1V-ART-3BIM

x

ATIVIDADE DE1 a 14/10

Professora- Lucélia

Entregar através do e-mail lf.lelis@gmail.com ,llelis@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo classrrom

duração =4 aulas

Teatro Grego

Origem do Teatro Grego

O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas, sobretudo, para o Deus Dionísio.

Essa era uma divindade da mitologia grega relacionada às festas, fertilidade e vinho.

Nas celebrações Dionisíacas, que duravam cerca de uma semana, as pessoas bebiam, cantavam e dançavam.

Com o passar do tempo, as festividades foram evoluindo em termos de organização e elaboração, até chegar ao que hoje conhecemos como o teatro com enredo, atores, plateia, encenações, etc.

Inúmeros festivais de teatro fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam vários dias.

As máscaras eram um instrumento essencial no figurino dos atores, sendo muito utilizadas no teatro grego.

As mulheres não participavam das atuações pois não eram consideradas cidadãs da pólis. Dessa forma, as máscaras, antes utilizadas como artefatos ritualísticos, podiam representar personagens de ambos os sexos.

A arquitetura dos teatros gregos possuía como característica marcante as construções ao ar livre, chamados de teatros de arena.

Em forma de meia lua, visando uma melhor acústica, eles possuíam uma grande arquibancada para a plateia.

Na época clássica, diversos teatros foram construídos na Grécia. Merecem destaque o Teatro de Delfos e o Teatro de Dionísio.

Questões

1-Qual a origem do teatro Grego?

2-A quem eles homenageavam e porque ?

3-A que se devia a utilização das máscaras?

4-Pesquise imagens de máscaras e anexe na atividade.


Escola – Professora Amélia dos Santos Musa.

Roteiro de estudo terceiro bimestre

Série/ano: 1 ANO A vence

Disciplina: Arte

Professor(a) Solange de Morais Antero da Silva

Semana de 14 a 24 de Setembro

Tema: teatro

2 aulas de 45 min

Pesquise e leia a tragédia Édipo rei e em seguida faça apontamentos relevantes para a história.

Seu texto deve criticar ou elogiar a tragédia escrita por volta de 427 a. C pelo dramaturgo Sófocles.

Édipo Rei

Édipo Rei é um personagem da mitologia grega e também uma tragédia escrita por volta de 427 a.C. pelo dramaturgo Sófocles (496-406 a.C.).

Trata-se de uma das tragédias gregas mais emblemáticas da história do teatro na Grécia. É baseada no mito de édipo e citada pelo filósofo grego Aristóteles em sua obra “Poética”.

Resumo

Na lenda grega, Édipo, filho de Laio e Jocasta, era o rei de Tebas, a cidade que fora assolada por uma peste. Ao consultar o oráculo de Delfos, Édipo descobriu algo trágico sobre sua vida: ele foi amaldiçoado pelos deuses.

Ele estava destinado a casar com sua mãe, com quem teve dois filhos e duas filhas, e a matar seu pai, o rei que governava a cidade antes de Édipo.

Após saber a verdade, sua mãe-mulher se enforcou e Édipo, envergonhado de seus atos, perfurou os próprios olhos.

Tudo começou quando seu pai teve um filho com Jocasta. Um dos oráculos já lhe tinha avisado sobre seu destino trágico: ser morto por seu próprio filho.

Depois do nascimento da criança, Laio se arrepende. Pede para um de seus servos abandonar o bebê no Monte Citerão (entre Tebas e Corinto) com os pés amarrados numa árvore.

Entretanto, ele fora encontrado por um pastor e acabou sobrevivendo, sendo adotado pelo rei de Corinto Pólibo, que o considerou seu próprio filho.

Já adulto, Édipo decide abandonar Corinto e ir à Tebas consultar o oráculo que o revela sobre sua maldição: matar seu pai e casar com sua mãe.

Desconsolado com a revelação, segue em direção a cidade e no meio de sua jornada, acaba matando seu pai por uma discussão que tiveram numa encruzilhada.

Além disso, encontra a Esfinge na porta da cidade de Tebas, ser mitológico metade leão e metade mulher.

A Esfinge aterrorizava grande parte do povo tebano com seus enigmas, posto que quem não adivinhasse era devorado por ela.

Todavia, Édipo acerta a pergunta feita por ela, e por fim, ela acaba se matando. Esse fato que o tornou um herói e assim, foi eleito o novo Rei de Tebas.

O enigma proposto pela esfinge foi: "Qual é o animal que de manhã tem quatro pés, dois ao meio dia e três à tarde?"

Sem hesitar, Édipo responde que essa figura é o homem. Isso porque na infância engatinha, na idade adulta anda ereto com os dois pés, e na velhice necessita da bengala (o terceiro pé) para se apoiar.

Para saber mais veja os links abaixo

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89dipo_Rei


https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89dipo_Rei