9B-ART-4BIM


Disciplina: ARTE

Turma: 9º ano A, B e C

Professora: Solange

Entregar até dia: 30/10

Como fazer: SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

A arte em contexto de arte, não existe regras nem limites para ideias e imaginação.

Quando falamos de arte, falamos de liberdade, de sentimentos e sensações, onde nos leva a um mundo só nosso, é um lugar especial que só entra quem deixarmos.

Fazer arte é algo íntimo, que muitas vezes nos prende e nos conduz a lugares inesperados, que só quem tem coragem viaja até lá.

Fazer arte é apenas para corajosos!

A proposta da atividade é desenvolver uma colagem ou desenho que se aproprie de outras situações envolvidas.

A colagem se tem mais opções para realizar um trabalho com mais cores e detalhes e muito mais rápido.

Estou enviando algumas imagens como exemplos, pode ser realizada no caderno de desenho ou em qualquer outra folha de sua preferência.

Lembrando que são apenas exemplos, não é para copiar as imagens abaixo.

BOM TRABALHO, ESTOU ANSIOSA PARA VER TODOS…BEIJOS...

PS: PODEM ME CHAMAR NO PRIVADO...

Disciplina: ARTE

Turma: 9º ano A, B e C

Professora: Solange

Entregar até dia: 20/11

Como fazer: SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO


Leia o texto: As Fases das Esculturas, na sequencia escreva uma pequena dissertação de no mínimo 15 e no máximo 30 linhas, atentando se para as seguintes perguntas:

1- Qual a importância da escultura na história da humanidade?

2- Você acredita que nos dias atuais poderíamos exclui-las da nossa sociedade ou isso é impossível?

Na sequencia responda as questões abaixo baseado no que você leu e se necessário faça pesquisa sobre esculturas para responder as respostas.

Texto: As Fases das Esculturas

Escultura é a arte que se expressa pela criação de formas em volumes ou relevos através da modelagem de diversos materiais.

A Escultura Grega foi uma das importantes manifestações artísticas do mundo grego que influenciou diversas civilizações posteriores. Para a composição das obras, os principais materiais utilizados eram mármore, bronze, pedra, madeira e terracota argila entre outros.

Elas foram primordiais para o cumprimento de ordens religiosas, políticas e ornamentais as quais representavam e glorificam, sobretudo, deuses, heróis, musas e atletas.

Além disso, a escultura grega recebe grande influência dos modelos egípcios, cretenses e mesopotâmicos.

Dentre elas se destacam as principais características:

Busca da Beleza Física

Representação do corpo humano

Naturalismo e idealismo das formas

Movimentos e detalhes

Volume e simetria

Perspectiva e proporcionalidade

Temas mitológicos

Na Pré-história: A escultura tinha a predominância da figura feminina.

Clássica grega: Apresentam realismo e leveza. São figuras humanas que parecem se movimentar, mesmo sendo feitas de pedra.

Alto relevo da idade média: dentro da cultura do cristianismo, passam a serem mais simbólicas, ligadas a representação de santos.

Renascentista: Traz de volta as formas mais próximas do real, voltando a ideia dos antigos gregos. Exibe ate uma relação matemática em que as proporções do corpo são estudadas e seguidas na criação.

Barroco: as formas são mais volumosas, com o objetivo de retratar maior movimento em uma expressão grandiosa e dramática.

Rococó: surge na corte francesa e é uma criação do barroco, com mais informalidade e exuberância, evitando o drama e exaltando a alegria e a passionalidade.

Neoclássica: retomada da arte antiga, especialmente a grego romana, considerada modelo de equilíbrio, clareza e proporção.

Moderna: nela surgem inúmeras possibilidades, desde esculturas mais figurativas, até as mais expressionistas, abstratas e tantas outras tendências.

Contemporânea: abandona a ênfase da tridimensionalidade e dos matérias tradicionais. Representa a liberdade de expressão do artista.

Perguntas

A escultura a grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história, permaneceram as esculturas dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (FARTHING, 2011).

Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.

I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.

II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.

III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.

IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.

V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som.

( ) Escultura Moderna.

( ) Escultura Pré-histórica.

( ) Escultura Clássica.

( ) Escultura Gótica.

( ) Escultura Egípcia.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

a) V, IV, III, II, I.

b) I, II, III, IV, V.

c) V, III, IV, I, II.

d) III, IV, V, II, I.

e) IV, V, II, III, I.

Bons estudos!

Professora Solange


Disciplina: ARTE

Turma: 9º ano A, B e C

Professora: Solange

Entregar até dia: 20/11 a 04/12

Como fazer: SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO


Observe o quadro abaixo, que tem o nome(O LAVRADOR DE CAFÉ ) de Candido Portinari, na sequencia leia a analise da obra e baseando se em sua observação, reescreva a analise como você a vê. Você tem ate dia 04/12 para enviar a atividade no privado ou no email.

zap 988055458

email: lspl.rib@mail.com



O lavrador de café


O lavrador de café

O quadro pintado em 1934 por Portinari tornou-se uma de suas mais famosas obras. Nele, temos um trabalhador negro - típico das fazendas de café do século vinte, com uma enxada nas mãos e plantações ao fundo. Na pintura, o modelo aparece com os braços e pés maiores que o resto do corpo, o que demonstra a aproximação de Portinari com o expressionismo. Essa deformação das figuras era traço marcante do pintor, representava a sua necessidade de valorizar o trabalhador brasileiro e, ao mesmo tempo, demonstrar a figura dramática e comovente do negro, marcado pelo sofrimento do trabalho duro nas fazendas. Ao lado do lavrador, no quadro, temos uma árvore decepada, símbolo do desmatamento que já começara naquela época, extinção da fauna e flora brasileira, da qual Portinari sempre foi admirador dando a ela, inclusive, espaços em suas mais variadas obras. Ao fundo temos os pés de café, que já estão indo em direção ao local de escoamento, encontrando-se também com os montes de grãos também ao fundo, o que denota a superprodução da época, neste sentido, o olhar do lavrador parece ser também expressivo, como quem compreende o desmatamento, a exploração e devastação da flora.



Avaliação Diagnóstica

Data da entrega de 07 a 18 de Dezembro

Será composta por cadernos de prova para Língua Portuguesa e para Matemática e destinada a todos os estudantes do 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.

buscar a prova a secretaria da escola.