1E-ART-4BIM

Alunos não enviarei atividade em novembro ,deixando espaço para voces realizarem as APPS, darei pontos para quem as fizer ok


PROFESSORA LUCELIA

ARTE

QUARTO BIMESTRE

ATIVIDADE DO DIA 1 a 15/12

HABILIDADE-DESENVOLVER POTENCIAL CRIATIVO


CRIAR UMA COMPOSIÇÃO PLASTICA ,DESENHO,ESCULTURA OU TRABALHO MANUAL SOBRE O TEMA DE NATAL

PROFESSORA LUCELIA

ARTE

QUARTO BIMESTRE

DE 19 A 30/10

História do Teatro no Brasil – Origem, características e curiosidades

A história do teatro no Brasil surgiu no século XVI, quando o Brasil se tornou colônia de Portugal, tendo como objetivo catequizar os índios.

A história do teatro no Brasil tem início, no século XVI, quando o país passou a ser colônia de Portugal, já em 1554. Com a chegada dos padres jesuítas ao território nacional, os índios começaram a ser catequizados. Os jesuítas trouxeram, junto à catequização, influências culturais, como a literatura e o teatro.

Dessa forma, a teatralização teve início como instrumento pedagógico, sendo, o principal objetivo, educar religiosamente os índios. Junto ao instrumento pedagógico, foi inserida a música e a dança, já praticada pelos indígenas.

Sendo assim, os jesuítas utilizaram elementos da cultura indígena e perceberam no teatro o método mais eficaz como instrumento de civilização. O teatro brasileiro, especificamente, só veio a se materializar com o início do Romantismo no país, por volta de 1838.

O período foi impulsionado por pessoas, como Martins Pena – um dos pioneiros com as comédias de costumes; Artur Azevedo, Gonçalves Magalhães, João Caetano e os escritores Machado de Assis e José de Alencar.

História do Teatro no Brasil

Toda a histórica construída, até então, ficou abalada na época da ditadura militar. Assim, entre 1937 e 1954, o teatro só continuou, apesar das circunstâncias, por conta da ideologia populista e do teatro de revista.

A história do teatro no Brasil começa a sofrer mudanças com o golpe militar de 64. Atores e diretores de teatro viram seus trabalhos sendo censurados e, muitas vezes, os artistas eram impedidos de trabalhar. Por conta da censura, muitos artistas se viram obrigados a abandonar os palcos e procurar abrigo em outros países.

Outro período importante foi quando Paschoal Carlos Magno fundou o Teatro do Estudante no Brasil. Em 1948 é fundado pelo italiano Franco Zampari o teatro brasileiro de comédia, conhecido como TBC. O teatro era conhecido por produzir peças da burguesia para a burguesia.

Já em 1957 surge o Teatro de Arena, em São Paulo. O surgimento foi a porta de entrada para muitos artistas amadores iniciarem no teatro profissional. Com isso, os artistas se especializaram, se tornando grandes nomes do mundo artístico nacional.

Um dos nomes que mais se destacaram no início do teatro brasileiro, no século XVI, foi o do padre José de Anchieta. Naquela época, o teatro era constituído por peças apresentadas em colégios, igrejas e praças. As encenações refletiam a vida dos santos e as histórias religiosas do catolicismo.

Em seguida, no século XVII, o teatro jesuítico começa a desaparecer das apresentações. Assim, era possível ver os temas religiosos sendo encenados em momentos muito específicos, como comemorações religiosas ou cívicas. Nesse sentido, começa a surgir um teatro influenciado pelos espanhóis, surgindo, assim, diversos autores.


QUESTÕES

1-ONDE ESTA A SEMELHANÇA ENTRE O TEATRO GREGO E O NACIONAL?

2-O TEATRO BRASILEIRO TEVE INICIO COM QUAL FINALIDADE?

3-QUANDO E ONDE SURGIU O TEATRO DE ARENA?