A participação da sociedade em todo o processo de ensino, passado e presente, possibilitou o seu ingresso na faculdade, dando-lhe, se não toda, uma estrutura suficiente – instalações adequadas (com laboratório, bibliotecas, materiais), professores habilitados e qualificados para o ensino, e funcionários preparados para gerência administrativa. Tudo isso possibilitou- lhe, com sua participação e esforço, um preparo profissional, além de cultural.
Você haverá, pois, de convir que a sociedade em muito contribuiu para esse seu resultado, com o trabalho de muitas pessoas que vem sendo analisado, aperfeiçoado e executado continuamente. A qualidade do ensino é uma busca incessante de qualquer instituição que tem por objetivo a formação profissional.
É fácil de entender, portanto, que, a par da sua titulação, estabeleceu-se um vínculo social, um compromisso ético de sua parte para com a sociedade.
A sua profissão não deve, pois, servir somente de instrumento para atender às suas pretensões pessoais. Deve, também, colocar-se à disposição da comunidade e do Estado – que lhe possibilitou atingir o seu objetivo – como agente de transformação e promotor do desenvolvimento, pois o exercício profissional se desenvolve na sociedade e para a sociedade, beneficiando a você, a seus familiares, à comunidade e ao Estado como um todo.
Fica-lhe, portanto, um compromisso para com a sociedade. E, quando no exercício da sua vida profissional, deverá estar imbuído de um espírito ético, para que você corresponda aos anseios de todos, através do seu trabalho digno e útil.