A Biblioteca da Escola Básica Fernando Guedes e os alunos do 4.º ano receberam, no dia 5 de Fevereiro, o escritor Sérgio Mendes e o seu livro “Orlando, o caracol apaixonado”. Seguiu-se uma oficina de escrita orientada pelo autor em colaboração com as professoras Arlete Fernandes, Dina Ferreira e Mónica Marques.
Pretendeu-se desenvolver a criatividade e o gosto pela leitura ao mesmo tempo que se assinalou o Dia da Internet Segura 2019 integrado no projeto SeguraNet dinamizado no AEGN - Escola Adriano Correia de Oliveira.
Pediu-se aos alunos que vistissem as cores, azul, branco e laranja.
A verdade é que tudo aquilo que disponibilizas na Internet pode ser visto por toda a gente e passa a ficar, para sempre, fora do teu controle. Aquilo que mandas por email ou por mensagem de telemóvel também deixa de ficar sob o teu controle: não sabes o que lhe vai fazer ou a quem o vai reencaminhar aquele a quem o envias.
Os alunos constroem uma história ... onde eles próprios são o herói.
O escritor Sérgio Mendes alerta para alguns perigos do Facebook: roubo de identidade, ciberbullying...
As professoras Dina e Mónica com os seus alunos na apresentação do livro "Orlanda, o caracol apaixonado".
Sérgio Mendes venceu a segunda edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce com este conto que segundo as palavras do autor “retrata uma história de amor e amizade, de um caracol muito apaixonado que vive numa caixa de correio, na Horta de Dona Micas. Nessa horta existem imensos insetos e animais que falam. Orlando, o caracol nunca teve sorte nos noivados, então começou por usar a internet de Dona Micas para namorar com as solteiras do mundo inteiro pelo Facebook. No entanto, conheceu uma caracoleta algarvia e decidiu viajar até ao sul para ser feliz"
Lançado em 2014, o Prémio de Literatura infantil Pingo Doce (o maior prémio literário atribuído especificamente na área da literatura para a infância e juventude) pretende estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração em Portugal. Este prémio visa identificar obras originais, de autores ainda sem livros publicados, que incentivem o gosto das crianças pela leitura.
De acordo com o júri, "para selecionar a história vencedora, de entre as muitas que podiam ter ganho, privilegiou-se o critério da qualidade da escrita, a narrativa ritmada e própria para crianças e a imaginação e o colorido do texto que convidasse à ilustração, substituindo os estereótipos por uma escrita moderna, capaz de prender a atenção de uma criança".
No âmbito do projeto e das atividades desenvolvidas em torno do escritor angolano, José Eduardo Agualusa, cujo texto "Sábios como Camelos" foi tratado ao longo do 1.ª e 2.ª períodos , resultou uma dramatização em sombras chinesas.
Os alunos transformaram o texto de Agualusa num texto dramático com a ajuda da professora titular Isabel Alves, do 4.º ano, as professoras Elsa e Quitéria Oliveira.
Os alunos foram à Biblioteca da Escola Adriano Correia de Oliveira no dia 6 de fevereiro apresentar e dramatizar a sua adaptação de Sábios como Camelos.
A peça foi gravada contando com o apoio dos professores Rui Melo e Isabel Rodrigues.
A totalidade da gravação foi editada em filme de 3 minutos e submetida ao concurso "Conta-me uma História" promovido pela ERTE.
Os resultados serão conhecidos em breve....
O filme pode ser visto aqui mesmo!!