Interações entre os subsistemas

As diferentes características da Terra, relativamente ao espaço envolvente, permitem classificá-la como um sistema. A Terra é um sistema fechado porque apenas existem trocas de energia com o espaço exterior.
Classificando ainda a Terra como um sistema, podemos afirmar que é um sistema complexo, uma vez que é formada por diversos subsistemas abertos porque existem trocas de matéria e de energia entre eles.

Os quatro subsistemas da Terra denominam-se:

-  HIDROSFERA - inclui toda a água no estado sólido ou liquido do planeta;

- BIOSFERA - é constituída por todos os seres vivos e a matéria orgânica que deles resulta;

- GEOSFERA - é constituída por toda a parte rochosa do planeta e pelos fundos oceânicos;

- ATMOSFERA - é a componente gasosa do planeta que se estende da superfície terrestre até centenas de quilómetros de altitude.

Todos estes subsistemas estão relacionados entre si e interagem de modo a manter o equilíbrio dinâmico da Terra. Estas interações porem ser ilustradas pelos ciclos biogeoquímicos, ou seja, pelas trocas de determinados elementos químicos entre os subsistemas. Os nomes destas trocas são atribuídos tendo em conta os subsistemas envolvidos dizendo primeiro o nome do subsistema onde começou a interação seguido do nome onde terminou a interação.

Por exemplo, quando a água líquida, pertencente à hidrosfera, evapora e passa ao estado gasoso, esta passa a pertencer à atmosfera, dizendo-se que ocorreu uma interação hidrosfera - atmosfera. Sendo assim podemos afirmar que todos os processos que conhecemos hoje são, então, interações entre os subsistemas terrestres.

Carlos Rodrigues (10.º ACT)

Audio de Carlos Rodrigues

Testa os teus conhecimentos!