Prezados estudantes,
Nessa situação-problema o objetivo é simular cenários para a refletir os possíveis caminhos para a realização de planejamentos sustentáveis a partir de múltiplas variáveis.
A construção de cenários é uma resposta simulada as mudanças das variáveis como base para compreender as possíveis características futuras.
Na busca de definições sobre o conceito de cenários, seguem as visões de alguns autores. De acordo com Ringland (2006) o planejamento de cenários é uma parte do planejamento estratégico que combina ferramentas e tecnologias para administrar as incertezas do futuro, ou seja, são modelos para antecipar, o que o autor chama de vida real (2006). Para Schoemaker (1995) o planejamento por cenários é um método estruturado (disciplinado) para imaginar futuros possíveis. Pode-se identificar algumas coincidências nas visões dos autores com relação a cenários: criam visões estruturadas de situações futuras; falam de incertezas e de como trabalhá-las em situações futuras possíveis. Acesse abaixo algumas situações de aprendizagem desenvolvidas pelos nossos estudantes, para compreender como é realizado essa prática.
Autores: Giovanna Rosa Miranda , João Pedro Ignatios Couceiro, Maria Júlia Neves Plen, Pedro Marques Riciopo e Vitória Saccomandi
Turma 2.3 (2020)
Clique aqui e leia os cenários modelados para as alterações climáticas.
Autoras: Camila Stockler e Marina Mota
Turma 2.3 (2020)
Clique aqui e leia os cenários produzidos para compreender contextos de stress energético.
Autoras: CHIARA MALAVOLTA MAGALHÃES, GABRIEL ANHOLETTO BUONO PALIS, JULIA JORGE MILANI e SOPHIA SILVA
Turma 3.1 (2021)
Clique aqui e leia os cenários produzidos para compreender contextos de superação da Covid 19.
Autoras: Camily Martins, Eduardo Yukio, João Pedro Freitas, Lucas Diniz e Marcela Guimarães
Turma 3.2 (2021)
Clique aqui e leia os cenários produzidos para compreender contextos de superação da Covid 19.