As rochas e o ciclo litológico

As rochas são os principais componentes da geosfera. Estas são constituídas por substâncias inorgânicas, os minerais, que se podem formar a partir de diversos processos, podendo ser classificadas em rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.

As rochas magmáticas são formadas a partir do arrefecimento e solidificação do magma em profundidade, rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas, e à superfície, rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas. Estes tipos de rochas podem também ser caracterizados quanto à sua textura: em granulares, quando os minerais que as constituem são visíveis a olho nu, devido ao seu lento arrefecimento em profundidade; em agranulares, em que os seus minerais só são visíveis ao microscópio, pois o seu arrefecimento foi rápido e à superfície; em vítreas, não se tendo formado cristais, resultante de uma solidificação muito rápida da lava.

As rochas sedimentares formam-se a partir de materiais de rochas preexistentes, formando-se na superfície terrestre. O processo que dá origem a este tipo de rochas incorpora duas etapas, a sedimentogénese e a diagénese. No primeiro processo ocorrem as seguintes etapas: a meteorização, a alteração física ou química da rocha, originando sedimentos; a erosão, que consiste na remoção dos sedimentos; o transporte, em que os sedimentos são transportados por diversos agentes como a água ou o vento; a sedimentação, ou seja, a deposição dos sedimentos. Já o segundo processo é constituído pela compactação dos sedimentos, que ocorre devido à acumulação destes, aumentando a pressão e diminuindo os espaços existentes entre os sedimentos, e pela cimentação, processo que agrega os sedimentos a partir de um cimento formado através da precipitação de substâncias aquando da compactação. Estes processos dão origem a uma rocha sedimentar consolidada. Este tipo de rochas divide-se em rochas detríticas, formadas por fragmentos de rochas preexistentes (os clastos), rochas quimiogénicas, formadas por precipitação de substâncias dissolvidas na água e rochas biogénicas, formadas pela acumulação de restos de seres vivos.

As rochas metamórficas ocorrem a partir de transformações mineralógicas sofridas em rochas preexistentes, os protólitos, devido a elevadas pressões e temperaturas. Estas são formadas através de metamorfismo regional que se dá em regiões montanhosas onde o principal fator é a pressão, originando rochas com foliação, em que os minerais ficam alinhados; e através de metamorfismo de contacto, sendo o principal fator as elevadas temperaturas, ocorrendo em zonas de intrusões magmáticas, originando rochas não foliadas.

Aos diferentes processos anteriormente referidos, que levam a alterações nas rochas, transformando-as noutras rochas, dá-se o nome de ciclo litológico.

Dinis Cordeiro (10.º ACT)


Áudio de Dinis Cordeiro

Testa os teus conhecimentos!