Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
Atividades remotas - Semana 18/05/2020 a 22/05/2020
Professoras: Alessandra, Lais e Solange – 5º anos: A, B e C
Alun( ): _____________________________________________________________________
18/05/2020 – SEGUNDA-FEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
O jogo
O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.
1) Sobre o que o texto trata?______________________________________________________
_____________________________________________________________________________
2) Qual foi o placar do jogo?______________________________________________________
3) Onde aconteceu o jogo?_______________________________________________________
4) Marque de vermelho todos os verbos do texto. Quantos verbos tem o texto?
____________________________________________________________________________
5) Em que tempo verbal o texto está?______________________________________________
6) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MATEMÁTICA
SIMULADO – QUESTÕES DE 1 À 5
19/05/2020 – TERÇA-FEIRA – LÍNGUA PORTUGUESA
1) Leia o trecho abaixo, que apareceu na reportagem de uma revista:
“Lá a boneca de pano de Narizinho, uma menina que vive no sítio com a avó, Dona Benta, ganha vida”.
a) Sublinhe os verbos.
b) Em que tempo verbal esse trecho está escrito?_____________________________________
c) Reescreva a frase, colocando os verbos no pretérito.
__________________________________________________________________________________________
2) Complete os espaços com os verbos entre parênteses no tempo verbal correto:
Ontem, o avião do Carlos ................... (chegar) no aeroporto, mas como não ...................(ver) os seus pais, ...................... (decidir) ligar para casa. Ninguém ...................... (atender). No entanto, não...................(ter) que esperar muito. Eles ...................(chegar) cinco minutos depois e quando .......................... (ver) o seu filho ................. (ficar) felizes, pois ...................(poder) abraçá-lo imediatamente. Depois, Carlos..............(entregar) as lembranças que ................(comprar) em Portugal. Ele ................... (fazer) muitos amigos lá. O Carlos ..................... (ir) fazer um curso de engenharia, mas também ....................... (ter) tempo de fazer alguns passeios. Ele....................(querer) visitar Coimbra, mas não ................ (poder). Junto com uns colegas ........... (estar) nas praias do Algarve. Ele.....................(pôr) muitas expectativas nessa viagem. .....................(vir) carregado de novas experiências. ...............(ser), para ele, uma viagem única e inesquecível.
MATEMÁTICA
SIMULADO – QUESTÕES DE 6 À 10
21/05/2020 – QUINTA-FEIRA
1- Preencha os espaços em branco com os verbos dados:
Contratarão – contrataram – disputarão – jogarão – jogaram - jogaram - jogarem - serão
a) Ontem, os alunos da minha equipe ____________________ bem.
b) Depois de amanhã, a 1ª e a 2ª turma ____________________a taça final.
c) terão de estar muito concentrados para ____________________ bem.
d) Caso contrário, os desafios ____________________ inglórios.
e) Os clubes portugueses ____________________ muitos jogadores estrangeiros, o que é pena.
f) Se os nossos jogadores não se preocuparem convenientemente, dentro de pouco ____________________ muitos mais.
g) No Algarve foram sobretudo os turistas que ____________________ bem no golfe.
h) Com o tempo e a prática, os portugueses ____________________ tão bem como eles.
2- Circule os verbos em cada uma das frases abaixo:
a) Colhíamos as flores sempre à tardinha.
b) Por que ficaste pouco na festa?
c) Não tenhais medo.
d) Torço para que os jovens fujam das drogas.
e) Era certo que não defenderiam injustiças.
f) Quando partires, ficaremos com saudade.
g) Regresse logo, por favor.
MATEMÁTICA
FRAÇÕES
Fração é um número que pode representar parte de um número inteiro ou parte de uma quantidade. Na fração 3/8, por exemplo, o número 8 é o denominador e indica em quantas partes o inteiro foi dividido e o número 3 é o numerador e indica quantas partes foram consideradas. Representando essa fração por meio de uma figura temos:
As frações cujo denominador é 10, 100 ,1000...são chamadas frações decimais.
Toda fração pode ser escrita na forma de divisão e vice-versa.
Leitura de frações
Na leitura de frações, primeiro lemos o numerador e depois o denominador. De acordo com o denominador a fração pode receber nomes especiais.
· Quando o denominador for menor que 10:
½ - um meio.
¼ - um quarto.
5/6 - cinco sextos.
3/8 - três oitavos.
4/7 - quatro sétimos.
· Quando o denominador for 10, 100, 1000:
6/10 - seis décimos.
4/1000 - quatro milésimos.
1/1000 - um milésimo.
7/100 - sete centésimos.
· Quando o denominador for maior que 10 e lê-se o numerador e o denominador seguido da palavra avos:
5/11 - cinco onze avos.
2/15 - dois quinze avos.
7/30 - sete trinta avos.
9/23 - nove vinte e três avos.
ATIVIDADE
1- Qual a fração correspondente a:
· 4 dias de uma semana?
· 3 meses de um ano?
· 8 anos de uma década?
· 4 meses de um semestre?
· 25 anos de um século?
· 6 horas de um dia?
· 15 minutos de uma hora?
· 9 quilos de uma arroba?
· 10 dias de uma quinzena?
· 5 bananas de uma dúzia?
· 18 dias de um mês comercial?
· A porção de água do planeta terra?
22/05/2020 – SEXTA-FEIRA
1- Complete os espaços com os verbos entre parênteses no tempo verbal correto:
Há quinze dias eu (vir)................a Buenos Aires visitar minha família. Sexta-feira passada, (ir)....................preparar camarões com pimenta verde à casa de minha tia Marlene. (limpar)...................os camarões, (fazer)....................um corte longitudinal nas costas para retirar o intestino e (salgar) ..................... . (colocar).................. os tomates em uma panelinha com água, (ferver) ............... durante três minutos e assim (poder) ....................retirar a pele facilmente. (ter) .................. que cortar ao meio para retirar as sementes. (colocar) ................ na frigideira óleo, meia cebola picada e um dente de alho picado fino, (refogar) .................. rapidamente. (acrescentar) ................. os camarões, (adicionar).................um cálice de vinho branco e duas colherezinhas de pimenta verde. (acrescentar) ................ quatro tomates e salsinha picada. Esse prato (estar) ................. pronto em uma hora.
2- Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, circule os verbos nele encontrados e em seguida coloque-os no modo infinitivo:
“Na semana seguinte a empregada me chamou a atenção: a castanha estava brotando. Alguma coisa verde saía da terra, em forma de concha. Dois ou três dias depois acordei cedo, e vi que durante a noite aquela coisa verde lançara para o ar um caule com pequenas folhas. É impressionante a rapidez com que essa plantinha cresce e vai abrindo folhas novas.” (Rubem Braga)
1ª conjugação - terminação em ar: _______________________________________________
2ª conjugação – terminação em er:_______________________________________________
3ª conjugação – terminação em ir: _______________________________________________
MATEMÁTICA
1- Observe e complete:
a) Como se chama cada parte? _________________________________________
b) Quantas partes foi tomada desse inteiro? ________________________________
c) Em quantas partes esse inteiro foi divido? ________________________________
d) Que nome recebe a parte que foi tomada? ______________________________
e) Como essa fração pode ser representada? _______________________________
f) Quantas partes não foram tomadas desse inteiro? __________________________
g) Como se chama o número de partes em que o inteiro foi dividido? _____________
2- Pinte de acordo com as frações:
MEDIDAS DE TEMPO – ANO, MÊS, SEMANA, DIA, HORA, MINUTO E SEGUNDO
O tempo é uma das mais importantes grandezas usadas em ciências.
Graças ao movimento de rotação da Terra, de manhã, o Sol surge no horizonte leste e atinge seu ponto mais alto ao meio-dia. No final da tarde, o ocaso se dá no horizonte oeste. No dia seguinte, ele surge novamente no horizonte leste. Ao intervalo de tempo entre dois "meios-dias" sucessivos do sol, damos o nome dia.
Os povos antigos dividiram o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos, divisões que usamos até hoje.
Para nossos cálculos utilizamos 1 semana com 7 dias, 1 mês com 30 dias (conhecido como mês comercial), porém sabemos que tem mês com 30 e 31 dias, exceto fevereiro que possui 28 dias e 1 ano com 360 dias ( ano comercial), mas é claro que sabemos que 1 ano tem 365 dias e 1 ano bissexto tem 366 dias, sendo que este dia a mais é acrescentado no mês de fevereiro. E também que 1 ano tem 12 meses.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Medidas_de_tempo
https://profwarles.blogspot.com/2016/03/5-ano-matematica.html
1- Silvana ficou 72 horas com um livro da biblioteca. Quantos dias ela ficou com esse livro?
A) 3 dias
B) 5 dias
C) 6 dias
D) 9 dias
***************************************
2- Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos, passou um período observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequência dos meses do ano, quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias?
(A) 2 meses.
(B) 3 meses.
(C) 5 meses.
(D) 6 meses.
**************************************
3- João sabe que faltam 31 dias para o aniversário. Quantas semanas completas faltam para o aniversário dele?
(A) 3
(B) 4
(C) 5
(D) 6
***************************************
4- Uma viagem ao redor do mundo foi feita em 2 anos e 26 dias. Se 1 ano tem 365 dias, quantos dias durou essa viagem?
(A) 620 dias
(B) 630 dias
(C) 730 dias
(D) 756 dias
5- Flávio nasceu em 1998. Sua irmã, Patrícia, é mais nova que ele 2 anos. As idades de Flávio e de Patrícia, em 2015, serão, respectivamente,
(A) 13 anos e 15 anos.
