A gestão de um edifício antigo utilizando a ferramenta BIM necessita de uma pesquisa detalhada e criteriosa sobre ele, de modo a obter o máximo de informações possíveis.
De acordo com Araújo (2017, p. 2 apud BRAGA, 2005, p.4) o projeto para intervenção de um edifício edificado é:
[...] o conjunto de elementos necessários e suficientes para execução das ações destinadas a prolongar o tempo de vida de uma determinada edificação ou conjunto de edificações, englobando os conceitos de restauração, manutenção, estabilização, reabilitação ou outras.
Nessa página estão discutidos os tipos de pesquisa efetuados no desenvolvimento deste projeto, desde como são realizadas as manutenções, as entrevistas até as documentações arquitetônicas.
QUESTIONÁRIO INICIAL / ENTREVISTA
A entrevista com o pessoal responsável pela manutenção da edificação é fundamental na criação de todo sistema BIM. Esses funcionários são o ponto de partida em todo o projeto, pois vivem diariamente com os problemas e soluções e irão dar suporte à criação do modelo.
Na primeira entrevista são feitas perguntas gerais, para ter ideia de como é a edificação, seus métodos construtivos, a forma de como são comunicadas as patologias. O questionário, em anexo, foi a base para a primeira reunião com o profissionais envolvidos na gestão da edificação construída. Ele serviu como base para futuras reuniões, onde foi refinada as informações obtidas na primeira entrevista.
Na segunda entrevista já são feitas perguntas mais especificas, com o intuito de alimentar o modelo BIM, além de pesquisar a documentação arquitetônica disponível no local.
Paralelamente com a criação de modelo, entrevistas e aquisição da documentação arquitetônica, o processo BIM na gestão de um edifício vai sendo aprimorado.
PESQUISA DA DOCUMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA
Segundo Amorin, p. 2, 2017:
A documentação arquitetônica consiste no processo sistemático de aquisição, tratamento, indexação, armazenamento, recuperação, disponibilização e divulgação de dados e informações, gráficas e não gráficas, bem como de seus metadados, sobre as edificações. Constitui uma atividade complexa, que para a sua realização conta com uma variedade de disciplinas, de tecnologias e de profissionais... a documentação arquitetônica desempenha um papel essencial na preservação da memória desse patrimônio.
O documento arquitetônico pode ser desenhos técnicos, que detalham a geometria da edificação, esboços, imagens termográficas, fotografias, nuvem de pontos, vídeos, áudios com entrevistas, pinturas artísticas, entre outros.
PESQUISA DOS PROGRAMAS A SEREM UTILIZADOS.
O primeiro a ser selecionado é o programa que irá criar o modelo BIM. Hoje no mercados existe uma gama grande de softwares destinados a construção do modelo paramétrico. São vários fatores a pensar, antes de adquirir um programa que utiliza o BIM:
Custo/benefício.
Interação fácil do operador.
Parâmetros de hardware, como memórias, placa gráfica, disco de armazenamento.
Exportar/ importar várias extensões de arquivos.
Programa aceito no mercado, ou seja, muitos escritórios utilizando.
Atendimento ao cliente.