9B-HIS-4BIM

Escola Estadual Professora Amélia dos Santos Musa – 4º Bimestre - 19/10/2020 a 03/11/2020

Professor(a): Marlene Martimiano

Turma(s): 9ºA/9ºB/9ºRC

Disciplina: História

Conteúdos: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.

Habilidades: (EF09HI01)Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil; (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive; (EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia, identificando o papel dos principais movimentos nacionalistas nas lutas de independência.

Quantidades de aulas: 12.

Como entregar a atividade: Por fotografias, enviando no email marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (para mim, Marlene Martimiano. Procure esse nome no Facebook e solicite amizade) ou no grupo do Facebook que montei para sua turma.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 21/10 (15h30); 28/10 (15h30); 06/05 (14h45 e 15h30).

1) Analisando a Proclamação da República, a historiadora Magali Gouvêia Engel observou:

[...] Segundo Aristides Lobo, numa frase que ficou famosa, o “povo” assistiu à proclamação da República completamente “bestializado”. Mas, como bem observou José Murilo [de Carvalho], mais do que “bestializado” o povo foi “bilontra” (esperto), já que, de algum modo, percebeu o sentido histórico de um ato que mudava o regime, mas mantinha a exclusão e a desigualdade na sociedade [...]. como intuíra um dos maiores personagens machadianos no romance Memorial de Aires, com o advento da República, “nada se mudaria; o regime, sim, era possível, mas também se muda de roupa sem trocar de pele”. [...]

ENGEL, Magali G. Republicanismo. In: VAINFAS, Ronaldo (Org.) Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). RJ: Objetiva, 2002. P. 633.

a) Segundo a autora do texto, o povo assistiu à Proclamação da República bestializado ou foi bilontra? Justifique.

b) Qual é o significado de “também se muda de roupa sem trocar de pele”?

2) Revolta da Vacina. Charge publicada na revista O Malho. Na cena representada, Oswaldo Cruz é enforcado. Era uma ironia ao fato de o Judiciário ter suspendido a obrigatoriedade da vacina. Rio de Janeiro, 1905.

Argumentos a favor da vacina obrigatória

  1. A varíola matava mais de 4 mil pessoas todos os anos no Rio de Janeiro.

  2. A vacinação obrigatória tinha sido adotada com sucesso na Europa.

Argumentos contra a vacina obrigatória

  1. Cada pessoa deveria ter o direito de escolher se queria ser vacinada ou não.

  2. Os soros e os funcionários da saúde não eram confiáveis; os policiais usariam a força para vacinar as pessoas.

Que argumentos você considerou mais pertinentes?

3) Pesquise as biografias de Mahatma Gandhi e Nelson Mandela. Quais são as semelhanças e diferenças da postura de ambos sobre a “desobediência civil” na Índia e na África do Sul? Quais foram suas consequências?

Data de entrega: 03/11/2020


Roteiro 2

Conteúdos: Guerra Fria – confronto entre dois mundos e seus desdobramentos na Ásia e na África; A descolonização Afro-asiática.

Habilidades: (EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses; (EF09HI34) Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.

Quantidades de aulas: 08.

Como entregar a atividade: Por fotografias, enviando no e-mail marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (para mim, Marlene Martimiano. Procure esse nome no Facebook e solicite amizade) ou no grupo do Facebook que montei para sua turma.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 21/10 (15h30); 28/10 (15h30); 06/05 (14h45 e 15h30).

1) Quais foram as consequências da divisão da Alemanha (ocidental e oriental) e da construção do muro de Berlim para o andamento da Guerra Fria e para o mundo?

2) Leia os fragmentos sobre o Consenso de Washington e responda:

Consenso de Washington

O Consenso de Washington é uma lista de recomendações elaboradas em 1989 por economistas de instituições financeiras situadas em Washington D.C., como o FMI e Banco Mundial, voltadas para a ampliação do neoliberalismo nos países da América Latina. Seguir essas recomendações era obrigatório para os países que quisessem receber ajuda financeira dessas instituições.

Entre essas recomendações estão:

● Disciplina fiscal: cortar gastos e eliminar ou diminuir as suas dívidas, reduzindo custos e funcionários, terceirizando serviços, diminuindo as leis trabalhistas e o valor real dos salários

● Abertura comercial: reduzir das tarifas alfandegárias para proporcionar o aumento das importações e das exportações

● Reforma fiscal: diminuir os impostos para as grandes empresas

● Política de Privatizações: Transferir as empresas estatais para a iniciativa privada tanto em áreas comerciais quanto nas áreas de infraestrutura [Consenso de Washington. Brasil Escola. Disponível em: Acesso em: 29 out 2020. PENA, R.F.A. Consenso de Washington. Mundo Educação. Disponível em: Acesso em: 29 out 2020.]