(B) 15 anos e 13 anos.
(C) 17 anos e 13 anos.
(D) 17 anos e 15 anos.
**************************************
6- Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o aniversário de Antônio?
(A) 10
(B) 14
(C) 19
(D) 40
***************************************
7- Um trimestre tem 3 meses. Quantos trimestres há em 1 ano?
(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 6
***************************************
8- (Saresp 2007). A médica explicou que o paciente deveria tomar 1 comprimido do mesmo medicamento a cada 6 horas? Quantos comprimidos desse medicamento o paciente deve tomar por dia?
(A) 1.
(B) 4.
(C) 6.
(D) 8.
***************************************
9- (Saresp 2007). Uma partida de vôlei teve a duração de 2 horas e 10 minutos. Qual foi a duração dessa partida em minutos?
(A) 210 minutos.
(B) 150 minutos.
(C) 130 minutos.
(D) 110 minutos.
*****************************************
10-(Projeto conseguir – DC). O tempo que um cachorro leva para nascer é de aproximadamente 61 dias.
Quantas semanas aproximadamente ele leva para nascer?
(A) 9
(B) 8
(C) 6
(D) 7
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
5º ANOS: A, B e C – SEMANA DO DIA 18/05 À 22/05
PROFESSORA: BRUNA MIRANDA E ROSANGELA POPPI
ATIVIDADES REMOTAS DE GEOGRAFIA
ALUNO(A) _____________________________________________________5ºANO__________
CONTEÚDO: O BRASIL
Observe o Mapa do Brasil e complete-o com os Estados e suas Capitais. Você já fez essa pesquisa! Pinte o Estado em que você mora de vermelho.
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
Atividades remotas referente ao dia 25/05/2020 À 29/05/2020
5º anos: A, B e C – Professoras: Alessandra, Laís e Solange
Alun( ): _________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL TEXTO INFORMATIVO
O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações. Além de apresentar dados e referências, o texto é isento de sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões. O autor dos textos informativos é um transmissor que se preocupa em relatar informações da maneira mais objetiva e verossímil.
No caso das notícias, por exemplo, o escritor está encarregado de transmitir a informação para os receptores leitores da maneira objetiva e alheia a ele.
Estrutura: Tal como outros Gêneros Textuais, o texto informativo é constituído por:
· Introdução (tese): momento de exposição das informações necessárias para informar o tema que será explorado pelo emissor (autor).
· Desenvolvimento (antítese): parte fundamental que contém as informações completas sobre o tema, desde dados mais relevantes, ou melhor, todos os dados que se pode reunir para apresentação do tema.
· Conclusão (nova tese): encerramento do texto com exposição da ideia central.
Exemplos: Veículos de informação tais como jornais, revistas e entrevistas são os exemplos mais notórios de textos informativos. Além deles, os livros didáticos, as enciclopédias e os verbetes de dicionários são outros exemplos.
Turistas Gigantes
Muito antes dos portugueses chegarem ao Brasil e dos povos indígenas habitarem a
nossa terra, as baleias-jubarte, verdadeiros gigantes marinhos, já visitavam,
anualmente, o litoral brasileiro, mais especificamente a região de Abrolhos, no
sul da Bahia, para acasalar e ter seus filhotes. Acontece que desde o século
XVII, as jubarte foram muito caçadas e hoje restam cerca de 15% da população
original, calculada em 300 mil baleias.
No Brasil Colonial, as jubarte eram abatidas de forma artesanal. Relatos
históricos contam que vários pescadores saíam em pequenas embarcações, munidos
de simples arpões e de muita coragem. Quando conseguiam atingir seu alvo eram,
muitas vezes, arrastados pela força desses mamíferos gigantes. As baleias eram
abatidas por causa de sua banha, que resultava num óleo muito utilizado para a
iluminação das casas e das ruas. Além disso, o óleo também era utilizado para
dar liga a uma espécie de massa usada na construção das casas. Até hoje você
pode ver casas construídas com argamassa de baleia, em cidades históricas
como Caravelas, na Bahia, ou Parati, no litoral do Rio de Janeiro. A carne não
era apreciada pelos brasileiros e, por isso, costumava ser descartada.
No início do século XIX os equipamentos de pesca começaram a ser aperfeiçoados até chegar ao século XX com grandes barcos a motor, chamados de navios-fábrica, e arpões
explosivos, que possibilitavam a morte de muitas baleias em um só dia. Felizmente,
naquela época, a pesca da baleia diminuiu no Brasil porque a descoberta da
energia elétrica e a utilização de produtos como o cimento acabaram com a
necessidade do óleo da baleia. Outros países, no entanto, consumidores de carne
de baleia, continuavam a caçar a todo vapor. Em 1931, somente na estação de
caça, 30 mil baleias-azuis foram mortas. Em 1986, a Comissão Baleeira
Internacional(CBI) declarou uma moratória (parada obrigatória) de caça de
baleias por tempo indeterminado e, em 1987, a pesca de qualquer tipo de baleia
foi proibida em território brasileiro. Acontece que, mesmo com as proibições,
alguns países como Japão, Noruega e Islândia continuam, até hoje, suas
atividades predatórias, sem se importar com o fato de que todos os tipos de
baleia se encontram, atualmente, na lista de animais ameaçados de extinção.
Fonte: Revista Zá. Ano IV no. 3
Leia o texto com atenção, enumere os parágrafos e responda:
1. a. O texto lido foi publicado em uma revista que costuma abordar assuntos curiosos e
interessantes e tem como título “Turistas Gigantes”. Em sua opinião, por que o texto tem esse título?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Se você tivesse que dar outro título para o texto, qual você daria?
_______________________________________________________________________________
2. No Brasil colonial as baleias Jubarte eram abatidas por causa de sua banha. De que formas o óleo resultante da banha das baleias era utilizado naquela época?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Releia o trecho retirado do texto: “Em 1931, somente na estação de caça, 30 mil baleias-azuis foram mortas. Em 1986, a Comissão Baleeira Internacional (CBI) declarou uma moratória (parada obrigatória) de caça de baleias por tempo indeterminado e, em 1987, a pesca de qualquer tipo de baleia foi proibida em território brasileiro.”
Agora responda:
a. O que é CBI?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. O que é moratória?
______________________________________________________________________________
4. Apenas as baleia jubarte estão em extinção? Copie a seguir um pequeno trecho do texto que justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- A carne da baleia era:
a) Vendida a alto custo
b) Exportada para outros países
c) Jogada fora
6- De acordo com o texto o que significa atividades predatórias:
A) Reorganização da fauna com plantio de varias espécies
B) Matança de animais, plantas podendo deixar em extinção
C) Atividade legal de compra e venda de produtos
7- Por que a pesca da baleia no século XX diminuiu no Brasil:
a) Por causa da energia elétrica e o cimento
b) Por causa da energia elétrica e o óleo
c) Por causa da energia elétrica e os arpões explosivos
SIMULADO DE PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
3- Para cada figura escreva a fração que representa o inteiro, a fração que corresponde a parte pintada e a não pintada:
SIMULADO DE MATEMÁTICA
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
ATIVIDADES DE APOIO REFERENTE A SEMANA DE 25/05/2020 A 29/05/2020
Professoras: Bruna Alessandra Faccin e Edmara Moratto Filipim
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
TURMAS: 5º ANO
Alun( ): ______________________________________________________________________
UMA DAS MARIAS
Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.
— O que foi? — perguntou a mãe de Maria.
Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada, emburrada.
A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre. Não estava. Perguntou se estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou se estava com fome. Não estava. Perguntou o que era, então.
— Nada — disse Maria.
A mãe resolveu não insistir. Deixou Maria deitada na cama, abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou em casa do trabalho a mãe de Maria avisou:
— Melhor nem falar com ela...
Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum.
Na mesa do jantar, Maria de repente falou:
— Eu não valo nada.
O pai de Maria disse:
— Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo lugar, não é verdade. Você valhe muito. Quer dizer, vale muito.
— Não valho.
— Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria. — Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade.
Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. A milhões de outras pessoas.
— Só na minha aula tem sete Marias!
— Querida... — começou a dizer a mãe. Mas o pai interrompeu.
— Maria — disse o pai — você sabe por que um diamante vale tanto dinheiro?
— Porque é raro. Um pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante é difícil de encontrar. Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale. Você sabe por que o ouro vale tanto?
— Por quê?
— Porque tem pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de ouro.
— Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.
— Pois é. E em todo o mundo só existe uma Maria.
— Só na minha aula são sete.
— Mas são outras Marias.
— São iguais a mim. Dois olhos, um nariz...
—Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem.
— É...
— Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?
— Mas pai...
— Só uma. Você é uma raridade. Podem existir outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma. Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.
— Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo.
— Olha, você deve estar valendo aí uns três trilhões...
Naquela noite a mãe de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:
— Sabe um diamante?
Luís Fernando Veríssimo, Folha de S. Paulo, Folhinha
Interpretação e gramática do texto
01) Por que Maria chegou da escola tão triste?
(A) Foi mal na prova.
(B) A professora gritou com ela.
(C) Uma amiga a desprezou.
(D) Sentia-se sem valor.
(E) Estava doente.
02) De que forma o pai de Maria a ajudou a sentir-se melhor:
(A) Mostrou-lhe que ela era única.
(B) Comprou-lhe uma roupa nova.
(C) Foi ao shopping com ela.
(D) Deu-lhe um presente muito caro.
