Segundo os cristãos, Deus assumiu realmente a nossa natureza humana e não apenas a sua aparência. Por isso, Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, confissão de fé central do cristianismo.
Jesus nasceu no seio de uma família judia – Maria e José, sendo descendente da tribo de Judá. Viveu a maior parte da sua vida na modesta aldeia de Nazaré, na região da Galileia, donde lhe vêm as designações de “Nazareno” e “Galileu”.
Grupos que não aceitavam o domínio do Império Romano (e que também se opunham a Jesus).
Os sacerdotes eram originários das famílias pertencentes à tribo de Levi, sendo responsáveis pelo serviço do culto do Templo.
Os levitas são descendentes de uma das doze tribos de Israel (Levi), cujos membros se dedicavam às funções do Templo.
Os fariseus eram leigos, membros de um grupo religioso que surgiu no séc. II a. C. e que procurava observar rigorosamente a Lei de Moisés e as tradições.
Os saduceus eram um grupo religioso judaico rival dos fariseus. Tinham muito poder e influência política.
O Nascimento de Jesus teve tal importância para a história universal que o calendário mais usado no mundo é aquele que tem este acontecimento como referencia – Era Cristã e Era Comum.
Porquê o 25 de Dezembro?
É desconhecida a data do nascimento de Jesus. O dia 25 de Dezembro foi estabelecido por volta do século IV. No ano 274, o Imperador Aureliano oficializou o culto do Sol, e fixou a festa do Sol a 25 de Dezembro. A partir deste dia, o Sol passa a iluminar com cada vez maior intensidade e durante maior tempo a terra. Era uma festa pagã. Os cristãos passaram a festejar nessa data o nascimento de Jesus de modo a desvalorizar o sentido pagão da festa e a recordar que a verdadeira luz do mundo, o verdadeiro Sol é Jesus.