A presente simulação tratará através de uma audiência pública sobre os impactos sociais e ambientais do rompimento da Barragem de responsabilidade da empresa de mineração Samarco/Vale em Mariana, MG em 2015. Dessa forma, a presente audiência pública visa criar consensos entre as partes envolvidas através de uma proposta de resolução que deverá ser votada e se possível entregue ao final da audiência.
Clique aqui e acesse os materiais do debate.
Autores: Estudantes da 1ª Série
Turma 1.1, 1.2 e 1.3 (2021)
A presente simulação tratará através de uma audiência pública sobre a ocupação realizada por movimentos sociais em propriedades abandonadas no centro de SP e as possibilidades para reduzir o déficit de moradia na cidade de São Paulo. Dessa forma, a presente audiência pública visa criar consensos entre as partes envolvidas através de uma proposta de resolução que deverá ser votada e se possível entregue ao final da audiência.
Clique aqui e acesse os materiais do debate.
Autores: Estudantes da 2ª Série
Turma 2.1 e 2.2 (2021)
A presente atividade objetivou debates temas da atualidade nacional com base no livro "Sobre o autoritarismo Brasileiro" de Lilia Schwarz.
Clique aqui e acesse os materiais do debate.
Autores: Estudantes da 3ª Série
Turma 3.1 e 3.2 (2022)
A presente atividade debateu temas da atualidade nacional com base no livro "Ideias para Adiar o Fim do Mundo" de Ailton Krenak.
Clique aqui e acesse os materiais do debate.
Autores: Estudantes da 1ª Série
Turma 1.1, 1.2 e 1.3 (2022)
O IV Debate em Estudos Avançados do CSL, objetiva destacar a importância da pesquisa e da produção de conhecimento científico para a formação dos alunos das diversas áreas de conhecimento, fortalecendo o olhar interdisciplinar por meio da exposição e discussão dos resultados em um fórum de debates. Ainda neste viés o IV Debate em Estudos Avançados do Colégio São Luís pretende incentivar a divulgação científica e a discussão das implicações de seu uso na sociedade.
Autores: Estudantes da 3ª Série
Turma 3.1, 3.2 e 3.3 (2023)
A ocupação de um prédio no centro de São Paulo, um pai fragilizado pela doença e a perspectiva da própria paternidade estão no cerne deste romance que fala, sobretudo, de perda e de resiliência. Depois do romance “A resistência”, vencedor de prêmios tão prestigiosos quanto Jabuti e Saramago, e elogiado pela crítica brasileira e internacional, Julián Fuks retorna a seu personagem álter ego Sebastián em “A ocupação”. Construída em capítulos breves, a narrativa se alterna entre os encontros do escritor com alguns moradores de um edifício ocupado no centro de São Paulo – e as histórias que lhe contam –, o temor da perda do pai hospitalizado e as expectativas em torno da gravidez de sua mulher e de uma possível paternidade. Com uma prosa impecável, o escritor paulistano nos enreda nessas diversas formas de ocupação, que revelam a fragilidade da vida, o risco da solidão e as muitas brutalidades em que o presente nos imerge.
Audiência Pública, um dos instrumentos de participação popular no Estado Democrático de Direito, é uma reunião que visa ampla discussão dos mais variados temas entre sociedade, especialistas e autoridades públicas. Nesta 4ª Etapa da AV1 Interdisciplinar denominada “A Ocupação”, cada grupo deverá participar de uma simulação de uma audiência pública, cujo a moção é “Ordem do STF de despejo de moradores que vivem em Prédios ocupados no Centro de SP”.
Autores: Estudantes da 2ª Série
Turma 2.1, 2.2 e 2.3 (2023)
Nessa atividade nossos estudantes representaram chefes de Estados Nacionais reunidos na 28ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28) que será realizada no mês de novembro nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e tiveram como objetivo elaborar estratégias para reduzir as emissões de GEE.
Autores: Estudantes da 2ª Série
Turma 2.1, 2.2 e 2.3 (2023)