(E) Saiu com ela para tomar sorvete.
03) O texto é uma narrativa e contém vários diálogos. Que sinal de pontuação foi usado para introduzi-los?
(A) Travessão
(B) Hífen
(C) Vírgula
(D) Aspas
(E) Reticências
04) Substitua a expressão em negrito pelo verbo que mais se aproxime do seu significado na frase: “Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?”
(A) Encontrou
(B) Percebeu
(C) Achou
(D) Buscou
(E) Olhou
05) Que substantivos foram usados pelo pai, na conversa com Maria, para que a menina compreendesse o seu valor
(A) Bonito, precioso
(B) Raro, ouro
(C) Diamante, único
(D) Ouro, diamante
(E) Valioso, único
06) Assinale a alternativa que classifique a palavra destacada na frase: “... ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja.”
(A) substantivo
(B) verbo
(C) adjetivo
(D) pronome
(E) artigo
07) Como ficaria a frase “A gente ia caminhar no ouro”, se a expressão a gente fosse substituída pelo pronome nós?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA MUNICIPAL ELENA MARIA PEDRONI – ENSINO FUNDAMENTAL
5º ANO – SEMANA DO DIA 22/05 À 29/05
PROFESSORA: BRUNA MIRANDA E ROSANGELA POPPI
ATIVIDADES REMOTAS DE CIÊNCIAS
ALUNO(A): __________________________________________5ºANO________
CONTEÚDO: Recursos naturais e meio ambiente.
- Observação e leitura das páginas 8 e 9.
- Retomada de estudos e de conteúdos sobre recursos naturais e meio ambiente.
- Revisão das páginas 12,13,14 e 15.
Retomada dos estudos do conteúdo sobre energia elétrica e magnética.
- revisão das páginas 22,23,28 e 29.
Responda a atividade avaliativa de ciências.
1) Do que os seres vivos dependem ? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Como podemos chamar os elementos disponíveis na natureza? (0,4)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Cite 2 recursos encontrados na natureza que podem ser necessários para: (0,6-0,1)
a) uma árvore: ________________________________, ___________________________________.
b) onça-pintada: _______________________________, ___________________________________.
c) ser humano: ________________________________, ___________________________________.
4) Assinale corretamente: (0,8-0,2)
a) Os recursos naturais podem ser classificados como:
( ) renováveis e naturais.
( ) renováveis e não renováveis.
( ) renováveis e industrializados.
b) O petróleo é um recurso finito, várias pesquisas buscam encontrar produtos para substituí-lo. Esses produtos são:
( ) etanol e gasolina.
( ) biodiesel e óleo diesel.
( ) etanol e biodiesel.
c) Recursos renováveis são:
( ) aqueles que não se esgotam com o uso e podem se renovar.
( ) aqueles que não se esgotam com o uso e não podem se renovar.
( ) aqueles que se esgotam com o uso.
d) É uma das grandes invenções tecnológicas da humanidade. Ela permite determinar as direções:
( ) GPS ( )Bússola ( ) Mapas
5) Como podemos obter energia elétrica de um objeto? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Marque V (verdadeiro) e F (falso): (1,2-0,2)
( ) a bússola funciona porque o planeta terra apresenta um campo magnético.
( ) o imã é um obejto capaz de não atrair metais.
( ) todas as atividades que fazemos geram resíduos.
( ) o solo também pode tornar-se improdutivo, caso não seja preservado.
( ) energia solar é utilizada na fotossíntese pelas plantas.
( )vegetação é usada na alimentação, produção de madeira e para girar turbinas.
7) Para que serve a Energia Solar? (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
5º anos A, B e C – Professoras: Alessandra, Lais e Solange
Atividades Remotas referente a SEMANA DO DIA 01/062020 a 05/06/2020
GRAMÁTICA REFERENTE AO TEXTO TURISTAS GIGANTES
Alun( ): _______________________________________________________________________
1- Coloque 1 para artigo definido e seus substantivos e 2 para artigo indefinido e seus substantivos:
( ) o litoral
( ) as jubartes
( ) uma moratória
( ) a região
( ) umas casas
( ) o óleo
( ) um motor
( ) uns navios
2- Coloque a letra correta para cada palavra abaixo quanto a tonicidade:
(A) OXÍTONA (B) PAROXÍTONA (C) PROPAROXÍTONA
( ) elétrica
( ) século
( ) vários
( ) equipamentos
( ) litoral
( ) também
( ) arpões
( ) óleo
( ) mamíferos
3- Classifique os advérbios abaixo:
a) Muito- _______________________
b) Mais- _______________________
c) Já- _________________________
d) Hoje- _______________________
e) Além- _______________________
f) Não- ________________________
g) Felizmente- ___________________
h) Somente- _____________________
4- Coloque A para pronome demonstrativo e B para pronome possessivo:
( ) suas
( ) desses
( ) disso
( ) seus
( ) isso
( ) naquela
( ) seu
( ) sua
MATEMÁTICA
1- Complete as sentenças com as palavras adequadas.
a) Na fração 2/3, o número 2 é chamado _______________ e o número 3 é chamado
_____________.
b) Se divido uma figura em 9 partes iguais e pinto 2 dessas partes, as partes pintadas correspondem a uma fração de numerador ________ e de denominador ________.
2- Em uma turma de 6º ano há 10 meninos e 15 meninas. A fração que pode representar a relação entre o número de meninos e o total de estudantes dessa turma é (Assinale a opção correta.
a) 15/10 b) 10/15 c) 25/10 d) 10/25.
3- A mãe de Aline fez um bolo. Depois, repartiu-o em 8 pedaços iguais. Aline comeu 2 pedaços e suas amigas comeram 3 pedaços ao todo.
a) Que fração do bolo representa cada pedaço? ___________________________
b) Que fração do bolo representa a parte que Aline comeu? __________________
c) Escreva a fração que representa a parte do bolo que as amigas de Aline comeram ao todo: _____________________
d) Que fração do bolo representa a parte que sobrou? _________________________
e) Que fração representa o bolo todo? _________________________
4- Escreva e desenhe a fração correspondente:
a) dois terços →
b) um meio →
c) oito nonos →
d) quatro sextos →
e) sete doze avos →
f) cinco onze avos →
5- Dona Francisca tem 120 ovos e vai vender 1/3 deles.
a) Quantos ovos ela vai vender? ______________________________________
b) Com quantos ovos ela vai ficar?_____________________________________
SIMULADO DE MATEMÁTICA
ESCOLA MUNICIPAL ELENA MARIA PEDRONI – ENSINO FUNDAMENTAL
5º ANOS: A, B e C – SEMANA DO DIA 01/06 À 05/06 - Valor 10,0.
PROFESSORA: BRUNA MIRANDA E ROSANGELA POPPI
ATIVIDADE REMOTA DE HISTÓRIA
ALUNO(A) _______________________________________________5ºANO_______
CONTEÚDO: Início da Civilização.
-Observação e leitura das páginas 10 à 20 do livro de história.
Responda as atividades avaliativa de história na folha.
1) Explique com suas palavras o que significa “ser nômade”. (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) O que possibilitou as pessoas se fixarem em certos locais? (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Coloque V (Verdadeiro) ou F ( Falso) : (3,0-0,6)
( ) Os nômades caçavam e coletavam os alimentos diretamente da natureza.
( ) A população cresceu e as comunidades se tornaram menores, formando as 1ª vilas.
( ) Havia trocas de produtos somente com os moradores da mesma cidade.
( ) As primeiras cidades foram construidas próximas a rios.
( ) Alguns membros da sociedade.
4) Quais profissões surgiram no início da origem do comércio? (1,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Naquela época, quais eram as funções do Estado e seus funcionários? (1,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Assinale: (1,0)
O aumento da população e sua especialização em diversas profissões, a complexidade dos sistemas de irrigação e o surgimento do comércio tornaram necessárias a existência do:
( ) Cidade ( )Vila ( ) Estado ( ) País
7) O que é o patrimônio cultural? (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
Atividades Remotas referente a semana de 08/06/2020 a 10/06/2020
5º anos: A, B e C – Professoras: Alessandra, Lais e Solange
Alu( ): ___________________________________________________________
Língua Portuguesa
Ler com atenção as explicações do que é a concordância nominal e também de locução adjetiva para podermos avançar nas atividades. Em seguida cole essas folhas no caderno de Língua Portuguesa.
Concordância nominal
A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios). Basicamente, ocupa-se da relação entre nomes.
LOCUÇÃO ADJETIVA
A Locução Adjetiva é a união de duas ou mais palavras que possuem valor de adjetivo. A palavra locução vem do Latim "locutio" e significa modo de falar.
Exemplos de Locuções Adjetivas
As locuções adjetivas são normalmente formadas por preposição + substantivo ou preposição + advérbio. A locução adjetiva nunca é formada por verbo, nesse caso corresponde a uma oração.
Exemplos de frases:
· O amor de mãe é o mais forte de todos. (maternal)
· Os trabalhadores receberam o pagamento do mês. (mensal)
· Janaína ganhou um anel de ouro. (dourado)
· Mariana estava com cólica de abdômen. (abdominal)
· O sapato era feito de couro de boi. (bovino)
· deixou marcas de dedo no computador. (digital)
· Pegou o bloco de gelo sem ajuda dos amigos. (glacial)
· Recebemos um tratamento de gato. (felino)
· Isabela tirou uma fotografia de face. (facial)
· O calendário do ano foi entregue. (anual)
Lista de Locuções Adjetivas
Confira abaixo uma lista com as locuções adjetivas e os adjetivos correspondentes:
No livro de Português: ler e resolver no livro as atividades das páginas 55, 56, 57,58, 59 e 60.
