CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER - QUEM SOMOS NÓS? QUAL A NOSSA MISSÃO?


Quem somos nós?

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Mourão, é um órgão paritário, consultivo, deliberativo e fiscalizador de políticas públicas voltadas a mulher, com a finalidade de promover a participação social das mulheres e suas representações no controle social. É constituído por 24 integrantes que se dá pela junção de diversos segmentos da sociedade, como policiais, advogadas, assistente social, funcionárias públicas, comerciantes, pedagogas, psicopedagogas, profissionais ligadas a saúde como enfermeiras, psicólogas e etc. todas engajadas nos direitos humanos da mulher mourãoense. 

Objetivo: 

Promover política pública para as mulheres, pautada na igualdade de gênero, a partir de uma perspectiva multicultural dos conceitos de ser mulher e suas relações multidimensionais com a sociedade, visando eliminar preconceitos, discriminações, violências e injustiças sociais que atingem as mulheres, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e risco, possibilitando as mesmas o acesso aos direitos sociais, quais sejam, saúde, educação, assistência social, habitação, trabalho e emprego, esporte, cultura e lazer, bem como a inserção na vida política e econômica.

Missão:

Está em difundir, mobilizar e conscientizar as mulheres para que tenham conhecimento de seus direitos e em caso de lesão ou eminência de lesão aos seus direitos humanos, buscar proteção, amparo e refúgio junto aos órgãos governamentais, não governamentais, Conselhos e OMGs de proteção a mulher.

Por fim, o CMDM, visa garantir os direitos das mulheres, considerando-as em sua pluralidade de ser e modos de existir, citam-se as mulheres que vivem e convivem no campo, em áreas urbanas centrais, periféricas, ribeirinhas, as mulheres indígenas, migrantes e imigrantes, mulheres em situação de rua, mulheres crianças e adolescentes, mulheres idosas, mulheres com deficiência, dentre outras, localizadas em sua condição social de raça, classe e etnia.