A Caipora é descrita como um índio de pele escura e que se move muito rápido. Seu corpo é coberto de pelos e aparece, geralmente, sem roupas. Seu nome tem origem na mitologia tupi-guarani, e significa habitante do mato.
Em algumas regiões o ser é considerado primo do Curupira.
Diz a lenda que a Caipora é o rei dos animais da floresta e que faz acordos com caçadores sobre suas caças. Aqueles que não respeitam esse acordo são castigados por ela.
Ele se move em cima de um porco do mato e carrega consigo uma vara. Acredita-se ainda que a Caipora não gosta de claridade, por isso, para se proteger, os índios andavam com fogo a noite.
Algumas versões das lendas indígenas sobre a Caipora dizem que ela aparece na maioria das vezes nas sextas-feiras, domingos e feriados, dias em que não se deve sair para a caça. Algumas vezes, pode ser descrito como um ser carnívoro, que devora os caçadores.
Em algumas culturas, acredita-se que a Caipora gosta de fumo. Por isso, caçadores deixam um pouco do fumo nas árvores antes de entrar na mata para caçar. Em algumas regiões a palavra Caipora está associada a má sorte.