Nocturno, o romance de Chopin - Sextante/Porto Editora, 2009. ISBN 978-989-676-004-5
Disponível na Biblioteca Nacional de Portugal também em Braille impresso, Braille digital, digital texto e audio mp3 - lido por Maria Manuel Viana.
Recomendado pelo PNL Plano Nacional de Leitura
A vida de Chopin, da Polónia, 1810, a Paris, 1849. Amores e paixões, intrigas, experiências e amizades, presenças e afastamentos.
Love and passion, the life of Chopin, since his birth on 1810, in Poland, until his death on 1849 in Paris. Such an intense story!
Book recommended by Portuguese National Reading Plan PNL
Nocturno. Cristina Carvalho.Sextante. 2009. 177 págs. €15. Ficção. Biografia romanceada de Frederik Chopin.
O novo livro de Cristina Carvalho conta, romanceando, a vida de Frederik Chopin, num registo narrativo bem conseguido, que seduz e envolve o leitor com uma escrita de timbres musicais. Esta especial reverberação do texto foi afinada durante o processo de investigação e de escrita da obra, um percurso em que a autora escutava demoradamente o compositor, como se a música deste animasse de vida cada frase desta biografia ficcionada. Esta contaminação, quase mágica, do som e da palavra teve como resultado uma história intensa, emotiva e verosímil, em que cada página convoca, na imaginação do leitor, as circunstâncias e os actores da vida curta mas atribulada de Chopin. Neste processo de criação, que propiciou o encontro de Cristina Carvalho com o compositor, sente-se que cada um à sua maneira, ele com as pautas e as teclas e ela com as palavras, procuraram conseguir o seu melhor. Na realidade, Cristina Carvalho ultrapassou largamente as expectativas. Para quem hesitava em aceitar a inegável evolução da sua escrita, após a passagem do conto para o romance, iniciada com “O Gato de Uppsala”, a prova irrecusável desta progressão encontra-se neste novo livro.
O que levou a autora a interessar-se por Chopin foi não só a sua música (“sublime”) mas também a sua complexa personalidade, uma combinação de factores que a levaram a escrever com arrebatada celeridade, ficando os leitores a conhecer o melhor da história e da alma deste invulgar talento musical – amores e desamores, sonhos e decepções, alegria de viver e vida breve – cujo centenário do nascimento se assinala no próximo ano.
Neste romance biográfico, todas as datas e referências correspondem à verdade histórica, embora a ficção afirme aqui todos os seus direitos, com Franz Liszt (músico), Eugène Delacroix (pintor), George Sand (escritora) e Jane Stirling (a mulher que muito o amou) como personagens centrais. Uma coisa é certa: “Nocturno” é para ser lido e saboreado ao som de Chopin, das suas polonaises, mazurcas, valsas e nocturnos , já que nesta narrativa os discursos da música e da literatura se completam.
Vítor Quelhas, in EXPRESSO, Cartaz, 24 de Dezembro de 2009