Além de fazer referência à capital do estado de São Paulo, no nosso contexto SAMPA significa "Sossegad@s aprendemos matemática pesquisando com amig@s". Trata-se de um projeto que tem como objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender matemática em um ambiente de colaboração, estimulando o interesse na área de Teoria de Grupos e suas aplicações, através da realização de projetos de pesquisa. A colaboração na ciência, em particular na Matemática é fundamental. Assim este projeto busca estimular a colaboração entre estudantes de forma tranquila em um ambiente de amizade e vontade de aprender Matemática. Espera-se que no fim do curso os/as estudantes tenham vivenciado um pouco da experiência de realizar pesquisa em colaboração com colegas.
A colaboração surge quando duas ou mais pessoas combinam as suas diferentes habilidades para alcançar um objetivo comum. Sugiro que vocês se organizem entre amigas e amigos com interesses matemáticos similares, assim vocês podem elaborar seu projeto de pesquisa como consequência de um interesse comum em um determinado problema ou assunto relacionado com a disciplina. O ideal é que cada grupo de pesquisa tenha 2 ou 3 membros. Existe a possibilidade de fazer o projeto de forma individual, porém recomendo fortemente fazer o trabalho em equipe para poder realizar a sua pesquisa colaborando com colegas. Fora isso, vocês terão liberdade para montar seu próprio grupo de pesquisa.
Diferentemente do método padrão de avaliação com provas, neste projeto os estudantes são avaliados pelos seus pares em colaboração com o docente e o monitor. Cada grupo escolhe um tema de pesquisa para desenvolver durante o semestre, para finalmente terminar seu projeto de pesquisa com a redação de um artigo expositório sobre o assunto escolhido. O artigo será submetido para a avaliaçāo de um grupo de referees anônimos constituído por estudantes da turma. O docente e o monitor terão a função de editores, ou seja, avaliam o conteúdo de cada artigo e logo enviam o trabalho para apreciação dos referees. É desta maneira que funciona o processo de publicação em uma revista de matemática.
O tema de pesquisa de cada grupo deve estar decidido até 22 de outubro. No mês de novembro, a cada duas semanas eu terei uma reunião com cada grupo de pesquisa, nas quais poderemos conversar sobre o andamento do projeto, incluindo as suas dúvidas. Estas reuniões são fundamentais para fazer um bom acompanhamento dos seus estudos e compreender os avanços obtidos por cada membro do grupo. O papel do docente nesta etapa é o de orientar cada grupo para avançar no projeto de pesquisa escolhido.
Sugestões de projetos
Abaixo vocês podem ver alguns temas que podem ser abordados nos projetos. Lembrem, esta lista é apenas uma sugestão e um guia para que vocês tenham por onde começar a procurar. Se alguem quiser desenvolver um projeto sobre um assunto que não esta na lista abaixo, tem que entrar em contato comigo para que juntos vejamos se esse tema se relaciona com o curso.
Álgebra
Grupos soluveis (Hungerford)
Grupos Nilpotentes (Hungerford)
Cohomologia de grupos (notas de aula)
Extensõess centrais e cíclicas (notas de aula)
O grupo de Galois (Hungerford)
Álgebra de grupo e representações
Representações de grupos finitos
Conexões com Análise e Geometria Não-comutativa
Álgebra de grupo de álgebras C*; ações de grupo em álgebras C* (Khalkhali)
Grupos, álgebras de Hopf e grupos quânticos (Khalkhali)
s Grupos em Geometria e Topologia
Grupos de Lie (Gorodski, Lee)
Isometrias de Rn (Notas de aula)
Grupo fundamental e transformações de recobrimento (Hatcher, Elon Lima)
Grupo de holonomia
Simetrias de wallpapers e frisos (Conway)
O paradoxo de Banach-Tarski (Wagon)
Os grupos de Mathieu (Humphreys)
O Lema do ping-pong e subgrupos livres dos grupos de matrizes
Quasi-isometrias
Quasi-geodésicas e o lema de Švarc-Milnor
Caracterização dinâmica das quasi-isometrias
Crescimento de grupos
Grupos hiperbólicos
Fins de grupos; fronteira de Gromov
Grupos mediáveis
Ações mediáveis
Teoria de grupos computacional: representando grupos no computador; o algoritmo de Todd- Coxeter
Grupos de reflexões e grupos de Coxeter
Mecânica Clássica: o grupo SO(3) e o movimento de um corpo rígido