Colômbia nos anos 1990

A década de 1990 foi a pior para o crescimento econômico da Colômbia dentre as últimas três ou quatro décadas. Um dos motivos foi o aumento das importações, que prejudicou o mercado interno. O setores industrial e agrário foram severamente afetados pela forte concorrência internacional, o que diminuiu sua participação no PIB e fez com que fosse diminuída a oferta de empregos. A implantação dos postulados neoliberais levou a uma série de reformas na Colômbia (políticas, econômicas e sociais). No entanto, essas reformas deixaram resultados bastante insatisfatórios, já que deixaram a economia instável e levaram a conflitos mais intensos. Tudo isso resultou em profunda crise entre 1998 e 1999.

[URIBE, Ramiro. La economia colombiana en la década de los noventa: dilema entre el mercado interno y el mercado internacional. In: Ensayos de Economia, 2001. Disponível em: Acesso em: 07 dez. 2018 ZAPATA, Carlos. Reformas económicas, políticas y sociales en Colombia en la década de los 90. Disponível em: Acesso em: 07 dez. 2018]

O programa “Agenda Venezuela”

O programa de ajuste estrutural implementado por Caldera em abril de 1996 foi chamado de "Agenda Venezuela". [...] Dentre suas medidas destaca-se a redução dos gastos sociais, a abertura do setor petroleiro ao capital internacional, a privatização de empresas estatais, como a telefonia, e a liberalização de preços, o que levou ao aumento exponencial da inflação, que atingiu 103,2%, obstaculizando o consumo da população pobre, a qual em final de 1996 era de 86%, sendo a em situação de pobreza crítica em cerca de 65%.

[WILHELM, Vandiana. A Trajetória do Neoliberalismo na Venezuela e sua Conjuntura Atual: uma análise das políticas governamentais desencadeadas a partir do ano de 1998. In: Rebela: revista brasileira de estudos latino-americanos. v. 1, n. 2, out. 2011. Disponível em: Acesso em: 07 dez. 2018.]

Os programas de austeridade fiscal argentinos

Menem e De la Rua implementaram programas de austeridade fiscal, envolvendo aumentos de tributos e cortes de gastos do governo. A combinação de juros em alta e ajustes de ordem fiscais agravou a recessão e o desemprego, sem restabelecer a “confiança dos mercados”. Até porque a recessão, o desemprego e as elevadas taxas de juros impossibilitaram o controle do déficit fiscal e ampliaram a dívida pública. Praticamente todos os setores da indústria nacional foram desmantelados, através do estrangulamento financeiro (os juros cobrados pelos bancos nacionais chegavam a ser até 4 vezes maiores do que a média mundial) e da abertura de mercado lastreada pela paridade peso-dólar. Muitas empresas de capital argentino foram incorporadas por grandes multinacionais estrangeiras e outras foram levadas a fechar as portas.

[FERREIRA, Lucas; NAPOLEÃO, Fábio. Um balanço da economia argentina nos anos 1990/2000: do retrocesso ao crescimento. Disponível em: . Acesso em: 07 dez. 2018]

De acordo com os textos a Colômbia, a Venezuela e a Argentina seguiram as recomendações estabelecidas pelo Consenso de Washington? Quais foram as consequências para cada país?

Entrega: 17/11/2020

Roteiro 4 - 23/11/2020 a 10/12/2020

Conteúdos: Crises do sistema capitalista, totalitarismos e conflitos mundiais; As experiências ditatoriais na América Latina (I, II e III); Transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais; O século XXI: pluralidade, diversidade e conflitos na atualidade.

Habilidades: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações; (EF09HI29) e (EF09HI30) Descrever, analisar e comparar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos (econômicos, sociais, de censura e repressão) e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras; (EF09HI27) Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais, sociais e tecnológicas ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização; (EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.

Quantidades de aulas: 11.

Como entregar a atividade: Por fotografias, enviando no e-mail marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (para mim, Marlene Martimiano. Procure esse nome no Facebook e solicite amizade).

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 06/11 (14h); 11/11 (15h30); 18/11 (15h30); 25/11 (15h30); 27/11 (14h).


1) Pesquise e cite 3 características dos regimes totalitários (ou do totalitarismo).

2) Escolha 01 país entre Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Paraguai, realizem a pesquisa e análise destacando os seguintes aspectos:

- Antecedentes no país;

- Período de vigência da ditadura e dos seus governantes;

- Participação dos EUA e relação com os governos ditatoriais;

- Grupos de resistência no combate ao regime ditatorial;

- A resistência expressada nas artes plásticas e/ou música e/ou teatro;

- Processo de democratização: anistia ou responsabilização dos envolvidos no regime.

3) Apresente uma reportagem cotidiana que exemplifique:

· um crime de racismo:

· um crime de injúria racial:

Lembrando que: “Enquanto a injúria consiste em ofender a honra de alguém se referindo a elementos de raça, cor, etnia, religião ou origem, com pena de um a três anos e multa, o crime de racismo atinge um grupo de indivíduos, discriminando a integralidade de uma raça, é inafiançável e imprescritível.” Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/15/injuria-racial-pode-ser-classificada-como-crime-de-racismo#:~:text=Enquanto%20a%20inj%C3%BAria%20consiste%20em,ra%C3%A7a%2C%20%C3%A9%20inafian%C3%A7%C3%A1vel%20e%20imprescrit%C3%ADvel

Entrega: 04/12/2020