo ele, deveriam ser distribuídas entre os pobres e os sem-terra de Roma. Seu principal objetivo era melhorar a vida dos plebeus que serviam no exército romano como legionários; após o serviço militar, muitos deles se viam empobrecidos e sem suas terras, tomadas pelos ricos na sua ausência. A proposta de reforma agrária de Tibério era uma afronta aos patrícios ricos e ele acabou sendo assassinado. Seu irmão, Caio Graco, retomou a discussão, quando eleito no intuito de beneficiar os mais pobres e acabou tendo o mesmo destino.

Fonte: Caderno do aluno 2, vol. 2.; p. 59.

Elabore um anúncio publicitário!

O anúncio publicitário é um gênero textual que chama a atenção para determinado produto que será vendido. Neste caso, você deverá utilizar a sua criatividade para divulgar uma ideia! Para tanto, imagine que você é ou um(a) patrício(a) ou um(a) plebeu(ia) e deverá defender ou rechaçar as propostas de Tibério e Caio Graco.

Passo a Passo:

Escolha um dos posicionamentos sobre a reforma agrária na Roma Republicana (a favor ou contra);

Escolha a forma de exposição. Você poderá usar cartolina, folha sulfite ou elaborar pequenos bilhetes. Lembre-se que, quanto mais criativo(a) você for, mais pessoas serão atingidas por sua propaganda;

Elabore o documento, priorizando frases de impacto e imagens. Não se esqueça do contexto em que seu anúncio está inserido;

Envie para a professora!

Entrega: até dia 14/09/2020

Roteiro 4 Avaliação 3º Bimestre

Conteúdos: A civilização romana e as migrações bárbaras; Império Bizantino e o mundo árabe e os francos e o Império de Carlos Magno.

Habilidades: Reconhecer a dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico; reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais e identificar as principais causas e características dos movimentos de migração que caracterizam o processo histórico de ocupação territorial.

Quantidades de aulas: 08 aulas

Como entregar a atividade: Por fotografias, peloe-mail marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, pelo Messenger do Facebook (Marlene Martimiano. Solicite amizade) ou no grupo do Facebook de sua turma.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 09/09 (15h30), 16/09 (15h30), 23/09 (15h30) e 30/09 (15h30).

1) (Unicamp-SP)

Após a tomada e o saque de Roma pelos visigodos, em 410, pagãos e cristãos interrogaram-se sobre as causas do acontecimento. Para os pagãos e cristãos, a resposta era clara: foram os maus princípios cristãos, o abandono da religião de Roma, que provocaram o desastre e o declínio que se lhe seguiram. Do lado cristão, a queda de Roma era explicada pela comparação entre os bárbaros virtuose os romanos decadentes: dissolutos, preguiçosos, sendo a luxúria a origem de todos os seus pecados.”

Adaptado de: LE GOFF, Jacques. Decadência. In: História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990, p. 382-385.

Identifique no texto duas visões opostas sobre a queda de Roma.

2) Descreva as principais diferenças religiosas e políticas entre a Igreja Católica do Oriente (Igreja Ortodoxa Grega) e a Igreja Católica Apostólica Romana.

3) (UFPA) Para o historiador Le Goff

“A grandiosa construção carolíngia, com efeito, ia durante o século IX desagregar-se rapidamente sob os golpes conjugados dos inimigos exteriores – novos invasores e dos agentes de fragmentação internos [...]”

LE GOFF, J. A civilização do Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1984. P. 71.

O processo de fragmentação interna do império carolíngio, aludido pelo historiador, refere-se à própria forma de governo e às relações de poder do império instauradas por Carlos Magno, fundadas em razão de vários fatores, entre os quais, a

a) Doação de terras a seus vassalos como forma de retribuição pelo auxílio militar prestado (...); o que esfacelou o poder do imperador nos territórios conquistados.

b) Distribuição de foros e tenças aos seus vassalos, em troca da participação nas guerras de reconquista da França do poder dos muçulmanos, (...).

c) Doação de terras em sesmarias aos marqueses, responsáveis pela segurança militar das fronteiras do Império (...).

d) Distribuição de benesse e favores na Corte Carolíngia, (...), tornando-se Terceiro Estado francês.

e) Doação de terras e benefícios a indivíduos de quem o imperador esperava fidelidade, o que incitou, por sua vez, a multiplicação das redes de vassalagem com vistas à garantia de ajuda militar.

Data de entrega: 02/10/2020



Recuperação 3º Bimestre

Professora: Marlene Martimiano

Turma(s): 1º H

Disciplina: História

Conteúdos: Grécia antiga: Atenas e a democracia; O Império de Alexandre e a fusão cultural do Oriente com o Ocidente; A Civilização Romana: origens e república romana; Política e sociedade na República Romana; A civilização romana e as migrações bárbaras; Império Bizantino e o mundo árabe e os francos e o Império de Carlos Magno; Feudalismo.

Habilidades: Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais; confrontar formas de interações culturais, sociais e econômicas em diferentes contextos históricos; reconhecer a dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico; reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais e identificar as principais causas e características dos movimentos de migração que caracterizam o processo histórico de ocupação territorial.

Quantidades de aulas: 18.

Como entregar a atividade: Por fotografias, pelo e-mail marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (Marlene Martimiano. No Facebook, solicite amizade) ou no grupo do Facebook de sua turma.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

1) Descreva o que foi a democracia ateniense e seu funcionamento.

2) Que estratégias Alexandre, “o Grande”, utilizava para conquistar e dominar os helênicos?

3) Como ocorreu o confronto entre patrícios e plebeus em Roma? Quais foram as consequências desse conflito?

4) Por quê os romanos chamavam de “bárbaros” os povos germânicos que dominaram seu império ocidental?

5) O que foi e o que defendia o Código de Justiniano?

6) Defina o que é relação de suserania e vassalagem.

Data de entrega: 27/10/2020