Para os cristãos, o Advento é um tempo de preparação para a celebração do nascimento de Jesus. É por isso um tempo de esperança, de alegria e expetativa. Neste período, os fiéis tomam consciência da necessidade de promover a fraternidade e a paz.
O Advento tem início num domingo, próximo do final de novembro, e termina na véspera de Natal. É o primeiro tempo do ano litúrgico, correspondendo aos quatro domingos que antecedem o Natal.
Figuras do Advento
Além de Isaías outras pessoas foram importantes no anúncio da vinda do Messias.
João Batista
João Batista é, de acordo com a interpretação cristã, o percursor de Jesus. O nome "Batista" deriva da sua atividade profética, pois batizava no rio Jordão todos os que se mostravam dispostos à conversão.
Virgem Maria
Maria, mãe de Jesus, é a figura proeminente do Advento. Na sua resposta ao anúncio do anjo e na visita a Isabel, sua prima, encontramos as primeiras manifestações de esperança perante a vinda do Messias.
Este culto está presente em muitos aspectos das nossas vidas: nomes de pessoas, toponímias, hospitais e instituições, etc... Mas, também em manifestações artísticas.
São José
José, pai adotivo de Jesus, é também uma figura central do Advento. Era descendente da casa de David e, como Maria, sua mulher, também aceitou a missão que lhe foi confiada.