AVISO: NESSE TRIMESTRE SERÃO AVALIADOS OS FICHAMENTOS. VALERÁ 0,3 CADA FICHAMENTO FEITO COMPLETO. OS ALUNOS DEVERÃO ENTREGAR 1 FICHAMENTO A CADA 15 DIAS. NO TOTAL SERÁ 1,5 PONTOS, OU SEJA, 5 FICHAMENTOS BEM FEITOS. OS FICHAMENTOS DEVERÃO SER ENTREGUES EM UMA FOLHA SEPARADA JUNTO COM AS ATIVIDADES QUIZENAIS.
O ROTEIRO DO FICHAMENTO ESTÁ LOGO ABAIXO (TODOS OS CAMPOS DEVEM SER PREENCHIDOS):
Título:
Autor:
Editora:
Data da edição:
Personagens principais:
Parte que mais gostou:
Resumo:
Ilustração:
MATEMÁTICA
AVISO: DISPONIBILIZAREMOS UM VIDEO EXPLICATIVO SOBRE FRAÇÕES NO GRUPO DE WHATS. TAMBÉM NESSE VIDEO ESTARÁ AS FRAÇÕES PRÓPRIAS, IMPRÓRPIAS E APARENTES. ASSISTAM, POIS TE DARÁ UMA NOÇÃO DE TUDO O QUE COLOCAMOS NAS PRÓXIMAS ATIVIDADES.
1- A mãe de Aline fez um bolo. Depois, repartiu-o em 8 pedaços iguais. Aline comeu 2 pedaços e suas amigas comeram 3 pedaços ao todo.
a) Que fração do bolo representa cada pedaço?
b) Que fração do bolo representa a parte do bolo que Aline comeu?
c) Escreva a fração que representa a parte do bolo que as amigas de Aline comeram ao todo?
d) Que fração do bolo representa a parte que sobrou?
e) Que fração representa o bolo todo?
2- Observe o desenho e responda as questões abaixo:
3- Complete o quadro com o que se pede:
4- Tadeu fez 120 bombons e deu a sexta parte para sua irmã. Quantos bombons ela ganhou?
R:
5- De 840 bexigas, 1/3 são vermelhas e o restante amarelas.
a) Quantas bexigas são vermelhas?
R:
b) Quantas bexigas são amarelas?
R:
6- Sandra correu 1/8 de 2680 metros e Claudia 1/5 desta mesma distância.
a) Quantos metros Sandra correu?
R:
b) Quantos metros Claudia correu?
R:
c) Qual delas correu a maior distância?
R:
d) Quantos metros uma correu a mais que a outra?
R:
Atividades remotas referente a semana de 15/06/2020 a 19/06/2020
5º anos: A, B e C – Professoras: Alessandra, Lais e Solange
Alun( ):__________________________________________________________
Língua Portuguesa
No livro de Português: ler e resolver no livro as atividades das páginas 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67.
SIMULADO DE PORTUGUÊS
(CONTEÚDO DE ARTIGO, ADJETIVO, CONCORDANCIA NOMINAL, LOCUÇÃO ADJETIVA)
MATEMÁTICA
3- Represente com figuras as frações e classifique-as em própria, imprópria e aparente:
¾: exemplo
5- Arlete e seus 14 amigos se reuniram para apresentar uma peça de teatro. Para isso, eles se organizaram da seguinte forma:
· 1/5 das pessoas ficaram responsáveis pela construção do cenário;
· 2/5 das pessoas ficaram responsáveis pela confecção das roupas;
· Os outros serão os atores da peça.
a) Quantas pessoas, ao todo reuniram -se para apresentar essa peça?
_______________________________________________________________________________
b) Dessas pessoas, quantas ficaram responsáveis pela construção do cenário?
R:
c) Quantas pessoas ficaram responsáveis pela confecção das roupas?
R:
d) Quantas pessoas serão os atores dessa peça de teatro?
R:
6- Jaqueline possuía R$ 960,00. Ela gastou 1/3 dessa quantia para fazer compras no supermercado e ¼ para pagar a fatura de água.
a) Quantos reais Jaqueline gastou no supermercado?
R:
b) Quantos reais Jaqueline pagou na fatura de água?
R:
c) Quantos reais sobraram para Jaqueline?
R:
SIMULADO DE MATEMÁTICA SOBRE FRAÇÕS PRÓPRIAS, IMPRÓPRIAS E APARENTES
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
Atividades remotas do reforço escolar – 5º anos: A, B e C
Professoras:
Alun( ): ______________________________________________________________________
UMA DAS MARIAS
Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.
— O que foi? — perguntou a mãe de Maria.
Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada, emburrada.
A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre. Não estava. Perguntou se estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou se estava com fome. Não estava. Perguntou o que era, então.
— Nada — disse Maria.
A mãe resolveu não insistir. Deixou Maria deitada na cama, abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou em casa do trabalho a mãe de Maria avisou:
— Melhor nem falar com ela...
Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum.
Na mesa do jantar, Maria de repente falou:
— Eu não valo nada.
O pai de Maria disse:
— Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo lugar, não é verdade. Você valhe muito. Quer dizer, vale muito.
— Não valho.
— Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria. — Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade.
Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. A milhões de outras pessoas.
— Só na minha aula tem sete Marias!
— Querida... — começou a dizer a mãe. Mas o pai interrompeu.
— Maria — disse o pai — você sabe por que um diamante vale tanto dinheiro?
— Porque é raro. Um pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante é difícil de encontrar. Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale. Você sabe por que o ouro vale tanto?
— Por quê?
— Porque tem pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de ouro.
— Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.
— Pois é. E em todo o mundo só existe uma Maria.
— Só na minha aula são sete.
— Mas são outras Marias.
— São iguais a mim. Dois olhos, um nariz...
—Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem.
— É...
— Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?
— Mas pai...
— Só uma. Você é uma raridade. Podem existir outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma. Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.
— Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo.
— Olha, você deve estar valendo aí uns três trilhões...
Naquela noite a mãe de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:
— Sabe um diamante?
Luís Fernando Veríssimo, Folha de S. Paulo, Folhinha
Contnuação das atividades do texto acima:
8) De acordo com o parágrafo 14, que palavras (substantivos) foram substituídas pelo pronome nós na seguinte frase: “Para nós, você é uma preciosidade...”
(A) Milhões de pessoas
(B) Mil outras pessoas
(C) O papai, a mamãe, o vovô, os tios
(D) A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias,
9) Assinale a alternativa que contenha o adjetivo com o significado oposto ao destacado na frase abaixo: “... ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja.”
a) organizada
b) asseada
c) arrumada
d) atraente
e) suave
10) Assinale a alternativa que contenha o substantivo com o significado oposto ao destacado na frase abaixo: “Um pedaço de vidro também é bonito.”
(A) completo
(B) porção
(C) bocado
(D) amostra
(E) todo
11) Qual o sinônimo da palavra destacada na frase: “Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.” ?
(A) morrer
(B) surgir
(C) desaparecer
(D) apagar
(E) destruir
12) Leia o 1º parágrafo do texto: “ Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.” A palavra em destaque é:
(A) substantivo
(B) verbo
(C) adjetivo
(D) pronome
(E) artigo
13) Para convencer Maria que ela era valiosa, o pai faz uma comparação. O que ele quis dizer com essa comparação?
( )As pessoas são tão bonitas quanto as pedras preciosas.
( ) As pessoas, por serem diferentes umas das outras, tornam-se raras e valiosas, como as pedras preciosas.
( ) Algumas pessoas são bonitas, outras são feias, assim como algumas pedras preciosas, por isso são raras.
14) Essa comparação acontece porque, para o pai de Maria, Maria e o diamante têm uma característica em comum. Complete o esquema abaixo com essa característica.
MARIA ________________ DIAMANTE
15) O texto Uma das Marias é uma crônica e tem a intenção de:
( ) divertir o leitor, fazendo-o pensar nas muitas Marias que existem no Brasil.
( ) fazer o leitor refletir sobre a singularidade das pessoas, isto é, cada pessoa é diferente da outra, apesar de possuir o mesmo nome.
( ) Informar o leitor que existem muitas Marias por aí.
16) Você gosta do seu nome? Sabe quem escolheu? Já desejou alguma vez ter outro nome? Conte um pouquinho sobre isso.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental 5º ANOS: A, B e C – SEMANA DO DIA 08/06/2020 À 10/06/2020.
PROFESSORA: BRUNA MIRANDA E ROSANGELA POPPI
ATIVIDADES REMOTAS DE HISTÓRIA - Valor 5,0.
ALUNO(A) ______________________________________________________________5ºANO___
CONTEÚDO: Quando o Brasil era de Portugal.
-Observação e leitura das páginas 24 até 42.
Responda as atividades avaliativa de história na folha.
1) O Estado português havia se tornado um império marítimo e comercial. O que esse domínio favoreceu? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) O que é monarquia? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) O que os portugueses buscavam ao chegar no Brasil em 1500? (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Como era vista a mulher no Período Colonial? (0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Coloque V (Verdadeiro) ou F ( Falso) : (1,0/0,2)
( ) As riquezas menos cobiçadas eram metais preciosos, como ouro e prata.
( ) A madeira era armazenada nas feitorias portuguesas, de onde era embarcada para Europa.
