8A-HIS-4BIM

Escola Estadual Professora Amélia dos Santos Musa – 4º Bimestre 19/10/2020 a 03/11/2020

Professora: Marlene Martimiano

Turma(s): 8ºA/8ºB

Disciplina: História

Conteúdos: Imigração europeia no Brasil – século XIX; Brasil – Movimento abolicionista; Iluminismo e Liberalismo; Revolução Francesa e seus desdobramentos; Independência da América Latina.

Habilidades: (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil; (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo; (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Quantidades de aulas: 12.

Como entregar a atividade: Por fotografias, pelo email marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (Marlene Martimiano. No Facebook, solicite amizade) ou no grupo do Facebook de sua turma, pelo envio de arquivos.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 30/09 (11h15);

1) O que motivou a imigração de trabalhadores europeus para o Brasil no século XIX?

2) Desenvolva um desenho ou uma colagem e uma minibiografia sobre um (1) dos personagens históricos a seguir:

· Acotirene

· Aqualtune

· Cunhambebe

· Dandara

· Esperança Garcia

· Francisco José do Nascimento

· Manuel Congo

· Mariana Crioula

· Sepé Tiaraju

· Teresa de Benguela

3) Sobre o liberalismo econômico, escreva:

a) Seus princípios básicos:

b) Seus principais defensores:

4) Nem tão livres, nem tão iguais

[...] Na França do Iluminismo, o que está em questão é o estatuto político e social do homem, cuja existência depende das relações estabelecidas com os outros homens. Ser livre, nesse sentido, é ser livre relativamente aos outros, de acordo com as leis da sociedade. Ideia que permanece na sabedoria popular: ‘Minha liberdade termina onde começa a do outro’. Eis uma noção elementar de justiça.

KAWAUCHE, Thomaz M. Nem tão livres, nem tão iguais. Revista de História da BN, RJ, ano 9, n. 104, p. 30-31, maio. 2014.

“Minha liberdade termina onde começa a do outro.” A partir da frase em destaque é possível concluir que no contexto da Revolução Francesa ser livre:

a) É ser dependente do outro.

b) É ser igual ao outro.

c) Envolve respeito ao outro.

d) É ser solidário ao outro.

Entrega: até dia 03/11/2020


Roteiro 2

Conteúdos: Independência da América; Resistências indígenas e africanas nas Américas.

Habilidades: (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas; (EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.

Quantidades de aulas: 08.

Como entregar a atividade: Por fotografias, pelo email marlenemartimiano@prof.educacao.sp.gov.br, no Messenger do Facebook (Marlene Martimiano. No Facebook, solicite amizade) ou no grupo do Facebook de sua turma, pelo envio de arquivos.

Como tirar dúvidas: Whatsapp (16) 988263226, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Aulas do Centro de Mídias bases da atividade (por data ou link): 04/11 (11h15); 06/11 (09h45).

1) Analise a seguinte fonte histórica:

Carta da Jamaica

“Desejo, mais que qualquer outro, ver formar na América a maior nação do mundo, não tanto por sua extensão e riquezas, quanto por sua liberdade e glória. Ainda que aspire à perfeição do governo da minha pátria, não posso me persuadir de que o novo mundo seja pelo momento regido por uma grande república; como é impossível, não me atrevo a desejá-lo. É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o novo mundo uma só nação com um só vínculo, que ligue suas partes entre si e com o todo. Já que têm uma origem, uma língua, uns costumes e uma religião, deveriam, portanto, ter um só governo que confederasse os diferentes estados que hão de se formar.” (BOLÍVAR, S. Carta da Jamaica. Disponível em: http://www.ippdh.mercosur.int/pt-br/200-anos-da-carta-da-jamaica-uniao-e-integracao--com-complementaridade-solidariedade-e-irmandade/ Acesso em: 2 set. 2019.)

a) Pesquise e estabeleça uma relação entre o nome do campeonato de futebol “Taça Libertadores da América” e o processo histórico de Independência das Colônias Hispano-Americanas.

b) Descreva qual era o projeto de Simón Bolívar para a América espanhola.


2) Analise as fontes e responda:

Quais são os temas abordados pela fonte 1 e pela fonte 2?

Fonte 1 : "Resistência à escravidão no Brasil" (vídeo)

Fonte 2:

DEBRET, J. B. Combate aos botocudos em Mogi das Cruzes.

Entrega: até dia 17/11/2020