Com procedimentos muito práticos e agéis, todos os alunos são convidados a ser mentores/ mentorados (utilização de tempo de cada turma com o diretor de turma OU hora de almoço OU digital), sinalizando de forma rápida como podem ajudar/ ser ajudados (academicamente ou sócio-emocionalmente); preenchendo a disponibilidade e autorização pelos encarregados de educação.
As estratégias organizacionais relevantes são: a hora comum de alunos com diretor de turma no horário, uma equipa de professores e psicóloga que lideram o projeto, a aposta consistente que tem permitido envolver progressivamente mais alunos e muita agilidade nos procedimentos e a utilização de recursos e documentação de forma inteligente.
Aspetos facilitadores:
É dada muita autonomia e responsabilidade aos alunos: escolhem o horário, a modalidade (online ou presencial), comprometem-se com o acompanhamento dos colegas;
Todas as turmas têm a classroom da mentoria que permite a elaboração do diário pelos mentores (acompanhamento);
Os mentores elaboram um texto de avaliação para o Conselho de Turma analisar o empenho dos alunos;
A classificação final nas disciplinas/ CD quer dos mentores, quer dos mentorados, pondera a participação no projeto de forma globalizante;
Depois de uma primeira sessão de formação, o programa passa a ação, apostando-se muito no acompanhamento;
No âmbito do complemento dos projetos de tutorias e mentorias, os alunos são convidados a sinalizar 3 professores que gostariam que assumisse a sua tutoria.
Esta identificação é feita pelos serviços de psicologia/EMAEI/DT que ajuda a gerir expectativas de alunos e professores. Esta forma de trabalhar emanou de uma visita de estudo das lideranças das escola a Rio Maior.