( ) Os bandeirantes também adentravam o sertão em busca desses produtos, muitas vezes, em confritos com os jesuítas e indígenas nas missões.
( ) O pau-brasil era uma árvore nativa da Mata Aplântica e crescia no litoral Norte-Americano.
( ) O Pau-brasil e as drgas do sertão eram as principais riquezas exploradas pelos Portugueses no Brasil.
6) Assinale com X: (1,5/0,5)
a) O primeiro sistema de administração estabelecido para a colônia portuguesa foi:
( ) Donatário.
( ) Capitanias hereditárias.
( ) Metrópoles.
b) Como eram chamados os indígenas que eram escravizados.
( )Soldados índios.
( )Bandeirantes.
( )Negros da terra.
c) Que tipo de mão de obra é utilizado na produção de açucar.
( )Mão de obra indígenas.
( )Mão de obra Jesuíta.
( )Mão de obra dos africanos escravizados.
7)Complete: (0,5)
a) A sociedade brasileira estava dividida entre ________________, _____________________ e _____________________. Os escravizados indígenas ou africanos eram considerados instrumentos de trabalho e podiam ser _____________________
ou _____________________ como mercadoria.
5º ANO – SEMANA DO DIA 15/06 À 19/06 - Valor 5,0.
PROFESSORA: BRUNA MIRANDA E ROSANGELA POPPI
ATIVIDADE REMOTA DE HISTÓRIA
ALUNO(A) ______________________________________________________________5ºANO___
CONTEÚDO: O Brasil Independente: nasce uma nação.
-Observação e leitura das páginas 44 à 58 do livro de história.
Responda as atividades avaliativa de história na folha.
1) Quais matérias-primas os ingleses compravam de Portugal? E para quem vendiam? (0,8)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Por que a família Real portuguesa mudou-se para o Brasil? (0,8)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)Qual foi a vantagem da abertura dos portos brasileiros à outras nações amigas? (0,3)
( ) O Brasil estava ligado a outras nações e a Dom João.
( ) O Brasil deixava de ser uma colônia portuguesa, ficando livre para fazer comércio com qualquer outro lugar do mundo.
( ) O Brasil deixava de pertencer a França e poderia fazer comércio somente com Portugal.
4) Assinale corretamente:
a) A que revolução levou descontentamento dos portugueses? E qual foi sua exigência? (0,3)
( ) A revolução do Porto, sua exigência era o retorno da família real ao Brasil.
( ) A revolução da Corte, sua exigência era a ida da família real ao Brasil.
( ) A revolução do Porto, sua exigência era o retorno da família real a Portugal.
b) Dom Pedro decidiu ficar no Brasil, aderiu ao movimento de independência em: (0,3)
( ) 22 de abril de 1822.
( ) 7 de setembro de 1822.
( ) 7 de setembro de 1500.
5) Com a Constituição, quais foram as conquistas da população brasileira naquela época? (0,7)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Marque V ( verdadeiro) ou F (Falso): (1,5/0,3)
( ) Os revolucionários portugueses votaram leis que tornariam o Brasil novamente Colônia de Portugal.
( ) Dom Pedro proclamou a independência de Portugal em 1822.
( ) Apenas homens livres maiores de 25 anos que tivessem renda mínima de 100mil réis podiam exercer esse direito.
( ) Parte da população foi obrigada a ceder sua residência para nobres, criados e funcionários da corte.
( ) Dom João elevou o Brasil a categoria de Reino Unido a Portugal em 1822.
7) Dona Leopoldia, nomeada princesa regente interina do Brasil, governava enquanto D.Pedro viajava e durante sua viagem, ela mandou uma carta incentivando-o sobre a independência do Brasil. (0,3)
( ) é correto afirmar que D.Pedro não queria mais governar o Brasil.
( ) é correto afirmar que dona Leopoldina desempenhou importânte papel na Independência do Brasil.
( ) é incorreto afirmar que dona Leopoldina desempenhou importânte papel na independência do Brasil.
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
Atividades remotas referente a semana de 22/06/2020 a 26/06/2020
5º anos: A, B e C- Professoras: Alessandra, Lais e Solange
Aluno(a): __________________________________________________________ 5º Ano: ____
Data: 22/06/2020 Valor: 5,5 Nota: ______
ATIVIDADE AVALIATIVA DE PORTUGUÊS
Uma noite no paraíso
Era uma vez dois grandes amigos que, de tanto que se queriam, haviam feito um juramento: quem casasse primeiro deveria chamar o outro para padrinho, mesmo que se encontrasse no fim do mundo.
Depois de algum tempo, um dos amigos morre. O outro, devendo casar, não sabia como fazer e pediu conselhos ao confessor.
— Negócio complicado — disse o pároco —,você deve manter a sua palavra. Convide-o mesmo estando morto.Vá até o túmulo e diga o que tem a dizer. Ele decidirá se vem ou não.
O jovem foi até o túmulo e disse:
— Amigo, chegou o momento, vem para ser meu padrinho!
Abriu-se a terra e pulou fora o amigo.
— Claro que vou, tenho que manter a promessa, pois se não a mantiver não sei quanto tempo terei que ficar no purgatório.
Vão para casa e depois à igreja para o matrimônio. A seguir veio o banquete de núpcias e o jovem morto começou a contar histórias de todo tipo, mas não dizia uma palavra sobre o que vira no outro mundo. O noivo não via a hora de lhe fazer umas perguntas, mas não tomava coragem. No final do banquete, o morto se levanta e diz:
— Amigo, já que lhe fiz este favor, você tem que me acompanhar um pouquinho.
— Claro, por que não? Porém, espere, só um momentinho, pois é a primeira noite com minha esposa…
— Certamente, como quiser!
O marido deu um beijo na mulher.
— Vou sair um instante e volto logo. — E saiu com o morto.
Falando de tudo um pouco, chegaram ao túmulo. Abraçaram-se.
O vivo pensou: "Se não lhe perguntar agora, não pergunto nunca mais", tomou coragem e lhe disse:
— Escute, queria lhe perguntar uma coisa, a você que está morto: do outro lado, como funciona?
— Não posso dizer nada — respondeu o morto. — Se quiser saber, venha você também ao Paraíso.
O túmulo se abriu, e o vivo seguiu o morto. E logo se encontravam no Paraíso. O morto o levou para ver um belo palácio de cristal com portas de ouro, cheio de anjos que tocavam e faziam dançar os beatos, e São Pedro, que tocava contrabaixo. O vivo estava de boca aberta e quem sabe quanto tempo teria ficado ali se não tivesse de ver todo o resto.
— Agora, vamos a outro lugar! — disse-lhe o morto, e o levou a um jardim onde as árvores, em vez de folhas, tinham pássaros de todas as cores que cantavam. — Vamos em frente, o que faz aí encantado? — E o levou a um prado onde os anjos dançavam, alegres e suaves como namorados.
— Agora vou levá-lo para ver uma estrela!
Não se cansaria nunca de admirar as estrelas; os rios, em vez de água, eram de vinho e a terra era de queijo.
De repente, caiu em si:
— Ouça, compadre, já faz algumas horas que estou aqui em cima. Tenho que voltar para minha esposa, que deve estar preocupada.
— Já está cansado?
— Cansado? Sim, se pudesse…
— E muito mais haveria para descobrir!
— Tenho certeza, mas é melhor eu voltar.
— Como preferir. — E o morto o acompanhou até o túmulo e depois sumiu.
O vivo saiu do túmulo e não reconhecia mais o cemitério. Estava todo cheio de monumentos, estátuas, árvores altas. Sai do cemitério e, no lugar daquelas casinhas de pedra meio improvisadas, vê grandes palácios e bondes, automóveis, aviões. "Onde é que vim parar? Terei errado o caminho?
Mas como está vestida esta gente!"
Pergunta a um velhinho:
— Cavalheiro, esta aldeia é…?
Sim, é esse o nome desta cidade.
— Bem, não sei por que, não consigo me situar. Saberia me dizer onde fica a casa daquele que se casou ontem?
— Ontem? Estranho, trabalho como sacristão e posso garantir que ontem ninguém se casou!
— Como? Eu me casei! — E lhe contou que acompanhara ao Paraíso um padrinho seu que morrera.
— Você está sonhando — disse o velho. — Essa é uma velha história que contam: do marido que acompanhou o padrinho até o túmulo e não voltou; e a mulher morreu de desgosto.
— Não, senhor, o marido sou eu!
— Ouça, a única solução é que vá conversar com nosso bispo.
— Bispo? Mas aqui na aldeia só existe um pároco.
— Nada disso. Há muitos anos que temos um bispo. — E o levou até o bispo.
O bispo, quando o jovem lhe contou o que lhe acontecera, lembrou-se de uma história que ouvira quando rapaz. Pegou os livros, começou a folheá-los: há trinta anos, não; cinquenta anos, não; cem, não; duzentos, não. E continuava a folhear. No final, numa folha toda rasgada e gordurosa, encontra justamente aqueles nomes.
Aconteceu há trezentos anos. O jovem desapareceu no cemitério e a mulher dele morreu de desgosto. Leia aqui se não acredita!
— Mas sou eu.
— E você esteve no outro mundo? Conte-me como é!
Porém, o jovem ficou amarelo como a morte e caiu. Morreu assim, sem poder contar nada do que vira.
CALVINO, Ítalo. Fábulas italianas. Tradução: Nilson Maulin, São Paulo, Companhia das Letras.
