O Gato de Uppsala - il. Danuta Wojciechowska. Lisboa : Sextante/Porto Editora, 2009. ISBN 978-989-809-382-0. Audio prod. CLE (S. João da Madeira, Portugal). 2009-2019, 6 edições. ISBN 978-989-8093-82-0.
Tradução para língua alemã apoiada pela DGLAB e pelo Instituto Camões I. P., publicada pela Leipziger Literatur, 2021. Tradução para língua sueca publicada pela Lusima Books, 2025.
Nomeado para o Prémio da SPA para melhor obra de literatura para infância e juventude em 2010.
Recomendado pelo PNL Plano Nacional de Leitura.
Traduções = Translations
Vasakatten : En Sällsam Historia Om Kärlek - transl. swedish Lotta Bengtsson. Kungsör : Lusima Books, 2025
Der Kater aus Uppsala. - transl. gernab Markus Sahr. cover José Manuel Castanheira. Leipzig : Leipziger Literatur Verlag, 2020. Special Grant Portugal-Leipzig 2021. Support: DGLAB and Instituto Camões I. P.
É uma história de amor entre dois jovens, Elvis e Agnetta, uma história feliz de iniciação, de descoberta e sonho: a viagem, a pé, desde Uppsala até Estocolmo, movidos pelo desejo de descobrir o mistério do mar e de ver uma das maravilhas do seu tempo – o grande e rico Vasa – navio de guerra mandado construir por Gustavus II Adolphus, rei da Suécia. Quis o destino que, no dia 10 de agosto de 1628, dia da viagem inaugural, a vida de Elvis e Agnetta fosse salva por um gato.
Na edição sueca (2025). Nesta aventura, retornamos à História, principalmente à da Suécia e ao navio Vasa! Acompanhamos um garoto curioso do Norte do nosso país – Niilas, de Laxberget, que percorre o país a pé.
Nomination SPA Authors Portuguese Award for Best Youth Book 2010. 6th ed. 2020. Worldcat. Two lovers journey from Kiruna to Stockholm, to discover the sea and admire the great and rich Vasa, a warship built by the King of Sweden. On the day of maiden voyage, they were saved by a cat.
Special Grant Portugal-Leipzig 2021.
Book recommended by Portuguese National Reading Plan PNL
Publicação na Suécia - Julho de 2025
Swedish edition - July 2025
Biblioteca Pública de Uppsala, Suécia, 2018
"Este romance de Cristina Carvalho é a narrativa de uma viagem por terras de luz, desde Kiruna até a Estocolmo. Impulsionada pelo amor e pelo desejo de descobrir mundos, esta aventura amorosa combina: a sabedoria da tradição renovada que ritualiza a paixão do jovem casal para dar perspectiva ao amor; com a força da juventude que empreende a viagem de exploração do mundo que os atrai; e ainda com a beleza (às vezes dos medos) de muitos instantes inevitáveis com que se deparam ao longo da viagem. Graças a um estilo ático, numa escrita fluente e bem ritmada, a autora de O Gato de Uppsala proporciona uma leitura fácil e atraente. Na sua simplicidade artística, O Gato de Uppsala propõe leituras diversas na história que conta. Há uma visão polissémica da natureza, do amor, da humanidade e da animalidade. A narrativa apresenta um sentido iniciático que unifica as personagens e os elementos naturais em que vivem e que as envolvem.
Esta é uma história de amor entre dois jovens, Elvis e Agnetta, uma história feliz de iniciação, de descoberta e sonho: a viagem, a pé, desde Uppsala até Estocolmo, movidos pelo desejo de descobrir o mistério do mar e de ver uma das maravilhas do seu tempo – o grande e rico Vasa – navio de guerra mandado construir por Gustavus II Adolphus, rei da Suécia. Quis o destino que, no dia 10 de Agosto de 1628, dia da viagem inaugural, a vida de Elvis e Agnetta fosse salva por um gato.
Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, a 10 de Novembro de 1949. Durante a sua actividade profissional, contactou com milhares de pessoas e visitou inúmeros países sendo a Escandinávia e o Oeste português as regiões que mais ama e que mais influência exercem sobre a sua personalidade enquanto transitório ser humano do sexo feminino, habitante do planeta Terra e por acaso, escritora. Publicou até à data 4 livros: Até Já Não é Adeus (Signo); Momentos Misericordiosos, Ana de Londres e Estranhos Casos de Amor (Relógio D’Água).
” O Gato de Uppsala”, uma edição da SEXTANTE EDITORA, é apresentado como uma história para todas as idades, assinada por Cristina Carvalho e com ilustrações de Danuta Wojciechowska. A sessão de lançamento decorreu no restaurante do El Corte Inglés, em Lisboa, no passado dia 4 de Março. O livro foi apresentado pelo Prof. Nuno Crato que sublinhou a beleza formal e de conteúdo do novo romance Cristina Carvalho, tendo notado que se trata de uma obra de alcance universal que suscita muitas perguntas sobre a natureza e a vida. Para Nuno Crato este é um livro interessante para todas as gerações.
A Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, que presidiu à cerimónia de lançamento do novo romance, enalteceu a qualidade do romance, apontando-o como uma obra que certamente irá ter grande aceitação do público."
LER+ LER MELHOR NA RTP. Entrevista sobre “O GATO DE UPPSALA” por Teresa Sampaio (Julho 2011) . Ver: http://www.youtube.com/watch?v=TWOSTLV2lXk
O GATO DE UPPSALA EM ESTOCOLMO – Instituto Camões (2013)
O Gato de Uppsala”, Plano Nacional de Leitura: livro recomendado no programa de português do 8º ano de escolaridade e para a Formação de Adultos. Esta é uma história de amor entre dois jovens, Elvis e Agnetta, uma história feliz de iniciação, de descoberta e sonho: a viagem, a pé, desde Uppsala até Estocolmo, movidos pelo desejo de descobrir o mistério do mar e de ver uma das maravilhas do seu tempo – o grande e rico Vasa – navio de guerra mandado construir por Gustavus II Adolphus, rei da Suécia. Quis o destino que, no dia 10 de agosto de 1628, dia da viagem inaugural, a vida de Elvis e Agnetta fosse salva por um gato.
Capa e ilustrações de Danuta Wojciechowska.
O Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões, a Universidade de Dalarna e a Universidade de Estocolmo em colaboração com Professoras de Português Língua Materna na região de Estocolmo convidam para um encontro com Cristina Carvalho, autora de “O Gato de Uppsala”, no dia 21 de novembro de 2013, às 17h, para conhecer a autora de “O Gato de Uppsala” e os alunos de Português Língua Materna na região de Estocolmo que estão a trabalhar a obra.
Local: Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões, Universidade de Estocolmo
Org: CLP/IC, Högskolan Dalarna, Stockholms universitet e Mary-Anne Eliasson
"Há livros de que começamos a gostar antes de começar a lê-los."
José Fanha sobre O Gato de Uppsala no seu blogue (2010) http://7leitores.blogspot.com/2010/06/o-gato-de-uppsala.html
Sabia que senão puder ler um livro pode ouvi-lo (2009)
O GATO DE UPPSALA publicado em 2009 por Sextante / Porto Editora – 5ª edição, no PNL desde 2009, foi passado a audiolivro pela Biblioteca de São João da Madeira.
A Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, através do seu Centro de Leitura Especial, já produziu mais de 20 audiolivros dirigidos especificamente ao público com cegueira ou baixa visão, mas também a pessoas de idade isoladas e “com algumas limitações”.
A Biblioteca Municipal (BM) Dr. Renato Araújo inaugurou em 2011 o seu Centro de Leitura Especial (CLE) no âmbito de um Programa da Fundação Calouste Gulbenkian, que apoiou a criação deste serviço com cerca de 20.000 euros, para além de uma percentagem assegurada pelo Município de S. João da Madeira. (2019)
Ler mais em https://labor.pt/…/sabia-que-se-nao-puder-ler-um-livro-pod…/
Vítor Quelhas. Jornalista do semanário Expresso (2009)