Cursando engenharia Mecatrônica na Universidade federal do Paraná desde 2018/2
Formado Técnico em mecânica pelo Instituto Federal do Paraná (2015 - 2017).
Atuou como estagiário e como projetista na Startup Human Robotics.
Participou do Centro acadêmico de engenharia Mecatrônica.
Participou da organização da semana acadêmica de engenharia mecatrônica.
Atualmente desenvolve por conta própria um medidor de consumo de agua e energia elétrica e também faz pequenas manutenções em aparelhos elétricos/ eletrônicos.
Basicamente eu tive a capacidade de fazer um desenvolvimento explosivo. Criei toda a eletrônica e programação incluindo comunicação Bluetooth, porem agora estou tendo que aprender desenho eletrônico e a usar o Fusion 360. São coisas que terei que atualizar no currículo.
O paragrafo acima faz parecer que foi fácil, porem eu estudei bastante para cada pequeno avanço e graças a grande quantidade de conteúdos "maker" da internet eu pude avançar de maneira tao rápida, grande trabalho foi aprender como cada sistema funcionava individualmente depois houve o trabalho de juntar todos eles em uma logica simples.
Acredito que o único caminho que recuei foi em relação ao wifi, suas redes eram complexas e para apresentar qualquer coisa decentemente eu precisaria saber um pouco de programação web.
Talvez a data mais importante da minha carreira até este momento, passei alguns dias buscando emprego no Linkedin e fiz o contador de moedas para não me manter parado. porem hoje eu começo meu primeiro emprego como projetista. por conta da pandemia não tenho contrato e nem nada disso, sei que é um risco, mas eu quero apenas trabalhar. Ganhando o salario de técnico em mecânica porem sem cobrar impostos nem nada do gênero.
O projeto consiste em fazer um termômetro non contact para o Robios. Robios ganhou uma versão totem para fazer pre triagem em hospitais e ajudar com o covid 19. E para isso estou fazendo este termômetro para ajudar na pre triagem.
Faz quase um mês que sai da empresa porem não escrevi nada por alem de incompetência de atualizar esta pagina, havia o fato de que coisas novas poderiam se desenrolar, trabalhando na parte de assistência técnica em eventos e tudo mais, porem optei por fazer isso apenas em Curitiba e região por conta dos problemas de saúde e pela comodidade também, estava tendo problemas familiares por viajar para longe a trabalho. logo mais farei um post contando a trajetória na empresa tentando me lembrar de tudo que ocorreu até porque a menos que eu vá para eventos eu não tenho como atualizar esta pagina (por hora).
Segundo post do dia, envolvendo a área do profissional.
Apos montar mais 2 robios apos a ultima atualização, fazer a mudança para a hotmilk comecei a trabalhar no estoque da Human Robotics, meu ultimo projeto com estagiário, sinceramente não é nada fácil pois preciso prever as peças faltantes e definir seu local no estoque.
E agora sendo efetivado irei treinar o próximo estagiário e esta pagina vai ser atualizada com uma frequência estranha já que vou passar a viajar e ir em eventos
Nas ultimas semanas eu venho montando um novo Robios, Otoniel meu parceiro de trabalho// supervisor esta viajando então é a primeira vez que monto um robios completo sozinho.
Apos o fim da montagem semana passada percebemos que a roda direita levava mais de 1 segundo para parar em relação a roda esquerda, decidi tomar as rédeas e não deixar o problema para o Otoniel, coloquei o Robios na bancada e então liguei o osciloscópio, analisei o sinal de PWM da ponte H, depois o sinal na placa, constatei que o erro era realmente um sinal que não deveria estar lá, ja que o comando é dado ao mesmo tempo.
Debati um pouco com o Olivier (meu chefe, dono da empresa) e ele me explicou que o problema podia estar associado aos encoders dos motores, depois disso nos passamos a analisar a contagem de pulsos do encoder de cada roda e percebemos que um deles não marcava (usamos a webengine do robios para isso).
Decidimos começar pelo básico para resolver, e analisar as portas dos encoders, no fim de tudo houve um erro de comunicação durante a montagem, e o cabo que deveria estar nos PWM 2 e 3 estavam nos PWM 12 e 13.
Essa semana foi extremamente produtiva, montei muita coisa, a começar pela base que foi terminada terça, como é possível ver na imagem ao a cima. Isso que eu precisei desmontar duas vezes antes de terminar. porem essa fase de desmontar ocorreu na semana anterior.
outro ocorrido foi a montagem completa da base, com a eletrônica instalada, todos os cabos passados só faltou conectar o NUC que ainda não temos (imagem a cima). admito que deu bastante trabalho montar essa ponte H. também comecei a um modelo de documentação e eu gostei bastante.
Alem disso tudo, montei o corpo, passei os cabos e também colei os auto falantes. E por fim parafusei o corpo na base, foi bem difícil mas consegui. (imagens a baixo)