1.Enumere os fatos na ordem em que aconteceram no texto: (0,6/0,1)
( ) O recém-casado conhece um jardim onde as árvores, em vez de folhas, tinham pássaros de todas as cores, que cantavam.
( ) O vivo vai à uma igreja e é atendido por um bispo muito importante.
( ) Dois amigos fazem um juramento: quem casasse primeiro chamaria o outro para padrinho.
( ) O vivo fica assustado, pois sua cidade estava muito diferente.
( ) O morto vai ao casamento do amigo.
( ) O vivo acompanha seu amigo morto até sua morada.
2.Por que o amigo chamou o morto para ser padrinho de seu casamento? Retire do texto um trecho que justifique a sua resposta: (0,4)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O narrador do texto é: (0,2)
( ) Narrador- personagem ( 1ª pessoa) ( ) Narrador- observador (3ª pessoa)
4. O que o noivo viu de interessante no Paraíso? (0,2)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Depois de algumas horas o noivo resolveu voltar para sua noiva, mas ao sair viu que estava tudo diferente. Se a localidade era a mesma, por que isso aconteceu? (0,2)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Observe o trecho da história:“— Amigo, já que lhe fiz este favor, você tem que me acompanhar um pouquinho.
— Claro, por que não? Porém, espere, só um momentinho, pois é a primeira noite com minha esposa…”
Retire do trecho: (0,8/0,1)
1 advérbio de negação: ______________________
1 advérbio de tempo: ________________________
2 palavras no diminutivo: ___________________________, ________________________
4 verbos: __________________, ________________, _______________, __________________
7. Leia com atenção esse parágrafo:
“O túmulo se abriu, e o vivo seguiu o morto. E logo se encontravam no Paraíso. O morto o levou para ver um belo palácio de cristal com portas de ouro, cheio de anjos que tocavam e faziam dançar os beatos, e São Pedro, que tocava contrabaixo. O vivo estava de boca aberta e quem sabe quanto tempo teria ficado ali se não tivesse de ver todo o resto.”
Retire desse parágrafo: (1,4/0,1)
- Uma palavra proparoxítona: ______________________________________
- Duas palavras paroxítonas: ____________________, ________________________
- Uma palavra oxítona: ____________________________
- Um monossílabo tônico: __________________________
- Três adjetivos: _____________________, _____________________, ____________________
- Dois substantivos próprios: _______________________, _____________________________
- Três substantivos comuns: _________________, __________________, ___________________
- Esse trecho do texto está em que tempo verbal:
( ) pretérito ( ) passado ( ) presente ( ) futuro
8- Separe as sílabas, circule a sílaba tônica e classifique em oxítona, paroxítona e proparoxítona: (1,0/0,2)
cavalheiro ______________________________________________________________________
estátuas ________________________________________________________________________
está ____________________________________________________________________________
banquete _______________________________________________________________________
pároco _________________________________________________________________________
9- Encontre no texto: (0,7/0,1)
a) Três pronomes pessoais do caso oblíquo:___________, __________, __________
b) Um pronome pessoal do caso reto: _____________
c) Dois pronomes possessivos: _______________, _______________
d) Um pronome demonstrativo: __________________
23 /06/2020 – terça-feira - Língua Portuguesa
A bolsa ou o elefante
Começou a história com a senhora prometendo ao filhinho que o levava para ver o elefante. Prometido é devido, a senhora foi para o Jardim Zoológico da Quinta da Boa Vista e parou diante do elefante. O garotinho achou o máximo e não resta dúvida que, pelo menos dessa vez, o explorado adjetivo estava bem empregado. Mas sabem como é criança, nem com o máximo se conforma:
—Mãe, eu quero ver o elefante de cima.
Taí um troço difícil: ver um elefante de cima. Mas se criança é criança, mãe é mãe. A senhora levantou o filho nos braços, na esperança de que ele se contentasse. Foi quando se deu o fato principal da história. A bolsa da senhora caiu perto da grade e o elefante [...] botou a tromba pra fora da jaula, apanhou a bolsa e comeu.
E agora? Tava tudo dentro da bolsa: chave do carro, dinheiro, carteira de identidade, maquilagem, enfim, essas coisas que as senhoras levam na bolsa. A senhora ficou muito chateada, principalmente porque não podia ficar ali assim... como direi?... ficar esperando que o elefante devolvesse por outras vias a bolsa que engolira.
Era uma senhora ponderada, do contrário, na sua raiva teria gritado:
—Prendam este elefante!
Pedido, de resto, inútil, porque o elefante já estava preso. Mas isso tudo ocorreu numa segunda-feira. Dias depois ela telefonou para o diretor do Jardim Zoológico, na esperança de que o elefante já tivesse completado o chamado ciclo alimentar.
Não tinha. Pelo menos em relação à bolsa, não tinha. O diretor é que estava com a bronca armada:
—O que é que a senhora tinha na bolsa? O elefante está passando mal — disse o diretor.
E a senhora começou a imaginar uma dor de barriga de elefante. É fogo... lá deviam estar diversos faxineiros de plantão.
—Se o elefante morrer, teremos grande prejuízo — garantia o diretor — não só com a morte do animal como também com o féretro. A senhora já imaginou quanto está custando enterro de elefante?
A senhora imaginou, porque tinha contribuído para o enterramento de uma tia velha, dias antes. E a tia até que era mirradinha.
Deu-se então o inverso. Já não era ela que reclamava a bolsa, era o diretor que reclamava pela temeridade da refeição improvisada. Para que ele ficasse mais calmo, a dona da bolsa falou:
— Olha, na bolsa tinha um tubo de “Librium”, que é um tranquilizante.
Até agora o diretor não sabe (pois ela desligou) se a senhora falou no tranquilizante para explicar que não era preciso temer pela saúde do elefante, ou se para ele tomar quando a bolsa reaparecesse.
Stanislaw Ponte Preta
1) Qual é o fato principal da história?
_____________________________________________________________________________
2) Em que lugar o fato acontece?
_____________________________________________________________________________
3) Em que dia o fato acontece?
____________________________________________________________________________
4) Quais são os personagens envolvidos no enredo?
_____________________________________________________________________________
5) Nessa história há um narrador observador ou um narrador personagem?
_____________________________________________________________________________
6) Releia o trecho:
“Mas sabem como é criança, nem com o máximo se conforma [...]”
a) Quem deu essa opinião sobre o garoto?
_____________________________________________________________________________
b) Para quem é dada essa opinião?
___________________________________________________________________________
c) Que ideia ele quis transmitir ao dar essa opinião?
____________________________________________________________________________
d) Ao ficar diante do elefante, o garoto fez outro pedido à mãe. Qual foi o pedido?
_____________________________________________________________________________
e) A mãe realizou o desejo do filho? O que aconteceu em seguida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Leia os trechos:
a) “Era uma senhora ponderada, do contrário, na sua raiva teria gritado.”
- No trecho a palavra destacada significa:
( ) atormentada, brava
( ) desiquilibrada, nervosa
( ) equilibrada, calma
b) “Deu-se então o inverso.”
- O significado da palavra destacada é:
( ) igual
( ) contrário
( ) normal
c) “E a tia até que era mirradinha.”
- O que significa a palavra destacada.
( ) magrinha, fraquinha
( ) fortinha, gordinha
( ) sapequinha, alegrinha
Matemática
- Quantos bombons João comeu?
- Quantos bombons Pedro comeu?
- Que fração que representa o que sobrou dos bombons?
- Quantos bombons sobraram?
D- Dentre as frações 3/5 – 4/3 – 1/5 – 5/6 – 3/2 – 4/4 – ½ -6/6, escreva:
a) Aquelas que são menores que a unidade;
b) Aquelas que são maiores que a unidade;
c) Aquelas que são iguais a unidade.
E- Uma escola tem 600 alunos, assim distribuídos:
* Na 1ª série estudam, 1/3 dos alunos da escola.
* Na 2ª série, 2/5 dos alunos da escola.
* Na 3ª série, 1/6 dos alunos da escola.
* Na 4ª série, os demais.
RESPONDA:
a) Quantos alunos estudam na 1ª série?
b) Quantos alunos estudam na 2ª série?
c) Quantos alunos estudam na 3ª série?
d) Quantos alunos estudam na 4ª série?
F- Carlos dividiu 21 balas em 3 montes com o mesmo número de balas em cada um.
a) Que fração representa cada monte de bala?
b) Quantas balas há em um sétimo de 21 balas?
E quantas balas há em três sétimos de 21 balas?
- Quantos bombons João comeu?
- Quantos bombons Pedro comeu?
- Que fração que representa o que sobrou dos bombons?
- Quantos bombons sobraram?
D- Dentre as frações 3/5 – 4/3 – 1/5 – 5/6 – 3/2 – 4/4 – ½ -6/6, escreva:
a) Aquelas que são menores que a unidade;
b) Aquelas que são maiores que a unidade;
c) Aquelas que são iguais a unidade.
E- Uma escola tem 600 alunos, assim distribuídos:
* Na 1ª série estudam, 1/3 dos alunos da escola.
* Na 2ª série, 2/5 dos alunos da escola.
* Na 3ª série, 1/6 dos alunos da escola.
* Na 4ª série, os demais.
RESPONDA:
a) Quantos alunos estudam na 1ª série?
b) Quantos alunos estudam na 2ª série?
c) Quantos alunos estudam na 3ª série?
d) Quantos alunos estudam na 4ª série?
F- Carlos dividiu 21 balas em 3 montes com o mesmo número de balas em cada um.
a) Que fração representa cada monte de bala?
b) Quantas balas há em um sétimo de 21 balas?
