PROFESSORA: Lívia
Enviar no Email: andrade.lac@hotmail.com ou whatsapp: 993101851
HORAS DE ESTUDO 3 horas QUANTIDADE DE AULAS 4 aulas OBJETIVO Compreender que a produção artística também é um reflexo da sociedade e dos acontecimentos históricos.
O que deve ser realizado pelo aluno?
· Copiar no caderno apenas as atividades, os textos não.
· Sempre escrever o nome completo e a série (seja no caderno ou no email)
MÚSICA E HISTÓRIA
Mês de setembro! Algo me passou despercebido para a atividade passada, porém, é algo que marcou a história mundial: os “atentados de 11 de setembro”!
Foram os atentados terroristas que assombraram os EUA no dia 11/09/2001, causando a queda das “Torres Gêmeas”. Esse fato fez com que os Estados Unidos invadissem o Afeganistão, onde estava o comando do grupo terrorista Al Qaeda (liderado por Osama Bin Laden, que articulou o atentado). Depois, continuando com a “guerra contra o terror”, os EUA declararam guerra ao Iraque, que era liderado pelo ditador Saddam Hussein.
Breve resumo: Guerra do Afeganistão opôs, inicialmente (de outubro a novembro de 2001), os Estados Unidos ao regime talibã. A invasão do Afeganistão, liderada pelos americanos, teve início em 7 de outubro de 2001, à revelia das Nações Unidas, que não autorizaram a invasão do país. A invasão marcou o início da guerra contra o terrorismo, declarada pelo governo Bush, após os atentados de 11 de setembro.
A Guerra do Iraque foi um conflito que começou no dia 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque, por uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos. Esta fase do conflito foi encerrada no dia 18 de dezembro de 2011 com a retirada das tropas americanas do território iraquiano após oito anos de ocupação.[32] O conflito aconteceu no contexto da Guerra ao Terror, lançada pelo presidente americano George W. Bush após os atentados de 11 de setembro de 2001.
Agora, onde entra a música nisso? Bom, foi um momento em que vários artistas, tanto estadunidenses quanto de outros países, se manifestaram contra essas guerras. Daí, várias canções foram criadas, e este é o ponto dessa atividade. Selecionei apenas duas músicas criadas durante esse período de “guerra contra o terror”.
Obs: Caso queira saber mais, por exemplo, a banda Green Day gravou um álbum inteiro que traduz um pouco do sentimento durante esses anos “pós 11 de setembro”. O álbum é o “American Idiot” (nome bem sugestivo). Há muitos outros exemplos, porém, este é um dos mais diretos.