BIM - Building Information Modeling, é uma tecnologia moderna, utilizada na Construção Civil. Existem várias definições sobre o assunto, que torna difícil a seleção de uma única. Assim, a seguir, são exibidas algumas das definições mais utilizadas nos trabalhos acadêmicos.
A AutoDesk (2020)1 diz:
BIM significa “Modelagem de informação da construção” (ou “Building Information Modeling”, em inglês). É o nome de um processo 3D inteligente baseado em modelo que equipa os profissionais de arquitetura, engenharia e construção (AEC) com as informações e ferramentas que lhes permitem planejar, projetar, construir e gerenciar edificações e infraestrutura com mais eficiência.
Segundo historiadores, Chuck EASTMAN é o primeiro homem a citar o BIM, como vemos hoje. Faleceu em 2020, mas deixou muita bibliografia para ser consultada, entre elas:
EASTMAN, Chuck et al. Manual de BIM: Um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Tradução de Cervantes Gonçalves Ayres Filho. Bookman Editora Ltda., 2008-2014. 483 p. ISBN: 978-85-8260-117-4.
Segundo Eastman (2008):
“BIM é uma filosofia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores (AEC) na elaboração de um modelo virtual preciso, que gera uma base de dados que contém tanto informações topológicas como os subsídios necessários para orçamento, cálculo energético e previsão de insumos e ações em todas as fases da construção”.
A Building Smart, organização mundial de desenvolvedoras de tecnologia para o setor da construção, define BIM como:
“Representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, que permite integrar de forma sistêmica e transversal às várias fases do ciclo de vida de uma obra com o gerenciamento de todas as informações disponíveis em projeto, formando uma base confiável para decisões durante o seu ciclo de vida, definido como existente desde a primeira concepção até à demolição”
A NBIMS, National BIM Standard (EUA), O BIM:
É a representação digital das características físicas e funcionais de uma construção. BIM é o conjunto de informações do empreendimento desde a concepção inicial até a demolição, com a colaboração integrada das diversas partes do projeto (Construtor, Arquitetos, Engenheiros, Proprietário, etc.)
A Association of General Constractor's, dos EUA, define o BIM como:
É o desenvolvimento e uso de um modelo de programa de computador para simular a construção e operação de um empreendimento. BIM usa um conceito inteligente e para métrico de uma representação digital de uma construção onde podemos gerar informação que possa ser utilizada para tomar decisões e melhorar o processo de construção.
Segundo o American Institute of Architects – AIA, o BIM é:
Uma tecnologia baseada em um modelo que está associado a um banco de dados de informações sobre um projeto.
Segundo Cardoso (2015):
[...] pode ser definida como a criação e uso de informação computacional coordenada e consistente sobre o projeto de uma edificação, informação paramétrica, usada para tomada de decisões em projeto, produção de documentação com qualidade, previsão do desempenho da edificação, estimativa de custo e planejamento de obra.
(CARDOSO; RONCY; TINOCO, 2015 apud KRYGIEL; NIES, 2008).
A imagem ao lado3 representa bem a diferença de interação entre os profissionais de EACO na utilização do CAD e da tecnologia BIM.
UM POUCO DE HISTÓRIA3
Na década de 70 já se sentia a necessidade de agregar informações as linhas desenhadas nos softwares de desenho assistido por computador (CAD), desenvolvidos cerca de 20 anos antes para auxiliar no desenvolvimento de projetos relacionados a redes elétricas.
Em 1974, Charles M. Eastman ou apenas Chuck Eastman, professor do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados unidos, juntamente com uma equipe de estudiosos, criaram então o conceito BDS (Building Description System ou Sistema de Descrição da Construção), que tinha como intuito comprovar que uma descrição de uma obra baseada em computador, poderia replicar ou melhorar todos os pontos fortes de desenhos, fortalecendo um meio para a elaboração de projeto, construção e operação, bem como eliminar a maioria de suas fraquezas.
Esse conceito de Eastman aliado a evolução do desenvolvimento de softwares, permitiu que os projetos e documentos então elaborados em papel, passassem a ser elaborados através da utilização de sistemas computacionais, os chamados CAD (Computer Aided Design ou Desenho Assistido por Computador), e funcionou como uma espécie de chave para as novas discussões de facilitações tecnológicas que viriam.
Em 1986, um artigo de Robert Aish – que trabalhava com a GWM Computers Ltd, – uma desenvolvedora de softwares como o RUCAPS -, tornou-se o primeiro uso documentado do termo Building Modeling no sentido que usamos hoje. Neste artigo, chamado “Three-dimensional Input and Visualization”, Aish estabelece características e argumentos que compõem o BIM, como modelagem tridimensional, componentes inteligentes e paramétricos, banco de dados relacionais e faseamento temporal dos processos de construção, entre outros conceitos.
Segundo Eastman et al. (2011) o termo Building Information Modeling (BIM) foi criado pela Autodesk, em 1992, como forma de impulsionar o marketing do seu novo CAD, o Revit. O software, apesar de não ter sido o primeiro a usar a metodologia BIM, visto que o ArchiCAD e o Allplan já trabalhavam com metodologia similar, foi quem fixou essa terminologia no mercado.
1 - Disponível em: < https://www.autodesk.com.br/solutions/bim#:~:text=Com%20o%20modelo%20BIM%20(Building,%2C%20automatizadas%20e%20bem%2Dsucedidas. >. Acesso em: 19 out. 2020.
2 - Disponível em: < http://ibimsolutions.com/bim/ >. Acesso em: 07 jul. 2020.
3- História tirada do site AltoQI. Disponível em: < https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/05/2018&jornal=515&pagina=3&totalArquivos=156 >. Acesso em: 1 dez. 2020.
História tirada do site BIMexperts. Disponível em: < https://www.bimexperts.com.br/post/o-que-e-bim >. Acesso em: 1 dez. 2020.