E quantas balas há em três sétimos de 21 balas?
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
Atividades remotas referente a semana de 29/06/2020 a 03/07/2020
5º anos: A, B e C- Professoras: Alessandra, Lais e Solange.
Alun( ):_____________________________________________________________________
29/06/2020 - Língua Portuguesa
8) E agora? Tava tudo dentro da bolsa [...]
· De acordo com o texto, a que objetivos a palavra tudo se refere?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) O narrador informa aos leitores que o diretor estava com a bronca armada. O que isso significa?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
10) Por que o diretor ficou bravo com a mãe do menino?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________11) Qual foi o argumento usado pelo diretor para justificar o prejuízo que teria se o elefante morresse?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
12) O autor terminou o texto de forma inesperada e usou expressões que podem ser interpretadas de duas maneiras diferentes. Por que ele usou esse recurso?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
13) Como você daria outro final para a história?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
14- Retire do texto:
a) 1 substantivo próprio: _____________________________________
b) 3 substantivos comum: ___________________________________________________
c) 1 adjetivo: _______________________________
d) 1 substantivo diminutivo: ____________________________
e) 1 monossílabo tônico: ______________________________
f) 2 monossílabas: ___________________________________________________
g) 3 proparoxítonas: ________________________________________________________
__________________________________________________________________________
h) 4 paroxítonas: ___________________________________________________________
_________________________________________________________________________
h) 1 Oxítona: ____________________________
15- Coloque (A) para adverbio de negação, (B) para advérbio de intensidade, (C) para advérbio de modo, (D) para advérbio de lugar e (E) para advérbio de tempo
( ) não
( ) menos
( ) bem
( ) perto
( ) muito
( ) dentro
( ) já
( ) fora
( ) mal
( ) lá
( ) antes
( ) mais
16- Releia o 9° parágrafo e copie os verbos existentes:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
ESCOLA MUNICIPAL ELENA MARIA PEDRONI – ENSINO FUNDAMENTAL
NOME: ________________________________________________________________5º ANO____
DATA – ATIVIDADE AVALIATIVA DE FRAÇÕES
VALOR: 5,5 NOTA:______
01- D24 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
Dos 30 estudantes de uma sala de aula, apenas 9 tem mais de 13 anos de idade. A fração dos estudantes dessa sala de aula, com mais de 13 anos de idade, é: (0,2)
( ) 13/9
( ) 13/30
( ) 9/13
( ) 9/30
02- . Escreva por extenso: (0,8/0,2)
6/11 – __________________________________________________________
5/3 – ___________________________________________________________
8/5 – ___________________________________________________________
3/10 – __________________________________________________________
03- Represente a fração indicada: (0,5/01)
a) oito quinze avos _______ b) sete quintos ______ c) um inteiro e dois terços ______
d) três doze avos ________ e) quatro vinte e nove avos ________
04- Circule a fração correspondente. (0,4/0,1)
a) oito nonos: 9/8 – 10/9 – 8/9
b) doze vinte e dois avos: 22/12 – 12/22 – 1222/10
c) oito décimos: 8/10 – 10/8 – 8/0
d) oito doze avos: 12/8 – 12/10 – 8/12
05- Utilize os símbolos <, > ou = para comparar os números fracionários. (0,5/0,1)
a) 1/2 ____5/2 b) 3/10 _____8/10 c) 9/3 _____7/3
d) 6/11 _____3/11 e) 80/100 _____80/100
Calcule: (0,4/0,2)
3/4 de 64
06- Os 40 alunos da classe de 6º ano organizaram uma festa-surpresa para comemorar o aniversário da professora Alessandra. Eles se dividiram da seguinte forma: (0,6/0,2)
1/2 dos alunos deveriam trazer doces;
2/5dos alunos trariam salgados;
1/10dos alunos trariam refrigerantes.
Calcule a quantidade de alunos que levaram para a festa:
a) doces: ________________________________
b) salgados: ______________________________
c) refrigerante: _____________________________
07- Dona Solange, professora dos alunos do 5º ano, trouxe esses vasos para serem pintados. Pinte
3/5 dos vasos de AZULe 1/3 dos vasos de VERMELHO. (0,6/0,2)
a) Quantos vasos foram pintados de azul?____________
b) Quantos vasos foram pintados de vermelho? _______
c) Qual fração dos vasos ficou sem pintar?___________
01- D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados:
Observe os desenhos a seguir e responda ao que se pede. (0,9)
a) Quais frações representa cada uma das figuras?
DESENHO A ____________ DESENHO B _____________ DESENHO C ___________
b) Que tipo de fração eles expressam?
DESENHO A ____________ DESENHO B _____________ DESENHO C ___________
c) Uma fração é própria quando
______________________________________________________________________________
d) Uma fração é imprópria quando
________________________________________________________________________________
e) Uma fração é aparente quando
______________________________________________________________________________
11 – Represente as frações em desenhos: (0,6/0,2)
a) 5/3
b) 3/6
c) 2/4
SITUAÇÕES PROBLEMAS:
1. Lúcia comprou um celular por R$796,00. Deu 1/4 de entrada e o restante pagará em 5 prestações iguais. (1,1)
a) Qual o valor do micro-ondas? (0,2)
___________________________________________________________________
b) Quanto Pedro Augusto deu de entrada? (0,2)
___________________________________________________________________
c) O restante ele pagará em quantas prestações? (0,2)
___________________________________________________________________
d) Quanto ficou de restante para ela pagar? (0,2)
___________________________________________________________________
e) Qual o valor de cada prestação? (0,3)
___________________________________________________________________
2. Pedro Augusto comprou um micro-ondas por R$1350,00. Deu 1/5 de entrada e o restante pagará em 6 prestações iguais. (1,1)
f) Qual o valor do micro-ondas? (0,2)
___________________________________________________________________
g) Quanto Pedro Augusto deu de entrada? (0,2)
___________________________________________________________________
h) O restante ele pagará em quantas prestações? (0,2)
___________________________________________________________________
i) Quanto ficou de restante para ela pagar? (0,2)
___________________________________________________________________
j) Qual o valor de cada prestação? (0,3)
________________________________________________________________________________
3- Arme e resolva:
a) 180824 : 28=
b) 12128 : 32=
c) 36 x 20749=
d) 24 x 114926=
e) 90465 – 49798=
f) 100000 – 75387=
g) 874825 + 72618 + 5726 =
508000 + 45673 + 4697=
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
Atividades remotas referente a semana de 22/06/2020 a 26/06/2020
5º ANOS: A, B e C - PROFESSORA: BRUNA MIRANDA E ROSANGELA POPPI
ALUNO(A) ______________________________________________5ºANO_______
Conteúdo: Festa Junina.
PESQUISA:
1) Pesquisar sobre as festas juninas brasileiras de acordo com as regiões, especificando-as.
(Realizar essa pesquisa no caderno).
Escola Municipal Elena Maria Pedroni – Ensino Fundamental
Atividades remotas referente a semana de 29/06/2020 a 03/07/2020
5º ANOS: A, B e C - PROFESSORA: BRUNA MIRANDA E ROSANGELA POPPI
ALUNO(A) ______________________________________________5ºANO_______
Conteúdo: Festa Junina.
PESQUISA: (Realizar essa pesquisa no caderno).
1) Pesquisar a origem das festas juninas no Brasil.
2) Como foi inicialmente chamada a festa junina no Brasil?
3) Como podemos perceber a influência indígena nos alimentos que fazem parte dessa festa?
4) Cite algumas danças que fazem parte dessa festa.
ESCOLA MUNICIPAL ELENA MARIA PEDRONI – ENSINO FUNDAMENTAL
SEMANADE 06/07/2020 A 10/07/2020 –RETOMADA DE ESTUDOS.
ATIVIDADES REMOTAS REFERENTE A SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020
5º ANOS: A, B e C – PROFESSORA: ALESSANDRA, LAIS e SOLANGE.
ALUN( ): ___________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGESA
LER E COMPREENDER O PROCESSO DE UMA PRODUÇÃO TEXTUAL QUE ESTÁ NAS PÁGINAS 68 E 69 ATÉ A REVISÃO E REESCRITA. É PRECISO PARA PRODUZIR UMA HISTÓRIA (CRÔNICA) TER TODOS OS PASSOS NECESSÁRIOS PARA QUE FIQUE COMPLETA, COMO: PERSONAGENS, LUGAR, MOMENTO, NARRADOR, SITUAÇÃO INICIAL, COMPLICAÇÃO, CLIMAX E DESFECHO. AGORA É COM VOCÊ. ( VALOR 1,0 – MÍNIMO 15 LINHAS). OBS: SE NÃO COUBER NESSA FOLHA, CONTINUAR EM UMA FOLHA SEPARADA E ANEXAR A ESSAS.
PRODUÇÃO TEXTUAL - CRÔNICA
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TERÇA-FEIRA – 14-07-2020
LER E RESPONDER AS PÁGINAS 70 À 73 DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
QUINTA E SEXTA-FEIRA – 16 E 17-07-2020
LER E RESPONDER AS PÁGINAS 76 À 83 DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
MATEMÁTICA
FRAÇÕES EQUIVALENTES – VAMOS MANDAR NO GRUPO DE WHATSAPP ALGUNS VÍDEOS EXPLICATIVOS REFERENTE A ESSE CONTEÚDO, POR FAVOR ASSISTÃO.
