História Porto

A criação do Porto, enquanto cidade, remonta ao período romano, ao século VIII a.C. Em várias áreas foram descobertas também ruínas celtas. Esta cidade esteve sob a alçada dos mouros em 711, durante a invasão da Península Ibérica. No ano de 868, chamava-se ‘Cale’ ou ‘Portus Cale’, tendo posteriormente originado o nome de Portugal. Vímara Peres, um guerreiro nascido na Galiza, que ficou na história como o fundador da terra portucalense, teve um papel crucial na conquista do território aos mouros. E assim foi restaurada a cidade de ‘Portucale’.


O Centro Histórico do Porto está assente sobre granito que foi emergindo com o tempo, o que possibilitou a sua utilização para a edificação da cidade ao longo da sua história. Apesar de se atribuírem significados diversos à palavra ‘Portucale’, uma das explicações é que, ao nome romano ‘Portus’ se adicionou a palavra ‘Cale’, que significará ‘pedra, rocha’.


A presença de granito no Porto pode ser testemunhada em vários locais do centro histórico da cidade, que é caracterizado pela sua elegância e pela harmonia que resulta da utilização do granito e dos edifícios construídos com esta pedra, entre os quais se encontram a Torre dos Clérigos, a Estação de São Bento, o Terreiro da Sé, ou o Hospital de Santo António. Contudo, também pode ser encontrado na vista das escarpas de vinhas do Douro ou até nas muralhas que, ao longo da história, ajudaram a moldar a cidade.