"Quando quiseres conhecer os pontos fracos de um homem, observa quais são os defeitos que ele nota nos outros com mais presteza." (J. C. W. A. Hare)
"Queremos que os outros sejam corrigidos com rigor, e nós não queremos ser repreendidos. Estranhamos a larga liberdade dos outros, e não queremos sofrer recusa alguma. Queremos que os outros sejam apertados por estatutos e não toleramos nenhum constrangimento que nos coíba." (Thomas A. Kempis)
"... Porque ninguém há sem defeito, ninguém sem carga, ninguém com força e juízo bastante para si. Mas cumpre que uns aos outros nos suportemos, consolemos, auxiliemos, instruamos e aconselhamos." (Thomas A. Kempis)
"A demasiada atenção, que se dedica a observar os defeitos de outrem, faz com que se morra sem ter tido tempo para conhecer os próprios." (J. de La Bruyère)
"Não nos tornamos melhores, escondendo os nossos defeitos; ao contrário, o nosso valor moral aumenta com a sinceridade com que os confessamos." (Gerg Christoph Lichtenberg)
"Os homens não podem ser tratados por muito tempo de perto, sem se verem rebaixados na opinião dos circunstantes; a par das suas boas qualidades ressaltam os seus defeitos e vícios, que são mais patentes na vida familiar, onde é mais difícil ocultá-los." (Marquês de Maricá)
"Com frequência, passam-nos inadvertidas nossas próprias fraquezas, porém, quando advertidas pelos outros, não conseguimos aceitá-las, porque o nosso julgamento não é perfeito." (Michel de Montaigne)
"Confia nos atos dos homens e não nas suas palavras. Por toda a parte vivem homens que procedem mal e falam bem." (Plutarco)
"O desânimo é um verme destruidor nas melhores realizações de nossa vida. Lagarta faminta a corroer nossa plantação de fé e serenidade. É imprescindível saibamos combatê-la com a oração e com o serviço incessante, de vez que o desalento, onde pousa, consome todos os nossos recursos de alegria e esperança." (Quelibea)
"Reconhecer sua fraqueza e miséria não desmerece nem acovarda, antes, anima encoraja mais, porque faz desconfiar de si e depositar toda a confiança em Deus." (Alonso Rodriguez)
"O defeito não vem das coisa mas sim das pessoas. Assim, é indiferente que um espírito malévolo se mantenha entre riquezas ou na pobreza, posto que seu mal se ache ligado à sua pessoa." (Sêneca)