LER E RESOLVER AS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DAS PÁGINAS 144 À 155. ESSAS ATIVIDADES EQUIVALE A SEMANA TODA.
ESCOLA MUNICIPAL ELENA MARIA PEDRONI – ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADES REMOTAS REFERENTE A SEMANA DE 20/07/2020 A 24/07/2020
5º ANOS: A, B e C – PROFESSORA: ALESSANDRA, LAIS e SOLANGE.
ALUN( ): ___________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGESA
LER E RESOLVER AS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DAS PÁGINAS 84, 85, 86, 87, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 E 99. ESSAS ATIVIDADES EQUIVALE A SEMANA TODA.
EM FOLHA SEPARADA (PARA COLAR EM SEU CADERNO) SEGUE EXPLICAÇÃO SOBRE A PÁGINA 99 DO LIVRO.
ATIVIDADES DA SEMANA DO DIA 20 À 24-07-2020
MATEMÁTICA
FRAÇÕES: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO– VAMOS MANDAR NO GRUPO DE WHATSAPP ALGUNS VÍDEOS EXPLICATIVOS REFERENTE A ESSE CONTEÚDO, POR FAVOR ASSISTÃO.
LER E RESOLVER AS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DAS PÁGINAS 156 À 161. ESSAS ATIVIDADES EQUIVALE A SEGUNDA, TERÇA E QUINTA-FEIRA.
SEXTA-FEIRA – 24-07-2020
SIMULADO REFERENTE AO CONTEÚDO SOBRE FRAÇÕES EQUIVALENTES. ESSA ATIVIDADE VALE 1,0.
Grau comparativo dos adjetivos
No grau comparativo, ocorre principalmente a comparação de uma característica entre dois ou mais seres. Pode ocorrer também a comparação de duas ou mais características do mesmo ser.
O grau comparativo estabelece inferioridade, igualdade e superioridade, subdividindo-se em grau comparativo de inferioridade, grau comparativo de igualdade e grau comparativo de superioridade.
Grau comparativo de inferioridade
menos… que - ou menos… do que
Letícia é menos agitada que Mateus.
Letícia é menos agitada do que Mateus.
Grau comparativo de igualdade
tão… quanto, tão… como ou tão… quão
Letícia é tão agitada quanto Mateus.
Letícia é tão agitada como Mateus.
Letícia é tão agitada quão faladora.
Grau comparativo de superioridade
mais… que - ou mais… do que
Letícia é mais agitada que Mateus.
Letícia é mais agitada do que Mateus
ESCOLA MUNICIPAL ELENA MARIA PEDRONI – ENSINO FUNDAMENTAL
SEMANA DE 06/07/2020 A 10/07/2020 – RETOMADA DE ATIVIDADES
5º ANOS: A, B e C - PROFESSORA: BRUNA MIRANDA E ROSANGELA POPPI
ATIVIDADE REMOTA DE HISTÓRIA REFERENTE A SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020.
ALUNO(A) __________________________________________________________5ºANO______
CONTEÚDO: O Brasil Independente: nasce uma nação.
- Leia e complete a página 58, do livro de história. (observação tirar foto e postar no grupo ou em particular).
-Sugestão: quem tiver possibilidade e acesso internet, na página 59, está disponível, “a história da chegada da família real no Brasil”. Acesse o link desta página.
ESCOLA MUNICIPAL ELENA MARIA PEDRONI – ENSINO FUNDAMENTAL
5º ANOS: A, B e C - PROFESSORA: BRUNA MIRANDA E ROSANGELA POPPI
ATIVIDADE REMOTA DE HISTÓRIA REFERENTE A SEMANA DE 20/07/2020 A 24/07/2020.
ALUNO(A) __________________________________________________________5ºANO______
CONTEÚDO: Água no Planeta.
-Ler e resolver as atividades do livro de ciências, das páginas 54, 55, 56, 57.
Observação: não esqueçam de postar as fotos no grupo.
♥UM BEIJO NO CORAÇÃO!♥
ESCOLA MUNICIPAL ELENA MARIA PEDRONI – ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORAS APOIO: BRUNA ALESSANDRA FACCIN E EDMARA FILIPIM
ALUNO(A):______________________________________________________
SEMANADE 06/07/2020 A 10/07/2020 –RETOMADA DE ESTUDOS.
ATIVIDADES REMOTAS DE APOIO PORTUGUÊS 5º ANO- SEMANA 13/07/2020 A 17/07/2020.
OBJETIVOS:
Conhecer uma fábula.
Desenvolver a oralidade, leitura e a escrita;
Compreender, entender e interpretar o texto;
METODOLOGIA:
Realizar primeiramente uma leitura silenciosa da fábula, após uma leitura em voz alta. Fazer a enumeração dos parágrafos entes de iniciar a resolução dos exercícios.
LEMBRETE: Queridos alunos uma Fábula é uma história curta, onde os personagens geralmente são animais e ao final sempre traz uma moral ou um ensinamento ao leitor.
A LEITEIRA E O BALDE DE LEITE
Joana carregando na cabeça um balde de leite, dirigia-se rapidamente para a aldeia. A fim de andar mais depressa, tinha posto uma roupinha ligeira e sapatos bem cômodos. Ia leve como o vento. Em seu pensamento, já estava vendendo o leite e empregando o dinheiro.
- Compro cem ovos e ponho a chocar. Posso muito bem criar pintos ao redor da casa. Quando crescerem, vendo todos e tenho um bom lucro. Com esse dinheiro, compro um leitãozinho. Em pouco tempo, terei um porco bem gordo, pois só comprarei se o leitão já for gordinho. Cobro um bom preço pelo porco e compro uma vaca
- Terá que vir acompanhada de seu bezerrinho. Será uma graça vê-lo saltar pelo quintal.
Joana entusiasmada, saltou também. O balde caiu da sua cabeça, e o leite derramou-se no chão. Adeus bezerro, vaca, porco, leitão, ninhada de pintos!
A pobre Joana voltou para casa, com medo que o marido brigasse com ela.
- É fácil fazer castelos no ar, pensava. Nada mais gostoso. Na minha imaginação posso virar rainha, usar uma coroa de diamantes e ter súditos que me adorem. Nada disso dura muito: uma coisa à-toa acontece, e volto a ser Joana Leiteira.
(GÄRTNER, Hans & ZWERGER, Lisbeth. 12 fábulas de Esopo. Trad. ALMEIDA, Fernanda Lopes de. 7. ed. Rio de Janeiro: Ática, 2003).
01. Em “Será uma graça vê-lo saltar pelo quintal”, o termo sublinhado refere-se ao:
(A) bezerro.
(B) porco.
(C) pinto.
(D) leitão.
02. Em “ – Compro cem ovos e ponho para chocar”, o travessão indica:
(A) o fim da expressão do pensamento de Joana.
(B) o início da expressão do pensamento da leiteira.
(C) a continuidade do pensamento da mulher.
(D) a interrupção do pensamento da personagem.
03. Os sonhos de Joana se desfazem quando:
(A) ao planejar a venda do leite, ela apressou muito o passo.
(B) ao voltar para casa, o marido brigou muito com ela.
(C) ao saltar, ela deixa o balde cair e derrama todo o leite no chão.
(D) ao carregar o balde de leite, ela se deu conta do trabalho que teria.
04. Ao planejar o seu futuro, a imaginação de Joana é marcada:
(A) pela ousadia.
(B) pelo pessimismo.
(C) pela timidez.
(D) pelo otimismo.
05. Em “Adeus bezerro, vaca, porco, leitão, ninhada de pintos!”, a pontuação que encerra essa frase indica uma:
(A) triste constatação.
(B) extrema satisfação.
(C) reflexão duvidosa.
(D) lembrança desagradável.
06. Para Joana, “fazer castelos no ar...” significa o mesmo que fazer:
(A) planos com base concreta.
(B) projetos sem base na realidade.
(C) suposições com dados comprováveis.
(D) propostas sem dados comprováveis.
07. Na parte inicial da história, o termo “rapidamente” indica:
a) o modo com que Joana se dirigia à aldeia.
b) o meio com que Joana se dirigia à aldeia.
c) o tempo com que Joana se dirigia à aldeia.
d) a intensidade com que Joana se dirigia à aldeia.
08. Segundo o texto, Joana ia, em seu pensamento, vendendo o leite e empregando o dinheiro, enquanto se dirigia à aldeia. Ao final de suas negociações, ela teria:
a) uma ninhada de pintos.
b) um leitão.
c) uma vaca.
d) uma vaca com um bezerrinho.
09. Na história, os travessões anunciam:
a) as falas da Joana.
b) as falas do narrador.
c) uma fala da Joana e uma fala do narrador.
d) as falas de dois personagens.
10. Na frase “Ia leve como o vento.”, a palavra “como” introduz:
a) uma condição.
b) uma exemplificação.
c) uma comparação.
d) uma conclusão.
11. Na passagem “Será uma graça vê-lo saltar pelo quintal.”, Joana refere-se:
a) ao pinto.
b) ao leitãozinho.
c) ao porco.
d) ao bezerrinho.
12. No fragmento “Joana entusiasmada, saltou também.”, o adjetivo destacado exprime:
a) uma ação de Joana.
b) um estado de Joana.
c) uma característica de Joana.
d) um modo de ser de Joana.
13. Podemos concluir que predomina no texto:
a) a exposição de ideias.
b) a descrição de cenários.
c) a narração de acontecimentos.
d) a defesa de um ponto de vista.
Simulado frações equivalentes