AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Agente Comunitário em Saúde (ACS) é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção a saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde, participa, com as equipes de saúde e a comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde. O ACS é um profissional essencial para o bom desenvolvimento das ações da equipe de saúde da família. Ele é elo importante entre os usuários e demais profissionais. 

O QUE VOCÊ VERÁ AQUI:

FONTE: GUIA PRÁTICO PARA O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, 2009.

Visita Domiciliar

A visita domiciliar é uma forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao indivíduo e à família ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior equidade da assistência em saúde .

Cabe ao ACS:


FONTE: Linha de Cuidado à pessoa com Diabetes Mellitus, Governo de Santa Catarina, Santa Catarina, Outubro de 2018 / GUIA PRÁTICO PARA O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, 2009.

Cadastro e Registro

Cabe ao ACS:


FONTE: Linha de Cuidado à pessoa com Diabetes Mellitus, Governo de Santa Catarina, Santa Catarina, Outubro de 2018 / GUIA PRÁTICO PARA O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, 2009. / PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

Busca Ativa

A busca ativa consiste em visitas de rotina nos diferentes setores que compõe os serviços de saúde, tendo como principal objetivo a identificação e a investigação das doenças e agravos de notificação compulsória. 

Cabe ao ACS:


FONTE: Linha de Cuidado à pessoa com Diabetes Mellitus, Governo de Santa Catarina, Santa Catarina, Outubro de 2018 / GUIA PRÁTICO PARA O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, 2009. / PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

Educação em Saúde

A Educação em Saúde é uma ferramenta de muita importância para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A prática educativa baseada em diálogo e troca de saberes valoriza o conhecimento popular, estimula e respeita a autonomia do paciente no cuidado de sua própria saúde. É o principal instrumento que temos para a garantia do autocuidado que possibilitará o autocontrole por parte do paciente.


FONTE: Linha de Cuidado à pessoa com Diabetes Mellitus, Governo de Santa Catarina, Santa Catarina, Outubro de 2018 / GUIA PRÁTICO PARA O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, 2009. / PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017.

 Orientações para melhoria de indicadores do Previne Brasil 

O ACS tem um papel fundamental no cadastro do paciente com Diabetes Mellitus (DM) segundo o Previne Brasil, que é o programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo promover a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

É responsável por fazer o cadastro dos pacientes com DM na unidade de saúde onde trabalha. Para isso, Deve-se realizar um levantamento das pessoas com a doença em sua área de abrangência e cadastrá-las no sistema de informação da unidade de saúde, como o e-SUS.

Sendo assim, é imprescindível que o ACS lance o paciente no sistema como portador de Diabetes Mellitus tipo 2, pois só a partir dessa ação essa condição crônica constará como ativa no prontuário eletrônico do paciente.

Confira a nota técnica disponível no botão abaixo:


Fonte: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Acessado em 23/04/2023 Disponível em: https://aps.saude.gov.br/gestor/financiamento/componentesfinanciamento/#incentivos